MA #18 – Você também confunde EDUCAÇÃO com INSTITUIÇÃO?

Educação não acontece só nas escolasEssa semana apareceu no meu Face pessoal essa imagem, que fiz questão de reeditar.

Na hora, eu olhei para ela e senti que havia algo de errado ali…

De repente, veio o estalo!

Esse pessoal não largou os “estudos”. Eles simplesmente abandonaram INSTITUIÇÕES que se mostraram incapazes de responder a altura de seus espíritos criativos e empreendedores.

Mas pode ter certeza, eles nunca pararam de estudar, ler e aprender. Quem fizer isso nos dias de hoje realmente está condenado a um destino parecido com a quarta imagem da série.

Mas a aprendizagem ocorre em muitos lugares além dos bancos apertados e anti-ergonômicos das escolas.

E se a gente prestar atenção, vai ver que ela está ocorrendo cada vez mais fora deles…

9 Comentários


  1. Oi Ana é que aqui no Brasil está tendo um movimento que defende a educação domiciliar, as pessoas desse movimento tem vários motivos para a educação em casa:bullying nas escolas, aprendizagem no ritmo do aprendiz, etc.Aqui mesmo em Nísia Floresta, uma cidade perto de Natal, a capital do estado do Rio Grande Do Norte morava um casal de professores alemães que ensinavam os filhos em casa.
    Para mais informações acesse:http://www.livrosepessoas.com/2013/11/05/ensinar-os-filhos-em-casa-ganha-forca-no-brasil-e-gera-polemica/

    Responder

    1. Muito bom artigo, João, obrigada por compartilhar. Sinceramente, tem horas que eu penso seriamente nessa opção para os meus filhos…
      Vou fazer um comentário no Fscebook sobre esse artigo. 😉

      Responder

  2. que imagem absurda! como se o ser humano da quarta imagem estivesse naquela situação por ter largado os estudos… Uma comparação tão superficial… como se fosse da escolha de cada um nascer numa situação economicamente super favorável e se tornar multi-bilionário por mérito… como se fosse necessário existir exemplos de pessoas que se tornaram ricas largando a educação institucional para sustentarmos essa discussão..

    Responder

    1. Concordo com você Rodolfo. É um grande absurdo. Esta imagem não faz o menor sentido para mim por isso que resolvi colocar para discussão porque ela estava sendo muito compartilhada no face.
      Obrigada pela contribuição.

      Responder

      1. Oi Ana quando você fizer um comentário no Facebook a respeito disso você pode me avisar?Obrigado.

        Responder

        1. João sugiro que você dê uma olhadinha no facebook de vez enquanto.
          O face não me permite enviar avisos a todas as pessoas que estão inscritas lá.
          Então é diferente da lista de emails que permite avisar as pessoas quando aparecem coisa nova no blog.
          Então o que posso sugerir é que você mantenha contato com a nossa página.

          Responder

  3. Oi Ana, realmente isso é tudo o que sempre quis passar e não tinha palavras. Eu adoro aprender e meu prazer é estudar, mas… somente o que eu gosto. Tudo o resto pra mim é perda de tempo. Se eu não me der prazer nessa vida, quem vai me dar? Somente eu sou o responsável pela minha felicidade e largar os estudos é deixar de viver. Largar a escola (faculdade, instituição) às vezes até é o que faz toda a diferença, pois são sistema engessados, a maioria antiquados e todos generalizados (massificados), o que para mentes criativas ou diferentes, geralmente até faz mal. hehehhe Abraços e parabéns pela grande educadora que você é!

    Responder

  4. Nao poderia ter concordado mais!!! As vezes entramos num estado de depressão sem causa aparente, mas penso que seja porque paramos de aprender, explorar o mundo! Dito isso, NUNCA devemos para de estudar. NUNCA!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *