Mapas mentais: mandei buscar o Buzan! (Unboxing)

Mapas mentais mandei buscar o Buzan Unboxing

Eu precisava fazer o upgrade do software de Mapas Mentais que eu uso para fazer as vídeo-aulas do canal no YouTube do Mais Aprendizagem e, uma das opções de upgrade era comprá-lo junto com uma série de materiais do Tony Buzan. Se você não o conhece, ele é o criador dos Mapas Mentais da forma como a gente utiliza aqui.

Eu sempre quis ter acesso a esse material original e, dessa vez, tomei coragem e os encomendei diretamente da Inglaterra. A caixa com a minha encomenda demorou vários meses para chegar. Já tinha quase perdido as esperanças porque eu não sabia se haviam esquecido de me enviar os materiais ou se a encomenda estava presa na alfândega… Eis que um dia, chega pelos correios uma caixa totalmente despretensiosa e sem muitos sinais externos. Procurei pelo remetente e achei lá, em letrinhas miúdas: T. Buzan.

Eu fiquei animadíssima com isso, então decidi fazer a abertura dessa caixa misteriosa junto com vocês! Além disso, eu nem lembrava mais quais eram os materiais que eu tinha selecionado e comprado, então essa abertura foi grande surpresa para mim também. Confira o que tinha nela assistindo ao vídeo abaixo:

Os itens que eu encomendei não possuem versão traduzida para o português. No Brasil, foram traduzidos apenas as publicações mais fininhas, e os livros que estavam presentes na caixa são mais substanciais, digamos assim.

Veja quais são eles:

GRASP the Solution

GRASP The Solution - Mapas mentais

É um livro sobre criatividade e resolução de problemas de forma sistemática usando Mapas Mentais. Em quatro passos, o autor mostra como liberar ideias, tomar decisões e encontrar soluções corajosas para ajudá-lo a triunfar de forma inovadora sobre qualquer desafio. O livro faz a seguinte pergunta na capa: “A inovação distingue um líder de um seguidor. Qual você quer ser?”.

Mind Maps for Business

Mind Mapas for Business - Mapas mentais

Segundo a descrição do livro, o “Mapas Mentais para Negócios” é um guia prático para alcançar o sucesso e satisfação no local de trabalho. O livro irá mostrar como aplicar os Mapas Mentais em qualquer desafio ou meta empresarial, envolvendo desde o gerenciamento de projetos e vendas, até estratégias de liderança.

Aí você me pergunta: Por que eu comprei esse material? Porque eu queria algo mais aprofundado que falasse de uma área bem específica. Além disso, não faz sentido eu encomendar um material introdutório, sendo que já existem alguns no Brasil (e eu vou falar sobre eles em algum vídeo). Além disso, Mapas Mentais aplicados a negócios são um interesse bem concreto: como o Mais Aprendizagem é um negócio, eu achei bem interessante usar uma ferramenta que já está presente na minha vida e conhecer melhor a abordagem dela para essa área

Master Class Collection

Master Class Collection - Mapas Mentais

Eu também comprei dois DVDs. O primeiro deles é uma “aula magna”, ou melhor, uma Master Class com o Tony Buzan. Trata-se de uma coleção com três DVD’s com o próprio Tony Buzan dando aulas e que, com certeza, contém assuntos interessantes que eu poderei abordar aqui no blog posteriormente.

The Most Important Graph in the World… and How it Will Change Your Life

O segundo DVD chama-se “O Gráfico Mais Importante Do Mundo”, tradução do título em português. É um material sobre o funcionamento da memória, referente ao livro de mesmo nome:

The Most Important Graph - Mapas mentais

Neste DVD, o Tony Buzan dá uma aula em cima desta publicação, explica o funcionamento da memória e mostra as características que uma informação precisa ter para que a sua memória se fixe nela.

Se você tem interesse em algum desses materiais, deixe um comentário aqui no blog para que, quando eu finalizar a leitura desses livros ou assistir aos DVDs, eu possa pontuar algumas coisas que eles abordam e gravar novos vídeos para você! E, se você estiver interessado na resenha dos materiais do Tony Buzan, não deixe de comentar ou deixar sua sugestão também! 🙂

63 Comentários


  1. Ana, me perdoe em te encomodar tanto kkkkkk, você é uma mulher muito inteligente e manja mesmo de aprendizagem, é que eu tenho também 2 dúvidas sobre leitura dinâmica.
    1 dúvida – é prazeroso ler pelo menos em 500 ppm ou mais em leitura de lazer?
    2 dúvida – batendo rapidamente os olhos nas palavras eu vou conseguir ver com quais letras a palavra é constituída ? Ex: batendo os olhos rapidamente na palavra “lixa” eu vou perceber que é escrita com X ? pois uns dos benefícios da leitua é melhorar a ortografia.

    Responder

    1. Olá, Alan, uma vez que a velocidade de leitura aumenta, a velocidade “de conforto” também aumenta, logo é perfeitamente possível que 500ppm se torne a sua velocidade natural para uma leitura de lazer.
      Se a ortografia for estranha porque a palavra é nova para vc, vc vai naturalmente desacelerar um pouco e prestar mais atenção (por isso a velocidade de leitura não é absoluta, varia com o tipo de texto). Um leitor fluente nunca lê letra por letra, e a ortografia melhora por este sentimento de estranhamento com uma ortografia fora do normal e não pela memorização literal de cada letra. 😉

      Responder

      1. Valeu, agora estou mais motivado para…. acelerar! e também obrigado pela tecnica de revisão, está funcionando mesmo, eu estava apenas lendo os mapas mentais e percebia que as revisões não faziam efeito, eu lia, mas depois apagava tudo na memória, agora estou tentando evocar através das imagens dos ramos. Obrigado mesmo.

        Responder

  2. Já comprei vários livros sobre memória, inclusive os do Alberto Dell’isola, Prof Pier, Renato Alves… já comprei bons livros e já sei coletar palavras-chaves, fazer mapas mentais eficientes, memorizar também(parei de memorizar, pois ou eu lembro das imagens dos mapas ou dos filmes, e acho melhor os mapas mesmo) palácio da memória, modelo binário, método das jornadas, fluxogramas…. ixi… pense que é técnica, mas só o mapa mental + rpc(resumo por lavra chave escrito à mão) + explicação oral e mental foram realmente eficientes no meu aprendizado, queria poder fazer o AM3 mas não tenho condições, seu eu pudesse, eu teria feito a muito tempo, então eu fui em busca de informações nos livros mesmo. Agora estou com dificuldades nas revisões, não sei como revisar os mapas mentais, tipo, é só ler o mapa mental e pronto ? já está revisado ? ou preciso recitar, escrever…? preciso de ajuda mesmo. Ana como os livros são as fontes de informações mais completas, baratas e confiáveis que existem, eu queria que você me desse alguma indicação sobre algum livro, que pode mostrar técnicas para aumentar mais ainda o poder dos mapas mentais.Aguardo resposta. 🙂

    Responder

    1. Oi, Alan, uau, vc é um estudante do ramo mesmo! Parabéns! 🙂
      Infelizmente, os melhores livros da área que eu conheço estão em inglês.
      O mapa deve ser revisado repassando mentalmente as associações que vc fez inicialmente, de preferência com base nos desenhos. 😉

      Responder

      1. Você quer dizer repetir o mapa mental mentalmente sem olhar para o mapa? recitar mentalmente ? 🙂

        Responder

        1. Idealmente vc oculta o mapa todo ou parcialmente os ramos e tenta lembrar antes de ler, chama-se “efeito de evocação” e melhora substancialmente a memorização.

          Responder

  3. Ana, estou muito furioso com um sistema de revisão, tenho que ler mapas mentais durante 30 dias, são muitos mapas mentais para revisar, perde muito tempo. o que eu faço?

    Responder

    1. Minha nossa, quem disse esta mentira deslavada para vc? Isso se chama revisão por força bruta, e nem de longe é a forma mais eficiente de revisar. Vc precisa usar revisão espaçada, Alan. Vai funcionar do mesmo jeito, só que vai gastar bem menos tempo… 😉

      Responder

  4. Estou adorando seus vídeos.
    Eu nao sei o que esta havendo comigo .eu antes gostava muito de aprender e agora to meio desanimado,nao memorizo nada
    As vezes os professores fazem uma pergunta ,e eu sei a resposta mais travo na hora,nao tenho coragem de fazer apresentações,tenho um verdadeiro pânico.sou muito tímido
    O que eu faço pra resolver estes problemas? obrigado

    Responder

    1. Opa, Ramic,
      deixa eu te falar, eu era absurdamente tímida na época da faculdade. :O O remédio para isso é vc sentir o medo e enfrentar a situação assim mesmo. Não adianta esperar o medo passar para depois agir, normalmente é o contrário: vc age, vê que a coisa não é tão ruim assim, e vai ganhando mais confiança para enfrentar as próximas vezes. Este foi o processo comigo, até o ponto de eu virar professora! 😉
      Abraço e sucesso!

      Responder

  5. eu assisti a aula inaugural da turma 7 do corso ma3. eu to tentando usar o metodo da seleçao tripla, porèm nao to consiguindo delimitar 3 em cada 5 palav e 3 parag 3. mais estou praticando. apesar do horario 24.:30 ita- -no brasil 20:30 consegui acompanhar atè o final, agradesso pela sua disponibidade no webinar. Dio te benedica !! alla proxima.

    Responder

  6. oi ana . tudo bem? gostei de ver a quantidade de materia do buzan. eu to muito interessado em ver a sua resenha do livro grasp the solution-chris griffhs. Dio te benedica. a presto !

    Responder

  7. Oi Ana. Obrigada por compartilhar os seus conhecimentos. Eu gostaria de um vídeo sobre o livro de solução de problemas, para que eu possa ampliar o uso dos mapas mentais na vida. Grata.

    Responder

  8. Bem legal Ana!
    Fiquei curioso sobre esse livro to Buzan sobre Mapas Mentas para Negócios. Gostaria de saber os seus comentários sobre esse livro em breve.
    Abraço

    Responder

    1. Valeu pela sua participação e indicação.
      Até breve, abs.
      Marcelo.

      Responder

  9. Olá! Que bacana este site! Estou procurando material sobre mapas mentais é possível receber resenhas desta caixa mágica do Busan? Obrigada

    Responder

    1. Então o seu interesse seria em resenhas, né!!
      Abraço, Marcelo.

      Responder

    2. Estou preparando algumas, Franciele, mas não tem data para sair ainda… 😉

      Responder

  10. Ana foi muito legal assistir esse vídeo, você sempre surpreende positivamente, estou curioso para assistir um vídeo sobre este livro da soluções de problemas, achei o assunto instigante…
    Um forte abraço e até o próximo.

    Responder

    1. Obrigado a vc pelos comentários estimulantes.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  11. Muito bom! pelo que pude compreender, os livros recebidos não estão traduzidos em português, é isso mesmo?

    Muito obrigada.

    Responder

  12. Oi Ana, fico feliz por você, e por me proporcionar mais esse aprendizado do upbox, que eu realmente nem conhecia! Estou muito curioso para saber o conteúdo dos livros, assim como você, e gostaria de assistir vídeos de todos o matérias, Mapa mentais creio que deve ser ótimos e sobre negócios estou muito curioso também por que tenho o CNPJ inscrito na Receita Federal, para manutenção e reforma de obras residenciais, jardinagem e etc… Ainda não estou trabalhando com isto mais me enternessa muito, o conhecimento desse assunto! Obrigado mais uma vez pela oportunidade de aprender. É cada vez mais! Fico no aguardo! E ancioso!

    Responder

  13. Tenho interesse nos conhecimentos sobre aprendizagem.
    Apreciaria muito ver os comentários sobre os livros recebidos.
    Grande abraço,
    Antonio

    Responder

  14. Bom tarde, Ana. Tudo bem?

    Gostaria de saber o que Tony Buzan tem a dizer sobre a construção da memória. Obrigado pela atenção!

    “Neste DVD, o Tony Buzan dá uma aula em cima desta publicação, explica o funcionamento da memória e mostra as características que uma informação precisa ter para que a sua memória se fixe nela.”

    Responder

  15. Ana, que legal! Já tinha visto vários unboxing no Youtube, mas sempre sobre tecnologia. Gostei muitíssimo. Obrigado por partilhar. Já faz algum tempo que acompanho o teu blog e gosto muito. Aprendo muito por aqui. Eu recebo a newsletter dos produtos Buzan e tinha visto esses materiais. Como não falo inglês achei que ia demorar muito tempo para ter uma noção sobre o que falam esses produtos, mas quando vi que recebeste e que pensa em partilhar conosco, fiquei muito feliz.
    Quanto ao material, gostaria que postasse sobre tudo que recebeu, mas para começo de conversa seria legal saber o que foi falado na Aula Magna do Tony Buzan. 🙂
    Quero aproveitar para fazer uma pergunta: Faz tempo que penso em adquirir o software de mapas mentais Imindmap para ter a versão completa, com todos os recursos. Atualmente uso a versão gratuita, mas é bem limitada em recursos. Gostaria de saber se quando adquirimos o software Imindmap temos que pagar uma anuidade ou se vamos ter todos os recursos sempre?
    Grande abraço!

    Responder

    1. Boa escolha…aula magna do Buzan.
      Rodrigo, quanto ao software ele é em pagamento único.
      No entanto, se vc desejar uma versão mais nova, vc teria que pagar novamente.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  16. Olá Ana Lopes!! Estou muito interessada nas suas resenhas sobre esses materiais que você mencionou, ficarei aguardando por mais vídeos e artigos no seu blog.
    Gostaria de “abrir um parenteses” e mudar um pouco de assunto, estou fazendo o curso estudante produtivo, confesso que eu estou amando e quero recomendar este curso para todos os leitores deste blog, pois eu consegui mudar toda a minha rotina de estudante. Atualmente, estou estudando o módulo 3 e eu gosto muito da metodologia de ensino da Ana. Parabéns.

    Responder

    1. Puxa!
      Muito obrigado por relatar as suas impressões sobre o curso.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

    2. Uau, Juliana, obrigada pelo comentário sobre o Estudante Produtivo! A gente tem muito carinho por esse curso pelo potencial que ele tem de arrumar a vida dos estudantes. Abraço!

      Responder

  17. ANA O MATERIAL É SHOW DE BOLA, MUITO LEGAL!
    TODO O MATERIAL É BACANA, MAS DE PRIMEIRA, EU ME INTERESSEI PELOS DVDS Master Class Collection E O LIVRO GRASP the Solution. AGRADEÇO CASO COMPARTILHE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO DE QUALQUER UM DESSES MATERIAIS.

    Responder

  18. Gostaria que vc falasse sobre o livro “O gráfico mais importante de mundo”. Bjs.

    Responder

  19. Bom dia Ana,
    Que legal sua aquisição! Eu tenho 5 livros do Buzan (Mapas Mentais e sua elaboração, Memória Brilhante, Leitura Dinâmica, Mapas Mentais e Use sua mente). Ficaria feliz em ler a resenha dos dois livros que você adquiriu, bem como saber qual o assunto tratado nos DVD´s!
    Infelizmente não compreendo inglês e por isso, só adquiri os que já estão em português!
    Abraço,
    Silvana.

    Responder

    1. Obrigado por ter deixado o seu comentário e também por ter externado o seu interesse na resenha.
      Abraço,Marcelo.

      Responder

  20. Ana todos os tres conteúdos me interessam, mas a Criatividade é a grande paixão da minha vida.

    Responder

    1. Graça, que bom que vc demonstrou interesse no livro do Tony Buzan denominado Grasp the solution.
      Um livro sobre criatividade e resolução de problemas de forma sistemática usando Mapas Mentais.
      Legal.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  21. Quem bom estou interessado pela resenha dos livros, mas, mais curioso pelo conteúdo sobre o funcionamento da memória.
    Parabéns e sucesso no seu trabalho Ana!

    Responder

  22. Tenho interesse no “The Most Important Graph in the World… and How it Will Change Your Life”

    Responder

    1. O gráfico mais importante do mundo, tradução do título em português.
      Este é o seu interesse né, Camila.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  23. Oi Ana,
    Primeiramente gostaria de te agradecer e parabenizar pelo projeto!
    Sobre o assunto “caixa do Tony”, gostaria de deixar minha opinião:
    Particularmente, gostaria de ver o resumo sobre o 1o livro citado (O GRASP the solution), pois foge um pouquinho dos mapas mentais, leitura dinâmica e memorização (que tivemos acesso nos livros “fininhos” em português e de temas já muito bem abordados pelos seus conteúdos).
    Mais uma vez, obrigado.
    Grande abraço e sucesso,
    Bruno

    Responder

    1. O teu foco é em criatividade e resolução de problemas através de mapas mentais.
      É isso aí.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  24. Oi, Ana!
    Tony Buzan e memória, combinação interessante. Adoraria saber o que ele tem a nos dizer.

    Responder

    1. Esta publicação dele explica o funcionamento da memória e mostra as características que uma informação precisa ter para que a sua memória se fixe nela.
      Algo bem atual…principalmente para nós viventes nesta sociedade da informação.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  25. Ana, obrigado por compartilhar!
    Todos os assuntos são de meu interesse, mas aguardo resenha sobre o livro da criatividade.
    Abraços,

    Responder

  26. Olá , Ana.
    Tenho interesse nos materiais. Tony BUzan é o papa nos mapas mentais e na memorizacão. Ele rodou o mundo inteiro divulgando a técnica dos mapas mentais. Participou de campeonatos de memória como organizador.
    Seria muito útil uma resenha desses materiais, bem como a publicação do audio do curso em DVD . Parabéns pela iniciativa .

    Responder

    1. De fato o Tony Buzan é uma grande referência quando o assunto é mapas mentais.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  27. Olá Ana, tudo bem?

    Você é mesmo uma apaixonada pelo conhecimento né! Sou fã dos seu vídeos, pois são muito didáticos, objetivos, esclarecedores…! Então, se for possível, faça de todo material que você recebeu, rsrs. Mas se não for possível, gostaria que fosse feito um vídeo com o conteúdo: “Mapas Mentais para Negócios”.

    Abraços e que Deus continue abençoando você, familiares, amigos, colaboradores…

    Responder

    1. A ideia de aplicar mapas mentais no gerenciamento de projetos e vendas parece ser bem interessante.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  28. Olá, Ana!
    Como sempre com excelentes novidades. Tenho muito interesse no Master Class, pois desde que ganhei de você o software do MindMap, ainda tenho muitas dúvidas sobre como usar. Na verdade, o sei do programa aprendi “fuçando” mesmo.
    O Grasp também parece interessante, uma vez que aparenta tratar sobre planejamento estratégico com mapas mentais. Se for o que imagino, é excelente para dinâmicas de grupo, mediação de conflitos, etc.
    Enfim, confio que você prepará muitas aulas bacanas e como sempre nos surpreendendo!
    Um grande abraço!

    Responder

  29. Muito bom Ana, tenho interesse em todos os assuntos hahaha.

    Abraços.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *