Mapa mental: descubra que bicho é esse (livros).

Se você já assistiu a alguma videoaula do canal do Mais Aprendizagem no YouTube, sabe que eu utilizo os chamados Mapas Mentais para estruturá-las. E, se você me acompanha há algum tempo, você já deve ter percebido que eu sou apaixonada por eles. Mas aí você me pergunta: por que eu gosto tanto de mapas mentais?

Mapa mental descubra que bicho é esse (livros)

A verdade é que, para mim, o mapa mental é ferramenta mais completa de suporte a aprendizagem. Então, se você precisa de uma ferramenta que te ajude a aprender melhor, mais rápido e de uma maneira mais profunda, a opção certa são os mapas mentais.

Mapa mental: o que é?

Muitas pessoas me perguntam o que elas precisam ler para começar a entender o que é mapa mental. Eu confesso que a maioria das coisas que eu leio – ou já li – sobre Mapas Mentais está em inglês e, como nem todo mundo lê em inglês, eu resolvi comprar e ler alguns materiais em português para indicar para vocês.

Neste post, eu vou indicar dois livros que você pode ler para começar a entender essa paixão por mapas mentais e todo o poder que eles têm para a sua aprendizagem.

Assista no vídeo a seguir:

Os dois livros do Tony Buzan apresentados no vídeo são bem introdutórios, no entanto possuem abordagens diferentes.

Mapas Mentais também falam Português 03O primeiro livro é o Mapas mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. É um livro bem prático que introduz a ideia dos mapas mentais e ensina, passo a passo, os seus elementos básicos de construção.

É preciso saber que fazer um mapa mental não é só sair rabiscando em um papel; há uma série de regras que você precisa seguir se quiser que essa ferramenta favoreça muito fortemente a sua aprendizagem.

Então, se você já está convencido que usar mapas mentais é uma coisa boa para a sua aprendizagem, esse é um livro interessante para começar!

Mapas Mentais também falam Português 04O segundo livro é o Mapas mentais e a sua elaboração: Um sistema definitivo de pensamento que transformará a sua vida. Ele não ensina exatamente como fazer os mapas mentais, mas fala do “por que” deles: por que eles funcionam?

Por que eles são muito bons para a sua educação? Além de mostrar uma série de exemplos de situações da vida em que você pode usá-los: para comunicação e apresentações, para planejar sua rotina familiar, para convencer e negociar etc.

Ele é mais abrangente, então, se o seu objetivo é entender por que os mapas mentais funcionam tão bem e são tão bons para a aprendizagem e para milhares de outras coisas na sua vida, esse é um livro bom para começar.

Se você gostou dessa dica, não esqueça de deixar seu comentário aqui no blog!

Quais outros livros sobre mapas mentais e aprendizagem você gostaria que eu comentasse?

39 Comentários


  1. Olá Ana, eu realmente já estava convencida de que os mapas mentais são uma forma de dar eficiência e eficácia para os estudos. Pois encontrei muitas pessoas aprovadas em concursos falando sobre. Logo em seguida eu refleti que desde meus tempos de escola, meu irmão não usava cadernos, fazia apenas rabiscos em papeis soltos algo que lembra muito esses mapas mentais, e ele era um dos melhores da turma enquanto eu sempre ali na linha do esforço conseguia somente não reprovar(HAHAHAH). E durante a procura de como fazer os mapas fui apresentada aos dois livros de Tony Buzan, porém me deparei com uma dúvida enorme de qual comprar. Encontrei seu vídeo que me esclareceu perfeitamente em poucos minutos! muito obrigada!

    Responder

    1. Olá, Fabiana. Que bom que a postagem te ajudou nesta dúvida. Aproveito pra dizer que nós temos um treinamento que ensina o passo a passo para fazer mapas mentais da maneira correta e eficiente com base nos ensinamentos do Tony Buzan e bem diferente do que vemos algumas pessoas ensinando. Teremos uma próxima turma agora no 1º semestre, caso tenha interesse você pode se inscrever neste link para ser avisada: http://www.maisaprendizagem.com.br/am3-matriculas-encerradas/

      Responder

  2. Bom dia Ana
    Gostei muito dos comentários sobre mapas mentais.
    Nunca tentei método nenhum de aprendizado.
    Viu comprar o livro do Buzan e procurar na internet mais informações sobre este assunto.
    Existe algum site que fale diretamente sobre este método.
    Meu maior problema é tempo para estudar. Acordo as 4:30 e chego às 18:00 em casa.
    Mais para mimbisto não é obstáculo.
    Estou fazendo minha segunda graduação.
    Estou precisando de um método de estudo para me ajudar.
    Vou tentar este mapas mentais.
    Desde já obrigado pela dica.

    Responder

    1. Boa ideia Irapuan a sua começar pelos mapas mentais.
      Abs, Marcelo.

      Responder

  3. Oi Ana, fantástica essas dicas muito obrigado!

    Já conhecia Tony de algum tempo quando estava estudando inglês por conta própria assistindo umas dicas da Fabiana Lara, ela mencionou o autor e o livro que na tradução seria: “Use sua Mente”, cacei e encontrei, e no livro ele da super dicas e conta sua incrível historia de vida. Na mesma época te encontrei mas havia deixado por um período a internet. Mas agora estou de volta e ter você na minha seleta lista de estudos diversos é uma honra.

    Beijos e sucesso sempre!!!
    Leonardo Lima.

    Responder

  4. Oi Ana!
    Te achei na internet por acaso e gostei de cara!!! Sempre gostei de estudar, mas sempre tive dificuldade de guardar o conhecimento, estudo muito, e o desempenho nas provas e mediano. Me interessei pelos mapas mentais. Estou tentando fazer, mas esta muito bagunçado. vou ler o livro e quando você abrir curso sobre o assunto me interessa fazer.
    Desde ja agradeço sua atenção

    Responder

    1. Legal Jane.
      Leia o livro mesmo!!
      Te aguardamos em uma próxima turma do treinamento AM3.
      Abraços, Marcelo.

      Responder

  5. Estou curtindo bastante o sit Ana, afinal sempre tive curiosidades sobre o potencial do cérebro. Sonho em ser servidor público já a uns 2,5 anos, porém estudando de maneira errada sem usar métodos para melhorar minha aprendizagem. Por isso já me frustrei muito com os estudos, mas o sonho ainda permanece vivo. Já tinha visto alguns vídeos seus no youtube ( principalmente os de mapas mentais ), mas nunca tinha entrado aqui no blog e nem dado a importância necessária para descobrir o quão rico é este blog. Sobre a PD e a AE que você aborda no vídeo prática deliberada e aprendizagem espaçada juntas: tem q ser 20m de aula nas 3 etapas? E se eu quiser fazer 3 de 40m e mais os 10m de descanso normal? E seria eficiente tbm usar mapas no estudo de uma nova lingua?

    Responder

    1. Oi, Rafael, que bom que está curtindo! Seja bem vindo. Os tempos de estudo que funcionam melhor estão entre 20 e 50 minutos.
      Os mapas ajudam sim no estudo de uma nova língua. Vc pode estruturar o vocabulário por temas ou até algumas regras gramaticais(apesar de que não recomendo focar em regras gramaticais se o objetivo for a fluência) .

      Responder

  6. Ana, Muito obrigado pelas dicas, já sei por onde começar a ler pra me aperfeiçoar nesse belo mundo dos mapas mentais.
    Algo interessante que notei, é que minha mente sempre fervilhou de idéias e sempre foi mega “bagunçada” começando a fazer esses mapas vi uma grande melhora.

    Responder

  7. Oi Ana,

    Hoje fiz o primeiro acesso ao blog e gostei muito. PARABÉNS.

    Cheguei aqui para buscar mais conhecimento sobre mapas mentais. Estou iniciando. Meu foco de uso da ferramenta e método é para gestão do conhecimento corporativo. Espero obter exito nesta caminhada.

    Obrigado pela ajuda inicial.

    Responder

  8. Oi
    Ana, amada perdi os webnarios sobre como descobrir a palavras chaves para mapas mentais, tenho muita dificuldade com isso, pode mim ajudar de alguma forma, faço concurso já mais de 3 anos e não estou vendo muito resultado, favor mim ajude.
    Obrigado

    Responder

    1. Vou dar mais um webinário aberto amanhã (23/10/15) sobre isso, Artenize. Não perca desta vez, ok? Vai ser as 20:30h (Brasília)

      Responder

  9. Estou estudando para concursos e gostaria de memorizar listas enormes de palavras em ingles e suas traduções. os artigos da constituição federal, o codigo tributario nacional, as centenas de leis, o plano de contas contabeis e sua classificação no Ativo Passivo ou Patrimonio Liquido etc, Formulas Matematicas, etc Tempos Verbais, regras da lingua portuguesa e tenho dificuldade em construi Mapas Mentais manualmente entrando no preciosismo e perdendo muito tempo. O que me recomendaria? Cheguei até a melhorar a performance de leitura de livros pesados mas acabo nao retendo a informação depois de meses sem pratica. è muita Materia Pesada.!!!

    Responder

    1. Oi, Célio, vc é um caso típico de quem realmente precisa de um sistema de aprendizagem eficiente, incluindo leitura rápida, mapas mentais e técnicas de memorização. Dê uma olhada
      no meu vídeo do Palácio da Memória, e veja como de repente memorizar pode ficar infinitamente mais fácil: http://www.maisaprendizagem.com.br/palacio-da-memoria/

      Responder

  10. Nãooooooooooooooooo resisti rs….acabou o vídeo e comprei o livro pela internet rs!

    Agora só aguardar!!!!

    Responder

  11. Ana obrigada pelo esclarecimento dos livros. Tenho muito interesse em fazer mapas mentais e não sabia por onde começar, agora com sua explicação ficou bem mais fácil.

    Responder

  12. Prezada Ana:
    Mais uma vez você se dedica espontaneamente ao ser humano, oferecendo seu conhecimento para que nós cresçamos e sejamos profissionais performáticos.
    Muito obrigado, de coração, por mais essa ajuda real.
    Fortíssimo abraço
    Nalberto

    Responder

    1. Fico muito feliz que a análise dos livros tenha sido útil, Nalberto. 🙂

      Responder

  13. Boa tarde Ana, tudo bem ?
    Tenho assistido seus videos e quero te parabenizar pela qualidade de suas apresentações e pela sua capacidade de passar informações tão importantes com muita naturalidade.
    Tenho muito interesse nestes assuntos e vou começar a treinar a fazer os mapas.
    Acredito que aprendendo a aprender ou seja usando ferramentas que facilitem o nosso dia a dia é a chave para que nos tornemos mais produtivos e por consequência satisfeitos com o resultado do nosso esforço.
    Agradeço e lhe peço que não se esqueça de mandar seus trabalhos para que eu e tantas outras pessoas possam continuar aprendendo.
    Um grande abraço.
    Roberto
    São Paulo – SP

    Responder

    1. Opa, Roberto, muito obrigada!
      Pode deixar que a intenção por aqui é continuar produzindo cada vez mais conteúdo! 🙂
      Para recebê-los, vc deve se cadastrar seu email, caso ainda não o tenha feito, ok?
      Abraço

      Responder

  14. Olá Ana, meus parabéns por mais um vídeo maravilhoso. Eu já tinha visto um vídeo seu sobre o primeiro livro, se não me engano foi aquele do unboxing, mais tarde quero comprar ele. O outro eu ainda não conhecia. Como sugestão eu gostaria de pedir se há livros de outros autores sobre mapas mentais ou se a maioria é do Tony Buzan mesmo, pelo fato dele ser o criador dos mapas mentais? E se há outros autores, eles se basearam nos métodos do Tony Buzan (que pelo que aprendi com você é o melhor) ou eles desenvolveram uma forma própria de fazer mapas mentais? Obrigado!

    Responder

    1. Oi, Lucas, tem muitos autores, a grande maioria em inglês.
      Eu gosto muito destes dois, por exemplo: http://www.amazon.com/Mind-Mapping-Dummies-Florian-Rustler-ebook/dp/B007CAXHOW/
      http://www.amazon.com/Mind-Maps-Quicker-Improved-Learning-ebook/dp/B001UE7D0K/
      E lá na amazon tem muito mais!
      No Brasil tem um do William Douglas com o Felipe Lima, voltado para concursos públicos. Mas eles fogem bastante da proposta do Buzan,
      e o método deles usa bastante memorização massiva, que é muito ineficiente.
      Na minha visão, o método do Buzan associado com algumas técnicas de memorização por associação gera resultados mais rápidos.
      Aliás, é isso que eu ensino no Treinamento AM3.
      Abraço,
      Ana

      Responder

  15. Boa Noite Ana Lopes, Gostei muito do seu comentário, sou muito grato pela sua gentileza em passar estas informações que são de suma importância para as pessoas interessadas em aprendizagem.
    Abraços.

    Responder

  16. Adorei a dica, muito obrigada, vou pesquisar se tem aqui na minha cidade obrigada….bjos…

    Responder

  17. Boa tarde. Já li o livro de Tony Buzan “Use sua mente”, que é uma introdução aos mapas mentais, e o que aguçou mais a minha vontade de aprofundar o assunto.

    Responder

  18. Prezada Ana Lopes.
    Sempre tive grande dificuldade em ler e reter as informações, e acabei criando um estigma, de que tenho uma dificuldade e que sempre busquei metologia, caminhos, etc. de como superar esse estigma. Eis que por que cargas d’agua, me deparei com os Mapas Mentais, e seu site. Foi um encontro maravilhoso. E acredito que esta metologia de Tony Buzan, e o seu comprometimento, em divulgar foi para mim um achado, e quero doravante me aperfeiçoar nesta metodologia, e me tornar um especialista na matéria, os dois livros, já os tenho, e dei uma lida ainda que rapidamente em ambos. Gostaria da sua gentileza em orientar-me na consecução deste objetivos. Agradeço e mais uma vez parabenizando pelo seu trabalho, um forte abraço. Renato Travassos

    Responder

    1. Oi, Renato, fico muito feliz cada vez que alguém descobre os mapas mentais e renova as esperanças por meio de um vídeo meu!
      Eu dou um treinamento online sobre isso. Nesse momento, não tem turma aberta, mas vamos abrir uma em breve.
      Se vc não estiver na nossa lista de emails, por favor, se inscreva, no topo da página do blog. Assim vc vai ficar sabendo
      de tudo que estiver acontecendo, ok?
      Abraço

      Responder

  19. Tenho mt interesse em aprender a fazer mapas mentais através de vídeos. Vc já produziu algum vídeo p bem simplesinho e didático p iniciantes, contendo passo a passo?! Obg, abçs!

    Responder

  20. Muito obrigada!! Prof. Ana muito grato pelos seus auxílios, muito gratificante mesmo.. só sinto por não ter há encontrado antes rsrsrs ….

    Responder

  21. Olá, Ana!
    Ganhei o livro introdutório de mapas mentais de um curso que fiz aqui no Mais Aprendizagem.
    Gostei bastante! O problema é que não sou criativa o suficiente pra desenhar mas sei que os desenhos são muito importantes pra aprendizagem. Será que vc pode me ajudar com isso?
    Obrigada,
    Simone

    Responder

    1. Uma forma de começar a desbloquear a criatividade é vc usar a busca do google imagens, para ter ideias do que desenhar quando estiver faltando uma.
      Só tente antes de procurar ter alguma ideia que seja sua e depois faça a busca. Aos poucos, as ideias vão fluir com mais facilidade, Simone. 🙂

      Responder

  22. Olá Ana, adoro os mapas mentais, foi a primeira estratégia que apliquei para acelerar minha aprendizagem, pois estou estudando para concursos. Mas tenho muita dificuldade em elaborá-los, pois sou muito ruim em desenhos. Gostaria de saber se esse livro que você indicou realmente ajuda na elaboração dos mapas e se tem alguma dica pra mim. Obrigada, bjo.

    Responder

    1. Eles são bem introdutórios, Nataly. SE vc já usa mapas, pode ser que os ache muito simples. Talvez vc esteja querendo desenhar obras de arte,
      e isso não é necessário de jeito nenhum. EU SOU PÉSSIMA DESENHISTA, e não me preocupo com isso nos meus mapas. 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *