MA #33 – Método SQ3R – Que bicho é esse? – parte 3/3

Acabou a espera!!

Saiu a terceira parte sobre o SQ3R, finalmente respondendo a pergunta: o método funciona?

Confira no vídeo e depois mande a sua opinião!

Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Olá tudo bem!

Aqui é Ana do Mais Aprendizagem. Hoje nós temos um vídeo de perguntas e respostas. Na verdade o que a gente vai fazer hoje é uma pergunta que acabou motivando a construção de duas outras vídeo-aulas que era sobre o método SQ3R.

Aliás, a pergunta era justamente se o método SQ3R realmente funcionava. Como este método não é tão conhecido no Brasil, eu resolvi fazer duas vídeo-aulas explicando como usar este método para depois poder finalmente responder a pergunta que foi feita sobre ele.

Afinal de contas o SQ3R funciona ou não funciona? A resposta para isso é uma resposta que geralmente as pessoas odeiam, porque obrigam elas a pensarem.

A resposta é… depende. Depende do que você chama de funcionar. Então se você acha que funcionar significa aprender, então a resposta, na minha opinião, é sim.

É um método muito bem estruturado que faz você entrar no assunto em camadas e no final você tem ele bem solidificado na memória se você fizer as etapas bem direitinho.

Existe um outro lado da moeda aqui que é quanto tempo você vai gastar para aplicar todas essas etapas em cada coisa que você estiver que estudar.

Resumindo: Este método é eficiente? Quer dizer eu consigo aprender? Eu consigo aprender dentro de um tempo razoável.

Se você for usar o SQ3R como ele é concebido idealmente, você vai gastar tempo demais. Hoje em dia não estamos para isso, né!

A gente tem muita informação para consumir e a gente tem que pegar estas que funcionam e torná-las mais eficientes.

E isso que vou fazer agora. Vou te dar algumas dicas de cada etapa do método SQ3R para que você possa usá-lo.

É um método muito bom para quem precisa aprender com profundidade mais que toma bastante tempo se for usado no formato ideal.

Vamos lá.

Vamos ver a etapa do sobrevoo. O segredo nesta etapa é que você faça uma leitura rápida. Você não fique lendo em um ritmo mais lento. Aqui você pode usar uma técnica de leitura dinâmica para melhorar o seu ritmo de leitura.

Na etapa do questionamento eu sugiro que você questione somente na cabeça. Você pode ir fazendo perguntas na sua cabeça. Algumas pessoas ensinam que nesta etapa você tem que anotar as perguntas.

Se você for levar muito ao pé da letra a questão de anotar as perguntas nesta etapa você vai ter no final do questionamento muitas perguntas.

A sugestão aqui é você questionar somente na sua cabeça. Somente fomentar a sua curiosidade para você saber para onde está indo.

Na parte de releitura que é a parte daquela leitura mais profunda você também tem que fazer uma leitura ativa e de preferência ser uma leitura rápida.

Nesta etapa do método por mais que tome um pouco mais de tempo vai te ajudar na próxima etapa.

A próxima etapa é a etapa de reprodução do que você acabou de ler. Aqui eu te aconselho você fazer mapas mentais.

Você pode falar que fazer mapas mentais vai demorar muito tempo. A questão aqui é que você vai está trocando o tempo de fazer o mapa mental pelo tempo da revisão.

Então essas são as minhas sugestões para você usar o SQ3R porque ele realmente faz você aprender de forma aprofundada quando você usa de uma maneira inteligente, de uma maneira eficiente para que ele não tome todo o seu tempo disponível.

Espero que essa resposta tenha sido bastante elucidativa para vocês.

Ficarei esperando novas perguntas e novos questionamentos assim como comentários sobre o que você achou dessas dicas.

Você tem outras dicas mais eficientes? Pode postar lá nos comentários e de preferência no blog: http://www.maisaprendizagem.com.br. Pois é lá que acontece a maior parte da interação.

Então eu vou ficando por aqui, tchau!!

30 Comentários


  1. Olá Ana , eu tenho dúvidas em relação a revisão.Como revisar? De quanto em quanto tempo? O que você acha de usar o anki , um programa de repetição espaçada, para lembrar quando temos que revisar ?

    O seu trabalho é muito bom mesmo , parabéns .

    Responder

    1. Letícia, falando de maneira mais geral quanto a revisão…vc pode fazê-la por quanto tempo for necessário. Na realidade é bom pensar também no caso de situação específica…assim uma revisão vai depender de quanto tempo/prazo que vc dispõe na realização de algum objetivo, meta…
      Não esqueça de seguir aquelas dicas de cada etapa do método SQ3R, ok!!
      Obs: Quanto ao programa a gente não conhece especificamente o mesmo.
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  2. Oi Ana, gostei muito dos vídeos. Mas acho muito difícil utilizar mapas mentais em matérias jurídicas, principalmente na lei “seca” . Adquiri o curso Acelere, espero que eu consiga melhorar a compreensão. Minha maior dificuldade é encontrar a palavra chave em um artigo de lei e depois “montar” o mapa mental.
    Estou adorando seus vídeos. Obrigada.

    Responder

  3. Oi!
    Gostei muito dos videos sobre o método SQ3R. Estou estudando para concursos e tenho certeza que será de grande valia. O vídeo 2, que mostra o método na prática, foi excelente.
    Obrigada!

    Responder

  4. Ana,

    Quero saber se você sempre faz o mapa mental no papel ou utiliza programas na internet?

    Obrigado.

    Responder

  5. Excelente série, estou começando a aplicar e os resultados estão sendo muito bons. Gostaria de sugerir um tema que não sei se já foi abordado. O tema seria a atenção para o estudo.

    Parabéns Ana!

    Responder

    1. Samuel, a questão da atenção, da concentração, do foco são tratados em um vídeo que a gente fornece de bônus para quem se inscreve na nossa lista.
      Por favor, faça a sua inscrição com o seu email e você vai receber um link para este vídeo. Só sobre concentração.
      Ai coloca o link da página de captura.

      Responder

  6. Olá Ana…
    Já vinha procurando como aplicar este método de estudo na prática, pois só lia explicações de todas as etapas.
    Que bom que encontrei seu site com esse vídeo de explicação.
    Em um momento oportuno irei estudar elaborando mapas mentais e/ou mapas conceituais, mas no momento meu tempo é curto e não posso ter o privilégio de passar minha ideias para o papel, por enquanto não, visto que primeiramente quero acabar de estudar toda a matéria para, depois ao revisar essas partes estudas elaborar os mapas, isto é, se der tempo até a hora do concurso que pretendo fazer.
    Eu estudo utilizando do método SQ3R. Contudo, digamos que seja uma maneira que encontrei de aplicá-lo, mesmo assim, não sinto tanta confiança no meu aprendizado. Por isso, gostaria de algumas sugestões suas.
    No meu método procedo da seguinte forma:
    S: Olho o capítulo todo observando quantas páginas possui, tabelas, quadros, certas palavras em destaque, etc.
    Q: Pego meu livro de questões e observo como as bancas costumam elaborar questões sobre o tema para me concentrar mais nesta parte quando for estudar.
    1R: Leio muito rapidamente um tópico por vez.
    2R: Terminando a leitura do 1R, volto a reler o mesmo tópico, mas desta vez com um pouco mais de atenção, fazendo nesta leitura o sublinhamento de lápis. E ao terminar o sublinhamento todo, volto a reler as partes sublinhadas para ver se sublinhei demais ou esqueci algo. Terminando, passo para o tópico seguinte do capítulo e procedo da mesma maneira até o fim.
    3R: Terminado todo o sublinhamento de lápis, volto a reler, mas desta vez não é tópico a tópico, a leitura é em sequência. Contudo, nesta parte da leitura, só vou lendo as passagens destacadas de lápis e fazendo uso de marca-texto nestas partes, tentando enxugar ainda mais as partes sublinhadas de lápis.

    O importante de todo esse estudo é que faço revisões periódicas de todo o estudado (1 dia depois, 1 semana depois, 14 dias depois, 1 mês depois, e assim sucessivamente).

    A minha pergunta e questionamento, é se você tem alguma ideia de como aplicar a técnica do SQ3R utilizando apenas de leitura e grifos. Deixando para a parte de transcrever o estudado para um mapa mental e/ou conceitual em outra oportunidade.

    Desde já agradeço!!!

    Responder

    1. Oi Pedro, a concepção do mapa mental apesar de ser contra-intuitiva ela agiliza a sua aprendizagem porque te ajuda a raciocinar e ajuda a reter melhor a informação e mais na hora que você estiver revendo você vai precisar só rever o mapa mental.
      Assim o tempo de revisão é mais curto. Sinceramente a técnica SQ3R completa ela é mais eficiente apesar de não parecer muito intuitivo.
      Até mais.

      Responder

  7. Bom dia Ana,

    Achei bem interessante, e ao mesmo tempo me surpreendi, pois mesmo sem nunca ter ouvido falar nessa técnica, eu já faço algo parecido há alguns anos. Lembro que muitas vezes fui até criticado por meus professores e colegas, pois classificavam a minha forma de estudar como desorganizada.
    Pelo que vi a melhor maneira de organizar os conteúdos é realmente em forma de mapas mentais, contudo eu nunca havia ouvido falar nisso até assistir suas vídeo aulas, gostaria de aprender mais sobre o assunto, você poderia me indicar alguma literatura?

    Att

    Marcelo Souza da Silva

    Responder

    1. Que interessante Marcelo. No Brasil tem muito pouca coisa sobre mapas mentais traduzidos. Você deve encontrar alguma coisa do Tony Bunzan que é o cara que criou os mapas mentais da forma como eu uso.
      Normalmente eu dou um treinamento 2 ou 3 vezes por ano sobre o assunto também. No momento a gente não tem turma. Se inscreva na nossa lista de forma que você possa ficar sabendo quando tiver uma nova turma, ok!

      Responder

  8. Olá, Gostaria de sugerir uma ferramenta para estudar para os Exames.
    Chama-se ExamTime, ela é online e grátis. O link é http://www.examtime.com/pt-br
    Ele é ótimo para estudar. Ele tem ferramentas para criar Mapa Mental, Anotações, Quiz, FlashCards e Plano de Estudos. Vale muito a pena explorar todas as ferramentas. Recomendo!

    Responder

    1. Essa série acabou, Alex. Quem sabe mais tarde, agora a gente precisa variar um pouco os temas. 😉

      Responder

  9. Oi , gostaria de sugerir uma aula sobre ‘psicocibernética’ um professor de oratória disse que é uma técnica eficiente para trabalhar informações do subconsciente para que elas não venha nos inibir no futuro. Mas gostaria de uma explicação mais esclarecedora, algo que você sabe fazer muito bem. No mais, obrigado e parabéns pelas vídeo aulas.

    Responder

  10. Legal !
    Vejo que funciona mesmo, mas tendo o tempo como limitador da eficiência, como posso desenvolver a velocidade da minha leitura? Existem exercícios práticos?
    Valeu !

    Responder

    1. Existem sim, vários exercícios sobre isso, mas eu precisaria de várias vídeo-aulas para falar sobre isso… Ou quem sabe um webinário? 😉

      Responder

  11. Ana, como sempre didática! excelente exposição. Acho interessante o uso do mapa mental, estou começando a aprender. Quem sabe uma hora dessas você tem um tempinho e faz um curso on line para dar dicas práticas sobre essa ferramenta. Quando fizer, conte comigo. Abs.

    Responder

  12. Muito bom, heim Ana! Obrigada!! Mas…. ainda prefiro o AM3… rss….
    Gostaria muito de melhorar o meu tempo de leitura e por isso estou “ansiosa”, contanto os dias, contanto as horas pra assistir este Webnário. rsss
    Abs, sucesso!
    Latife

    Responder

  13. Faço mapas já na primeira leitura. É lento, mas fico com material para revisar. Vocês acham que seria melhor uma leitura superficial antes de começar a fazer mapas? Por quê?

    Responder

    1. Lembre que essa técnica (SQ3R) é voltada para textos técnicos, daí a necessidade de um sobrevôo para facilitar a compreensão do contéudo. Mas se o texto estiver relativamente fácil, vc pode fazer o mapa em paralelo sim, Igor.

      Responder

  14. Boa tarde,

    Ana, gostei da dica muito bom, vou tentar aplicar esta técnica apesar de ter um pouco de dificuldade. Quando vc vai começar uma nova turma para ensinar essa técnica completa?

    Responder

    1. A técnica que eu ensino é o Método AM3 (Aprendizagem Multiplicada por Mapas Mentais). Ainda não temos previsão de nova turma.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *