Escreva suas metas, vá 10 vezes mais longe!

Olá, aqui é a Ana Lopes do Mais Aprendizagem, tudo bem? Hoje eu queria falar com você sobre um assunto de extrema importância na vida de qualquer estudante, e que muitas vezes acaba ficando em segundo plano e que também está relacionado com a época de final de ano.

No momento você deve estar pensando em tudo que você gostaria de alcançar neste ano. Eu, particularmente, adoro a época de final de ano, o sentimento de renovação, de novas possibilidades. De repente, parece que tudo se torna possível, e pra dizer a verdade, acaba sendo mesmo. Afinal de contas, tudo que conquistamos na vida começa com um sonho, não é? Para mim pelo menos, sempre foi assim.

Por exemplo, quando eu era garota, sonhava em fazer um curso superior, e acreditei que era possível, e me tornei a primeira pessoa da família a entrar na faculdade. Se eu não tivesse me permitido sonhar, não teria chegado ao doutorado, como cheguei em 2011.

A questão é: por que será que 95% das pessoas fazem praticamente os mesmos planos todo final de ano? Entrar para academia e fazer dieta são as mais clássicas, mas tem também aqueles que estão há anos planejando aprender inglês. Outros, que dessa vez vão passar naquele concurso, ou então, tão pensando em fazer os contatos para fazer uma pós- graduação mais a frente.

Hoje contarei dois segredos que separam um sonho de verão de uma conquista de verdade. O primeiro é simples e direto: ESCREVA OS SEUS OBJETIVOS. Isso te parece bobo? Então preste atenção, uma pesquisa realizada na universidade de Harvard, entre 1979 e 1989 mostrou o seguinte: Entre os formandos, havia três tipos de alunos, os que não tinham pensado em praticamente nenhuma meta no futuro, os que tinham algumas metas na cabeça e os que tinham metas detalhadas escritas em um papel. Dez anos depois a pesquisa mostrou que aqueles estudantes que tinham algumas metas na cabeça, ganhavam em média o dobro em relação àqueles que não tinham nenhuma meta. A segunda parte da pesquisa, é mais surpreendente ainda, aqueles poucos alunos que tinham metas detalhadas por escrito, ganhavam em média dez vezes mais que o primeiro grupo.

O ponto que estou querendo mostrar aqui, não é do dinheiro pura e simplesmente, mas sim da diferença abissal que existe entre você escrever suas metas, ou não. Se você parar para pensar são duas vidas completamente diferentes, uma vida sem metas e uma vida com metas escritas e bem definidas. E só você que pode decidir qual dessas vidas você quer viver.

Então, se você realmente quer comemorar mais vitórias e escrever metas que sejam realmente novas e talvez até maiores no final do ano que vem, comece agora escrevendo quais suas metas para o ano novo.

Mas antes, preciso te contar uma segunda coisa sobre o estabelecimento de metas. Muitas vezes, sem perceber, criamos objetivos para nossas vidas a partir do que outros esperam que a nós façamos da nossa vida. Não há nada de errado em ouvir o que as pessoas tem a nos dizer, principalmente se são pessoas importantes para nós. O problema é quando ouvimos sem refletir e aceita passivamente sem verificar se aquilo está de acordo com a nossa essência e com aquilo que a gente realmente quer da nossa vida. Então, antes de se comprometer a ir atrás de uma meta, precisamos analisar se ela está de acordo com aquilo que somos de verdade e com o que temos de mais essencial. Sei que pode parecer meio exotérico, mas não é, é bem concreto.

Acontece que para perseguir uma meta, pelo menos uma meta que realmente valha a pena, você vai ter um momento de dificuldade, vai encontrar obstáculos, e por vezes tropeçar neles. Simplesmente é assim que a vida funciona, não tem outro jeito. Nesses momentos de dificuldade, se você não tiver muita clareza do significado que aquela meta tem pra você e para sua vida, se você não tiver colocado essa meta num contexto mais amplo para que você tenha um senso de propósito, se você não tiver alinhado essa meta com aquilo que você é e quer ser, as chances de que você acabe desistindo nos primeiros tropeços são muito grandes.

Te proponho um exercício para não deixar isso acontecer: Escreva numa folha de papel todas as metas que você deseja alcançar nos próximos doze meses, coloque desde coisas relativamente simples até coisas mais arrojadas, e seja bem detalhista, quanto mais detalhes melhor. Depois use a técnica dos três porquês para testar as suas metas. Essa técnica é a seguinte: Pergunte sempre três vezes por que você quer perseguir aquela meta.

Vou dar um exemplo: se a sua meta for passar no vestibular para medicina, você pode começar se perguntando “por que eu quero passar no vestibular para medicina?”, e então responde “por que eu quero ser médico”. Depois “por que eu quero ser médico?” nessa resposta seja honesto com você mesmo “eu quero ser médico porque minha mãe sempre sonhou em ter um filho com essa profissão”. Vá para o terceiro porquê “por que é importante para você que a sua mãe realize esse sonho de ter um filho médico?” “porque ela pagou a minha escola e me criou com muito sacrifício e eu quero dar esse gosto à ela”. Pronto, já foram três porquês e você se aprofundou mais na questão. Se precisar, faça mais porquês.

Mas geralmente o que acontece aqui, é que no terceiro ou quarto porquê, já se tem uma ideia mais clara e na verdade uma sensação de se essa sua meta está ou não de acordo com seus valores mais importantes. Aqui não existe certo ou errado, duas pessoas podem ter as mesmas metas, as mesmas respostas dos três porquês e tomar rumos completamente diferentes na vida. Isso vai variar de acordo com os valores e objetivos de cada um.

Sugiro que você faça mesmo esse exercício, descreva suas metas e as teste com os três porquês. Vale muito a pena! Você pode descobrir coisas bem interessantes sobre você mesmo. Depois disso, é claro, gostaria que você voltasse e comentasse embaixo do vídeo: “Que metas você decidiu estabelecer para sua vida? Como foi esse processo de pensar no significado mais profundo de cada meta?”.

Quero muito conhecer seus planos de aprendizagem e entender o que te move na direção deles, até porque uma das minhas metas para este ano é ajudar você a alcançar as suas metas de aprendizagem. Você me ajuda nessa? Estou esperando seu comentário!

Um abraço e até a próxima.

46 Comentários


  1. Minha meta esse ano é investir na área pessoal, melhorando meu há ito, velocidade de leitura, para realizar uma excelente pôs graduação. A que estou cursando! Estou praticando também Acelere 3x mais a leitura. O que já vi diferença! Quero fazer o curso Am3 em outra oportunidade ! Acredito que essa busca de melhorar, fará uma diferença positiva na minha vida pessoal, profissional e na minha missão de vida! Decidi! Eu quero é vou melhorar! É isso!!! Marluce

    Responder

    1. Marluce, confiança faz toda a diferença… siga essa ideia…
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  2. Ana, obrigada pelo texto.
    Estou me dedicando ao processo de estabelecer metas e estabelecer novos hábitos para atingi-las. Seus textos estão clareando minha ideias e me dando um direcionamento importante.
    Sucesso infinito a você.
    Com amor,
    Carla

    Responder

    1. Muito gentil seus comentários, obrigado!
      Ter um direcionamento de vida e uma vontade em estabelecer novos hábitos é fantástico.
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento

      Responder

  3. Olá. Tenho lido as matérias do seu blog e tenho achado bastante interessante, produtivo e inspirador.
    Bem, eu tenho metas na vida, mas acho que, no meu caso, eu primeiro preciso saber o que quero da vida. Para onde vou e o que quero fazer. Já fui demitido de dois empregos e agora estou na busca de um sentido para o trabalho.. Será que quero ficar trabalhando igual ao que eu sempre fiz ou prestar concurso? Uma meta seria resolver isto? O que acha?

    Responder

    1. Na realidade você pode fazer uma reflexão, parar e pensar.
      Este parar e pensar é importante principalmente na definição de metas.
      Uma meta seria sintonizar as opções que vc possui com suas preferências pessoais de vida.
      O caminho é esse.
      Um abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  4. Eu faço Engenharia de Alimentos e antes de sair do ensino médio não tinha a menor ideia de qual profissão iria escolher e ainda no curso tinha muitas dúvidas se o curso escolhido era o melhor para mim. Como metas eu coloquei eliminar as disciplinas no tempo certo, emagrecer e aprender inglês.
    Obrigada; com esse exercício você me ajudou a ter mais clareza do que eu estou fazendo e do que eu quero.

    Responder

    1. Suellen, legal que vc passou por uma espécie de afetamento a partir deste post. Afetamento super positivo, proativo.
      Muito bom!!
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  5. Quero passar no concurso para diretores de escola do Estado de São Paulo. (Principal)
    Fazer atividades física.
    Fazer alimentação o mais natural possível.
    Guardar dinheiro para comprar um terreno e trocar o carro.
    Beijos a todos.
    Adorei te conhecer, Ana Lopes.

    Responder

    1. Construiu metas já como uma certa organização…
      Então já ocorreu o pensamento sobre como sistematizar e sequenciar, isso é bom.
      O próximo momento é encontrar a palavrinha mágica chamada ação, né!
      Até mais,
      Marcelo Souza
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  6. Minhas metas são:

    1. Acabar a faculdade
    2. Eliminar a matéria pendente
    3. Estudar com maior frequência o inglês
    4. Fazer intercâmbio em Julho
    5. Ficar fluente no inglês

    Responder

    1. Jennifer, legal….fizeste a organização direitinho de suas metas agora é partir para a ação, né!!
      Abraço, Ana.

      Responder

  7. Ana, Boa noite.
    Amo ver os seus vídeos, sempre encorajador e desafiador.
    Meus objetivos ou metas seriam:
    Terminar o inglês
    Começar uma pós
    Ler pelo menos um livro a cada dois meses
    Me especializar mais na minha profissão
    Conto com sua ajuda, para realização desses sonhos que é verdadeira “missão impossível “.
    Abraços!!!

    Responder

  8. Adorei o video.Minhas metas para 2015 sao :1) conseguir um emprego federal; 2)terminar a graduacao; 3) ter um filho

    Responder

  9. Olá Ana.
    Minhas metas para 2015:

    -Aprender inglês, já estou matriculada, começo em janeiro
    -Aprender espanhol
    -Concluir um curso online que comecei em agosto de 2014
    -Dar uma boa mudança no jardim de minha casa.

    Desejo a todos um Feliz Ano Novo.
    E quero te agradecer Ana, pelos vídeos maravilhosos.
    Beijos.

    Responder

    1. Aqui a palavrinha mágica é metas…se organizar através de metas isso é muito bom…pode acreditar, Luciene!
      Feliz 2015!
      Abraço, Ana.

      Responder

  10. Oi, Ana!

    Obrigada por mais essas maravilhosas dicas!

    Após assistir ao vídeo, escrevi meus objetivos e em seguida apliquei a eles a técnica dos três porquês.

    Depois, verifiquei que de todos eles o que se encaixa num contexto maior de propósito na minha vida, pelo menos no momento, é APRENDER INGLÊS, pois quero viajar muito e fazer um mestrado para ensinar melhor.

    Detalhe: já vou me matricular no Curso Inglês Online, da Ana Luíza.

    Grande abraço e feliz 2015!!!

    Suely Xavier

    Responder

    1. Obrigada pela confiança depositada nos nossos vídeos.
      Um bom 2015 para você também.
      Abraço, Ana.

      Responder

  11. Querida Ana, sue vídeo foi muito inspirador quero cumprir pelo menos algumas das minhas metas.Tenho muita dificuldade de concentração, para os estudos,fique muitos anos sem estudar,mas, sei que irei conseguir! Feliz Ano Novo!

    Responder

    1. É isso aí…algo que é muito bom é cultivar pensamento positivo, Vanessa.
      Abraço, Ana.

      Responder

  12. Olá!
    Parabéns pelo vídeo Ana.
    Eu já estou escrevendo minhas metas a meio ano. Uma de minhas metas, entre várias é estudar para fazer graduação em matemática. Sou graduada em História, e fiz este curso por sugestão de outra pessoa, gostei do curso mas não me senti realizada. Só que vou seguir o meu sonho e realizá-lo. E vou continuar escrevendo minhas netas até a realização completa, estou determinada.

    Responder

  13. Oi!
    Adorei o vídeo. Minhas metas para 2015 são:
    1 – Continuar e aprimorar meus estudos rumo a uma nomeação em um concurso público na área federal;
    2 – Aprender inglês;
    3 – Aumentar minha leitura diária.
    Feliz 2015 a todos!
    Adriana Pitzer

    Responder

    1. É isso aí Adriana. Fico aqui fazendo votos pelas suas conquistas para 2015.
      Abraço, Ana.

      Responder

  14. Olá Ana! Feliz ano novo para você e sua equipe.

    Eu estou no time que colocou como meta aprender inglês, principalmente para leitura. Sou Administrador e tenho pós graduação em Gestão de Pessoas. Pretendo fazer um mestrado em breve, não esse ano, mas, em breve. Sei que as principais publicações são sempre em inglês e o quanto vou precisar ser um excelente leitor para tirar proveito das publicações. (OBS: A leitura é o principal, para o momento, mas, pretendo ser fluente também na fala, escrita e compreensão).

    Por fim, se puder, gostaria de pedir uma ajuda, já que você passou dessa fase. Se alguém lhe pedisse um conselho para aprender a ler em inglês, qual conselho você daria?

    Um grande abraço!

    Responder

  15. Cara Professora Ana,
    Parabéns pelos seus vídeos inspiradores! Você é demais, sou seu fã!
    Hoje escrevi meus objetivos e metas, vou esmiuçar cada uma melhor nos próximos dias e trabalhar duro pra alcançar todas! Logo de início, no entanto, percebi que não é fácil responder os porquês, ter clareza de cada meta, mas sinto que é necessário.
    Desejo um 2015 de muito sucesso pra você e sua equipe!

    Responder

    1. Daniel, ter clareza de cada meta, entender as outras coisas que estão envolvidas torna-se fundamental para a sua realização.
      Como você mesmo disse: não é fácil…no entanto vale a pena fazer tal exercício…aqui dito por você…”mas sinto que é necessário”.
      Feliz 2015!
      Abraço, Ana.

      Responder

  16. Bom dia,

    Ana.

    Eu quero neste ano ter mais compromisso comigo mesma, não sou disciplina.
    Estudo de forma errada, preciso e quero passar em um concurso este ano, porque tenho uma filha
    e o futuro dela me preocupa muito, chego ter insônia acredita?

    Responder

    1. Aparecida, uma coisa bem interessante para essa questão da disciplina que você abordou seria construir uma lista de metas para um determinado período. Essas questões outras que você relata não são fáceis…nos preocupam…e às vezes até nos estagnam.
      Feliz 2015!
      Abraço, Ana.

      Responder

  17. Muito obrigada, Ana! Este foi o melhor conteúdo de dicas sobre metas que eu já tive contato. Uma meta entre tantas outras: Mestrado.
    Feliz Ano Novo e que Deus continue lhe abençoando infinitamente. Muito obrigada por colocar seu conhecimento à nossa disposição.

    Responder

    1. Um feliz 2015 para você também Mercia! Legal quando nós nos organizamos por metas, né!!
      Abraço, Ana.

      Responder

  18. Olá Ana, eu também como vc adoro este clima de renovação de energia e esperanças.

    Para 2015 tenho várias metas, mas aquela que grita dentro de mim é passar no concurso público do TRT-MG para o cargo de Técnico Judiciário. Fiz o teste dos porquês e as respostas fluíram muito facilmente, por isso sei: estou no caminho certo: muito estudo, determinação, foco, perseverança e fé não há destino que resista a estes elementos.

    Obrigada por tudo Ana, que 2015 seja um ano de muita luz para você, que as realizações profissionais se multipliquem cada vez mais e que nós possamos continuar aprendendo com você!!!!
    Um grande abraço

    Luciene Sousa

    Responder

    1. Obrigada pelas palavras agradáveis de confiança.
      Que 2015 seja para você uma possibilidade de renascer para novas formas de pensar e agir.
      Abraço, Ana.

      Responder

  19. Ana, como sempre você incentivando o aprendizado, a educação e o crescimento pessoal. Muito bom saber que existe um blog que promove reflexões. Respondendo a sua pergunta, em 2015 eu quero, preciso e vou fazer uma pós-graduação lato sensu. Desejo a você e sua equipe do Mais Aprendizagem um “Feliz Ano Novo”

    Responder

    1. Raquel, obrigada pelas considerações.
      Desejo também um feliz ano novo!!
      Abraço, Ana.

      Responder

  20. Olá Ana! Em primeiro lugar, parabéns por mais um vídeo muito inspirador e que nos convida a uma reflexão pertinente!

    Em segundo gostaria de compartilhar enfim, minhas metas para 2015. Felizmente acabei de me formar em Medicina pela UFMG, com muita luta e sacrifício. No ano seguinte consegui uma vaga em uma unidade básica de saúde e começarei a trabalhar como médico de equipe. No entanto, não pretendo parara por aí e quero continuar meus estudos. Sendo assim, minha primeira meta é passar na prova de residência médica no final do ano seguinte. Quero me especializar em Medicina de Família e Comunidade porque acredito que é onde eu mais vou me realizar profissionalmente além de ter um retorno financeiro razoável. Para isso me matriculei em um cursinho para residência e espero conseguir estudar com fidelidade e afinco e o mais importante: SABER ESTUDAR.

    Também fui convidado a ministrar algumas aulas na faculdade como tutor, auxiliando os alunos de períodos iniciais na caminhada rumo ao CRM. Lá eu já criei o GEDAAM (Grupo de estudos em didádica aplicada ao aprendizado em Medicina) e o TEAM (Tutoria especializada no aprendizado médico) justamento no intuito de ajudar no aprendizado de uma graduação tão difícil. Muito do que abordo eu busco aqui no MAIS APRENDIZAGEM.

    Estou longe de saber tudo. Pra ser sincero, sei bem menos do que muitos colegas que estão se formando agora comigo. Mas meu intuito é nunca parar de estudar pra preencher essas lacunas que infelizmente ocorrem no curso médico. Então eu quero realmente APRENDER A APRENDER e ser mais maduro nesses aspectos ( Você queria saber onde poderia me ajudar, bem aqui estou! rsrs)

    No mais eu pretendo retornar à academia e ser mais bem organizado quanto ao tempo e finanças. Não ficar mais ansioso quanto esses aspectos. E claro, se tudo der certo, noivar esse ano com a mulher que eu amo.

    Gostaria de deixar um feliz 2015 pra você , Ana e que todos os seus desejos também se concretizem nesse ano que virá!

    Um forte abraço e mais uma vez, muito obrigado!

    Responder

    1. Diego, torço para que você conquiste as demais coisas que você comenta.
      Parabéns pela sua formatura.
      Eu é que agradeço a sua confiança no nosso trabalho.
      Feliz 2015!
      Abraço, Ana.

      Responder

  21. Paz e Bençãos,atraimos para nossas colheitas o que fluiu como bom e verdadeiro. Estou grata por tão carinhosamente nos trasmitir o que nos trará de bom ,para usufruímos das alegrias do viver.
    Suas dicas como sempre, ñ poderia SER MELHOR. MAS QUERO LHE CONFERSAR. Qdo,quero muito uma coisa,fico paralizada. Tudo na caberça as vezes falo a outras pessoas. Mas ñ realizo.
    Apenas me angustio.Sinto que é medo de falhar e entrar em desespero.Assim penso, olho digo,mas ñ passa diço.
    Super beijo amiga. FELIZ 2015.

    Responder

    1. Antonia, fico muito feliz em poder ler seus comentários que transmitem confiança.
      Acho que algo bom seria você exercitar o seu pensamento por metas, se guiar através de metas…pode ser até metas curtas..
      Abraço, Ana.
      Feliz Ano Novo.

      Responder

  22. Olá querida professora Ana!

    É um bom vídeo. Sintetizado e com estímulos para que cada um contextualize com os próprios sonhos.

    Em 2015 meu OBJETIVO é ser bem remunerado pelo Poder Público do Brasil. (Passar em Concurso Público). Por quê? Para melhorar minha qualidade de vida.

    METAS:
    1) Aumentar a saúde física e mental;
    2) Destinar recursos financeiros para a realização do Objetivo;
    3) Melhorar o processo de aprendizagem;
    4) Acessar os melhores profissionais e materiais didáticos;
    5) Aplicar cada segundo disponível para estudar;
    6) Priorizar o Objetivo, custe o que custar.

    HÁBITOS diários:
    1.1) Praticar atividade física 1 hora por dia;
    1.2) Alimentar o cérebro todos os dias: 1 Castanha do Pará, 5 Castanha de Caju, 100gr Amendoim, 50gr Semente de Girassol (sem casca), Omega 3, 5-HTP, 2 litros de água, mais proteína e gordura e menos carboidrato;

    3.1) Estimular meu interesse pelas matérias e/ou por tudo que elas irão me proporcionar;
    3.2) Seguir o ciclo de estudo planejado;
    3.3) Visualizar as informações em movimento, contextualizada, associada para fortalece-la na memória.

    Feliz 2015!

    Responder

    1. Puxa William bacana a forma como você foi organizando as suas metas…seria bom até fixar na sua parede em casa, né!!
      É isso mesmo…um feliz 2015.
      Abraço, Ana.

      Responder

  23. Olá Ana, muito obrigado pelas informações, aliás no passado já havia aprendido sobre essa prática de relacionar as metas com clareza e detalhes mas na esperança de resultados imediatos, o que não aconteceu abandonei a prática mas hoje no seu vídeo vi o comentário sobre o grupo que a praticou e os resultados medidos dez anos depois e me animei. Vou voltar a prática mas não aqui porque acho que esse espaço vai ser pouco. Obrigado por esse ano.
    Feliz ano novo.
    Abraços.
    Edison.

    Responder

    1. Edison, obrigada por nos acompanhar… a ideia de motivar/animar para que alcancemos nossos objetivos sempre me estimulou muito…
      Sigamos juntos em 2015.
      Feliz ano novo.
      Abraço, Ana.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *