MA #20 – A neurociência da expertise

No início, tudo é muito difícil. Mas quanto mais aprendemos sobre um assunto, mas fácil fica aprender ainda mais sobre ele.

Isso se deve a um maior número de conexões já existentes onde o conhecimento novo pode se ancorar.

Se você persiste, e se debruça muito tempo sobre o mesmo tempo, uma mágica acontece com essas conexões…

Quer saber como? A vídeo-aula de hoje explica tudinho…

 

49 Comentários


  1. Eu nunca assisti tanto vídeo em toda a minha vida parabéns vc é fera demais.

    Responder

    1. Olá, Moyses. Obrigada pela sua mensagem, que bom que está gostando do conteúdo disponibilizado pela Ana.

      Responder

  2. Parabéns pelo conhecimento repassado nesse vídeo Ana, seu trabalho é fenomenal!

    Responder

  3. Parabéns Ana, estou maravilhado com sua capacidade de explicação das video aulas.

    Responder

  4. Ana, como sempre uma execelente explicação! Temos que repensar a forma de como estudar para alcançarmos mais resultados.

    Responder

  5. muito bom ajudou muito a entender o que é necessário para se tornar um especialista na área.

    Responder

  6. Adorei Ana, muito bom! ou seu fã, pois seus vídeos têm me feito aprender muita coisa sobre cognição!
    Abração e sucesso para você,
    Denilson

    Responder

  7. Muito esclarecedor! 10 mil horaras é muita coisa… mas é um número alcançável, principalmente se nossa expertise for uma coisa que gostamos de fazer! (dar aulas por exemple hehehehe) Abraço, parabéns!!!

    Responder

  8. Show de vídeo aula, achei fantástico que em determinado assunto podemos sim ser Experts, mas gostei de saber que podemos ser em assunto que ainda não dominamos, com treino e dedicação, Obrigado Ana.

    Responder

  9. Muito bom esse vídeo aula, me ajudou a focar mais e a enxergar as verdadeiras possibilidades diante daquilo que ainda não possuo total domínio.
    Obrigado

    Responder

  10. Boa noite Ana!

    Realmente muito interessante suas conclusões Ana, mas tem um outro fator que acredito ser pertinente nesse assunto que é a “expertise do mestre!”. Uma pessoa que se propõe a aprender tocar Baixo que tenha um professor que ensine o caminho das pedras, favorece uma redução significativa nessa quantidade de horas de prática deliberada, evitando assim, esforços desnecessários. O que você acha? Um abraço, obrigado pelo vídeo!

    Responder

  11. Excelente, Ana! Lembrei de um livro que li recentemente: um grande e altruísta expert acadêmico cultivou muito sua expertise, esqueceu de cuidar das emoções e quase viu sua carreira naufragar. Precisamos ser cada vez mais mestres naquilo que fazemos, sem esquecer que a educação emocional anda junto com a profissional.

    Responder

  12. Excelente a explicação, pode-se dizer então que a prática deliberada leva a perfeição…
    😉

    Responder

  13. Olá Ana!
    Assisti o vídeo a respeito de aprender ouvindo, e devo confessar que uso este método, principalmente quando estou limpando a casa ou quando tenho que fazer algo, ai ligo e começo a ouvir, mais tarde quando termino os afazeres vou ouvir novamente porém com atenção, e devo confessar que tenho aprendido bastante, pois aquilo pra mim já não é mais novidade, e acabo retendo informações, estou estudando para concursos, sou advogada.
    Att. até a próxima

    Responder

  14. Olá Ana,

    Acredito que a informação central poderia ser mudada para “O QUE É UM “EXPERT” “.
    Vejo que as explicações perpassaram mais para explicar a diferença do ser norma, novato ou amador e o real “EXPERT”.
    Entendo que “COMO SE TORNAR UM “EXPERT” “, estaria mais ligadas as práticas deliberadas que serão esclarecidas na vídeo aula que você comentou que irá postar futuramente.

    Responder

  15. Oi Ana, pelo que entendi, é o que acontece com quem estuda performance em piano, muitas horas deliberadas dedicadas ao estudo da prática, aí torna-se um expertise nesse assunto, é isso?

    Responder

  16. Adoro teus vídeos Ana.
    Parabéns!
    Já adoto tuas práticas há muito tempo em meu cotidiano

    Responder

  17. Oi Ana, me lembrei, enquanto te ouvia, de um dia em que estava realizando uma venda por telefone e o meu chefe queria porque queria aquele cliente. Enquanto eu falava ele ficava na minha frente: fala isto, fala aquilo, passava bilhetes e eu não conseguia completar meu raciocínio porque já vinha outra informação.
    Desliguei o telefone e briguei com ele, que assim não era possível, eu não conseguia pensar, falar, com ele atrapalhando falando no meu ouvido e passando bilhetes. Eu não consigo fazer direito deste jeito!
    Ele me respondeu: A Madonna quando está no palco, canta, tem um fone com a direção falando qual lado ela tem que ir, ela tem que dançar e se comunicar com a platéia.
    Se ela consegue porque você não? Se eu tivesse assistido esta vídeo-aula antes já teria a resposta kkkkkk!
    Abraço,
    Sueli

    Responder

  18. Excelente vídeo Ana, eu já li artigos em que falam das 10 mil horas.

    De fato muitas pessoas acham que já sabem o suficiente e não buscam melhorar, geralmente os amadores rs.

    Abraços

    Responder

  19. adoro seus vídeos, são muitos bons, me fazem repensar no que estou fazendo e que posso melhorar.

    Responder

  20. Olá, Ana.

    Bem, sou uma pessoa que gosta de fazer várias coisas e isso está me fazendo adquirir cada vez mais conhecimento. A última foi que eu conclui um curso técnico de canto lírico e entre para o bacharelado na mesma área, porém, ao mesmo tempo, também entrei para o curso técnico de regência. Com isso minha cabeça está em duas áreas que são muito específicas, portanto vou tentar utilizar esse recursos para se especializar não só em canto, mas em regência também.

    Com sinceros cumprimentos,

    Lailson Toscano

    Responder

  21. Estou cada dia mais admirado com os seus vídeos. Por favor continue me notificando por e-mail cada vez que posta um novo vídeo.

    Nem preciso comenta que compartilho da mesma opinião que você, porque eu já passei por isso enquanto estudava para o vestibular.

    Responder

  22. gostei muito.preciso urgente de me tornar uma expert em estudar sozinha,sem cursinhos.Obrigada

    Responder

  23. Muito boa esta aula… Só gostaria de entender um pouco mais sobre aprendizagem, estou muito curioso e gostaria de saber quais foram suas fontes para criar não só este vídeo mas todos os outros sobre aprendizagem… você comenta no início do vídeo sobre o livro “Pq os estudantes não gostam da escola”, então… vc indicaria mais algum livro??? Muito obrigado pelas informações compartilhadas sigo seu canal no youtube e sempre dou uma passada pelo blog…Por favor responda quais livros eu poderia ler para entender mais sobre aprendizagem…Parabéns pelo conteúdo de muita qualidade….

    Responder

    1. Oi, Pedro, em português não tem muita coisa, mas recentemente consegui alguns títulos interessantes que ainda não tive tempo de ler:
      – Neurociência e Educação (Consenza & Guerra)
      – Educar – a revolução digital na educação (Martha Gabriel)
      Boa leitura!

      Responder

      1. Muito obrigado. Estou faminto por este tipo de conhecimento. Continuo seguindo o seu blog e sempre encontro muita informação que me surpreende. Muito obrigado novamente. Abçs.

        Responder

  24. Gostei muito e quero me tornar um expert em assistir vide aulas da Ana,,,,,,abraços

    Responder

  25. Ana, vc é 10. Ontem pela primeira vez li um livro fazendo mapas mentais. E não é que meu entendimento foi mais rápido e está gravado em minha memória? Hoje eu conseguiria conversar sobre minha leitura, tudo que anotei eu consigo visualizar. Show! Abraço.

    Responder

    1. Oi Sueli que coisa bacana de se ler. Os mapas mentais são realmente incríveis. De longe parecem uma coisa simples demais. Agora de perto quando você usa é assim mesmo a coisa funciona quase como mágica. Parabéns!
      Abraço.

      Responder

  26. Oi bom dia, hoje tirei um pouco do meu tempo pra assistir essa videoaula e adorei muito, pois vc focou justamente nas minhas dificuldades que tenho de estudar em casa. Mais adorei as dicas e vou por em práticas pelos menos algumas delas.. Muito boa mesmo.. Valeu..

    Responder

  27. O que eu mais preciso ter é concentração, em tudo que faço, inclusive quando estou em sala de aula. Me dê uma dica para esquecer meus problemas de trabalho e de casa, sou casado há 6 anos, e tenho dois filhos, de quem sinto muita falta quando estou longe…

    Responder

    1. Magno a melhor coisa que eu conheço para manter a atenção em sala de aula é fazer algum tipo de anotação ativa, ou seja, em que você está raciocinando sobre aquilo que você está anotando e a técnica que eu prefiro para fazer isso é criar mapas mentais. Para isso você precisa de um pouco de prática mais funciona muito bem.

      Responder

  28. Adorei suas dicas, já estou me sentindo mais diferente. Agora graças a você, com certeza, serei outra pessoa quando for resolver qualquer problema em minha vida.

    Responder

  29. Muito bom Ana, foi através de você que eu vi pela primeira vez o conceito de prática deliberada, agora estou aplicando isso na minha vida acadêmica e nos meus estudos para o inglês, e está dando muito certo, obrigado!
    Estou aqui sempre acompanhando seu site.
    Abraço

    Responder

  30. Bem legal…
    Endentifiquei-me em algo que disse, lógico não sou uma expert, mas consigo ver vários caminhos para se resolver uma problemática é claro que quando do assunto eu entendo, detalhe não tenho 10.000 horas deliberadas de nenhuma assunto,(risos) mas realmente á depender do que se trata você não precisar ser uma expert para resolver muito menos ter 10.000 horas deliberadas. basta olhar todo o contexto da problemática e dali começar á pensar como posso resolve? é simples.
    Parabéns Ana excelente trabalho.
    Sempre lhe ouço.

    Responder

  31. Legal, resumindo para se tornar um expert precisa de muitas hora de pratica em cima daquilo que você quer aprender, fica dificil no caso de quem estuda várias coisas, por exemplo, na faculdade existem várias matérias e é difícil se concentrar em apenas uma.

    Não sei mais acho que estou fazendo errado, além da faculdade faço curso de inglês, como estudo e gosto da área de tecnologia faço também um treinamento fora a faculdade em GNU/Linux faço por que gosto e por que quero aprender, só que ultimamente estou assim, quando vou pegar pra estudar ou praticar etc. já penso antes aff isso de novo, ai invento desculpas, vou fazer outras coisas e acabo deixando o que deveria ter feito de lado, é tipo assim, há vou estudar tal coisa há já estou de saco cheio (Desculpe o palavreado) e como se da preguiça algo te impulsiona pra não fazer aquilo, acaba desviando atenção pra outros afazeres e como já sou muito ansioso, isso também prejudica.

    Só mais uma pergunta 10 mil horas, daria quanto isso em dias, daria os 365 dias estudando praticando sem parar ?

    Abraço

    Responder

    1. Oi, Roberson, estima-se que 10 mil horas seriam o equivalente a uns 10 anos de prática diária, algumas horas por dia (não me lembro exatamente quantas). Mas isso não quer dizer que vc não consiga fazer nada de interessante antes disso. Essas 10 mil horas são para desenvolver uma expertise “top de linha”. 😉

      Responder

      1. Nossa!!! Então terei que continuar estudando inglês, sobre GNU/Linux por uns 10 anos seguidos, entre outras coisa que queira aprender, caramba são anos. Algumas hora por dia, esse é o problema, arrumar tempo para isso.

        Responder

        1. Por isso que raramente alguém é um super-expert em mais de uma área, Roberson. Pense que vc está numa fase de descoberta, e que mais tarde, vc vai acabar focando mais os seus estudos. 😉

          Responder

          1. Entendido. É o que eu quero me especializar em uma área e estudar ela, espero que apareçam oportunidades pra mim não desistir da área que estudo, pois faz anos que venho estudando, investindo mas sem reconhecimento, não consigo emprego bom, isso creio eu por que moro no interior do MT, aqui o ramo é mais agropecuária e agricultura. As pessoas, vejo no dia a dia tem muita dificuldade em usar ferramentas tecnologicas, as vezes coisas simples acabam procurando uma pessoa de suporte, mas que se ela pesquisasse antes poderia resolver. Resumindo em questão de tecnologia não só aqui mais creio que Brasil como um todo está atrasado.

            Tenho objetivos, um deles é intercambio nos EUA que no momento para mim isso é quase que impossível pela questão financeira, vontade de trabalhar em uma empresa de TI multinacional enfim, acho que junta ansiedade mais sonhos e da nisso. Espero que a falta de oportunidade e a desvalorização em questão de remuneração não me deixe sair da área, pois ao contrario já pensei em partir para outra área. Enquanto isso continuo estudando, fazendo treinamentos etc. e deixa eu parar por aqui por que a ansiedade bateu ai já viu ” eu falo muito falo muito “. Abraços. Seu blog é ótimo Drª Ana


          2. Oi Roberson como eu já disse o fato de você está no interior pode ser um bom indicar de você tentar um empreendimento online que você não precisaria estar em um grande centro.
            fica a sugestão.
            Aliás eu toco o Mais aprendizagem de Ilhéus que é no interior da Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *