MA #3 – Aprendizagem e Mudança

Um sujeito está na varanda da casa, com um cachorro do lado, ganindo baixinho. Um vizinho para e começa a por a conversa em dia, mas o choro do animal começa a incomodar.

– Porque ele está chorando tanto, cumpadre?

– É que tem uma ponta de prego onde ele está deitado…

– E porque ele não sai daí?

– Porque não está doendo o suficiente…

cachorroChorandoFraseOuvi (ou talvez tenha lido) a historinha acima em algum lugar da Internet. Me pareceu hoje que ela ilustra bem porque as vezes relutamos tanto em aprender. Aprendizagem é mudança: você muda o seu cérebro, muda a sua visão de mundo e corre o sério risco de mudar também (ai!) de atitude.

Mudar não é exatamente a coisa mais confortável do mundo,  e a maioria de nós, como o cachorro da história, só muda quando a dor de ficar no mesmo estado é maior (geralmente BEM maior) que a dor de mudar.

Há um bom tempo o VideoAulas ByAna tinha deixado de ser uma brincadeira pessoal, quase de criança, para se tornar algo maior que eu jamais teria imaginado naquele final de ano de 2011, quando eu o coloquei no ar, com os primeiros vídeos, bem caseiros. A intensa visitação, a interação, os comentários, os novos amigos e principalmente os relatos de vidas mudadas pelo meu pequeno “brinquedo” trouxeram muitas alegrias, muita satisfação, mas também um certo peso da responsabilidade.

Sentia que este agora era um trabalho que não podia parar. Pelo contrário, precisava crescer e atingir cada vez mais pessoas. Mas para isso acontecer algumas coisas tiveram que ser mudadas. As mudanças foram acontecendo aos poucos, e tentei tornar cada passo o mais suave possível. Infelizmente, alguns não entenderam e abandonaram o barco. Mas a quantidade de pessoas que continuavam subindo no barco me indicava que o rumo era esse mesmo.

A mudança do VideoAulas ByAna para o MaisAprendizagem é o cume desse longo processo de transformação. É meio assustador, mas acredito que essa nova fase promete muito mais aprendizagem e diversão para todos nós. Se você já fazia parte desta viagem, lhe convido a continuar conosco, começando por contar nos comentários logo abaixo qual a sua experiência com o VideoAulas ByAna e o que está achando dessa mudança.

Se está descobrindo esse barco agora, lhe convido a entrar nele, e sentir a vibração intensa dessa comunidade incrível, onde todo mundo quer aprender e melhorar cada vez mais. Você pode começar devagar, como visitante, mas também pode mergulhar com vontade, entrar para a lista de emails e ficar sabendo de tudo o que ainda vai acontecer ainda por aqui.

Em todo caso, bem vindo ou bem vinda a bordo do Mais Aprendizagem! 😀

Ana Lopes

61 Comentários


  1. Ana, acredito ter algum déficit de atenção, pois tenho enorme dificuldade em aprender e reter o pouco que consigo captar numa leitura ou numa aula. Me interesso no início e logo depois já estou”viajando”, pensando em coisas que não dizem respeito ao que está sendo ministrado em sala de aula ou mesmo quando estou lendo sozinho. Sempre foi assim durante a minha vida toda, estudei com esforço, mas nunca fui um bom aluno, as notas baixas mostram isto, leio muito lento e logo perco o interesse na leitura. Agora penso em fazer um concurso público e sei que o desafio é imensurável, dada a grande concorrência e sobretudo o nível elevadíssimo daqueles que disputam uma vaga. Já li algo sobre o seu curso Mais Aprendizagem e estou interessado em adquiri-lo, para mergulhar de cabeça nos exercícios, pois preciso de mudanças em minha vida. Você já teve alguém com histórico de vida parecido que mudou de vida em razão dos ensinamentos do curso em apreço. Fico muito grato se me responder.

    Responder

  2. Olá Ana, sempre soube que precisava de mudar mas não sabia como porque não tinha ferramentas pra isto. Agora, com sua ajuda, sinto que as coisas vão começar a mudar.

    Responder

  3. oi Ana keria dá uma revisada no curso acelere sua leitura, comprei-o em abril, não está mais disponivel? se tiver pode me mandar o link pfv? grata

    Responder

    1. Márcia, o curso fica disponível por 1 ano a partir da data de aprovação da compra.
      Qualquer informação a respeito do curso acelere a sua leitura, envie um email para falecom@maisaprendizagem.com.br
      Fale com o Marcelo do suporte, tá ok!!

      Responder

  4. ola Ana assistindo seu video sobre o curso acelere 3x sua leitura, voce fala do valor $:297,00 , mas quando fui compra no internet ( hotmart) o valor esta $:397,00.

    obrigado jose

    Responder

  5. Achei interessante o método am3, mas não poderei fazer neste semestre. Por favor, me avisem quando começar a próxima turma. Aguardo. Abraços. Cleo Benigno

    Responder

  6. Boa tarde, Ana! Parabéns pelo seu sucesso! Que continue sempre crescendo, vc merece.
    Adorei seu trabalho e super me interesso em auto-aprendizagem e nas funções de nossos cérebros tão incríveis! Gostaria de saber como funciona seu trabalho aqui. Simplesmente temos que ler os posts o #AM para aprender seu método ou tem algum curso que você dá, etc? Quero realmente entrar de cabeça no seu trabalho. Como faço?
    Aguardo ansiosamente seu retorno! Obrigada,
    Giovanna

    Responder

    1. Oi Giovanna seja muito bem vinda no Mais Aprendizagem. Normalmente a gente ministra um curso que abre duas ou três vezes por ano para novas turmas e a próxima turma deve abrir em abril.
      Se inscreva na nossa lista de email para poder ficar sabendo das datas, ok!

      Responder

      1. Bom dia, Ana! Muito obrigada pela dica. Mas já estou na lista de e-mails.. recebo quase todos os dias! Tenho até uma pasta para o MA! Espero participar da próxima turma. Os detalhes serão dados pelo e-mail mesmo?
        Obrigada,
        Giovanna

        Responder

  7. Primeiramente, parabéns pelo site e pelos vídeos, realmente são dicas muito interessantes!

    Gostaria de saber se você teria alguma dica de literatura pra quem está começando a pesquisar sobre métodos de aprendizagem. Realmente me interessa muito saber como funciona o nosso cérebro e como podemos utilizá-lo com seu máximo desempenho.

    Responder

    1. Um livro que usei bastante é: Por que as crianças não gostam da escola? Do autor chamado Daniel T. W.
      É um livro que eu recomendo bastante, porque ele é um livro de divulgação científica fácil de ler. Acho que é um bom começo. Eu estou preparando algumas vídeo-aulas sobre material em português. É muito difícil acho bons materiais em português, mais eu tenho até encontrado alguns e a minha ideia é fazer algumas resenhas deles, tá certo!!
      Aguarde!

      Responder

  8. Olá Ana,
    Ouvi sua entrevista pelo site English Expert, e amei sua abordagem com relação a como nosso cérebro aprende algo, me identifico bastante com esse assunto pois eu mesma estou sempre aprendendo algo novo por conta própria.
    Acredito que qualquer pessoa tem a capacidade de desenvolver uma auto-aprendizagem sobre algo. É claro que nem todas percebem isso e preferem perder muito tempo em cursos e escolas, que em alguns casos tomam tempo e dinheiro, mas é claro quem nem todos.
    Amei o site e com certeza continuarei a te acompanhar em seus temas e abordagens, parabéns.

    Responder

  9. Oi.
    Entrei nesse barco e quero ficar,muito interessante e vai me ajudar a sair da zona de conforto.
    obrigada.

    Responder

  10. Bom dia
    Subi no barco hoje e já gostei!rs

    Parabens pela sua iniciativa… aprender a aprender é maravilhoso!

    Vou explorar mais o site e depois interajo mais!

    Deus abençoe e um grande abraço

    Responder

  11. Espero nunca abandonar esse barco, acabei de conhecer e estou maravilhado pelas abordagens!! Parabéns por essa iniciativa.

    Responder

  12. acabei de conhecer os vídeos e o blog,q a propósito, são de ótima qualidade…
    já estou sentindo q vão me ajudar muito…
    Muito obrigado…

    Responder

  13. Olá Ana, muito bom seu trabalho, gostaria de saber quando começará o curso am3 que vc falou por email que ta pra acontecer. Agradeço desdes já

    Responder

  14. Bom dia Ana
    Descobri, nesta semana seus maravilhosos vídeos
    num momento muito oportuno, em que buscava entender mais
    sobre funcionamento de memória na aprendizagem, para ajudar algumas crianças
    no contexto psicopedagógico. Parabéns!!! eles são maravilhosos.
    Gostaria que me informasse se existe uma sequencia lógica nestes vídeos de acordo
    com o livro citado, qual é a sequencia para que eu possa gravá-los para estudo com algumas
    colegas em nosso contexto clinico.

    Aguardando ansiosamente pela resposta
    Um grande abraço
    Silvana Lacerda

    Responder

    1. Oi, Silvana,
      Existe uma sequência sim, agora os artigos são numerados. Além disso, nas categorias (no final da página “home”), eles aparecem em ordem inversa (do mais recente para o mais antigo).

      Responder

  15. Parabéns!!! Eu realmente mudei com a nova forma de ver o aprender, isso devido a ter conhecido os seus vídeos lá no antigo blog, uma das coisas mais significativas foi aprender mapas mentais com você, eu já estava assistindo-os há algum tempo, quando vi um video no qual vc explica como é o mapa. Na semana seguinte eu estava voltando da faculdade no trem e comecei a criar um mapa mental de estatística I, eu curso ciência da computação a propósito, e eu consegui resumir naquele mapa todas as aulas que eu tive depois da p1 e fiquei muito surpreso, daí pra frente só quis saber disso, criar mapas mentais, obrigado Ana. Um Abração!!!

    Responder

    1. Uau, Peterson, que relato legal! Eu também amo mapas mentais, e fico muito feliz que eles estejam te ajudando tanto!! 🙂
      Além disso, é uma boa história para quem me pergunta se é possível estudar exatas com mapas mentais. Obrigada por contá-la para nós! 😉
      Abraço,
      Ana

      Responder

  16. Tá de parabéns Ana Belíssimo trabalho fez aqui.
    Acompanha-la-ei a partir de agora. Já vi alguns de seus videos e tentarei aplicá-los em meu dia-a-dia.
    Os temas sobre neurociência me encantam, boa sorte e continue
    a alegrar-nos com este belo trabalho.

    Responder

  17. Bom dia Ana,
    Estou muito feliz com a mudança, acredito que tudo que tem acontecido na sua
    vida é fruto de muita dedicação e trabalho.Quero dizer que continuo no barco e
    que vamos alçar voos mais altos nestes dias.
    abraços,
    Luiz

    Responder

    1. Oi, Luiz,
      obrigada. Realmente, eu tenho trabalhado bastante, mas um trabalho feito com prazer é sempre compensador!
      Abraço,
      Ana

      Responder

  18. Ana, parabéns pela nova fase… te acompanho já há algum tempo e o sentimento não muda… digo, sempre que assistimos os seus vídeos ou lemos seus textos nós ficamos meio que apaixonados, querendo falar pra todo mundo sobre o assunto, aplicá-lo em nossas vidas, vê-los novamente, é ótima a sensação! Sentimos-nos inspirados!

    Obrigado por disponibilizar seu tempo para nos demonstrar o quanto compartilhar multiplica, abraços Ana!

    Responder

  19. Ola Ana , parabens por este crescimento e com certeza existem varias pessoas evoluindo e crescendo junto com voce .onde me incluo .obrigado.

    Responder

  20. Ana, acabei de assistir seu curso sobre SEO no seu antigo blog e simplesmente adorei esse curso! Você está de parabéns por disponibilizar esse conteúdo gratuitamente.

    Comentei lá e depois percebi que seu endereço mudou, rsrs.

    Você indicaria algum outro conteúdo mais avançado sobre SEO, agora que já temos o básico com o curso que você fez?

    Um abraço!

    Responder

  21. BOA TARDE ANA, LEMBRE-SE SEMPRE DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO. UM ABRAÇO
    JEAN DUARTE

    Responder

  22. Olá Ana!
    Fico MUITO feliz com esta nova etapa! Estou no começo do caminho e encantada… Sei que que tenho muito a aprender, a crescer e não quero perder nada! Assim como quero partilhar com o máximo de pessoas, oq ue é bom tem que ser divulgado! Obrigada pelo trabalho, pela contribuição! Que seu caminho continue sendo iluminado… Abraços; )

    Responder

    1. Que legal, Silvana, fico feliz que mesmo no começo do caminho vc já esteja tão animada! 🙂

      Responder

  23. Fico feliz em saber que esta de volta para contribuir com suas aulas excelentes. felicidades

    Responder

  24. Quero que saiba que desde o primeiro Vídeo que vi por acaso, fiquei impressionado com a forma de você explicar, amei e sou muito grato de ter te achado e torço que tenha sempre êxito em tudo, para que você possa continuar a ajudar muita gente a progredir, muito obrigado

    Bispo

    Responder

  25. Querida Ana, parabéns por este belo trabalho. Compartilhar é maravilhoso! Compartilhar conhecimento é sabedoria e sinal de humildade! Obrigada por este presente virtual! Paz e Luz!

    Responder

    1. Compartilhar é uma alegria, Maria Regina, principalmente com uma comunidade tão empolgada como essa. 😀

      Responder

  26. Ana entrei no barco há poucas semanas quando descobri seus vídeos no youtube, vc não sabe o quanto está me ajudando! Estou estudando para concurso desde o ano passado, e assim como vc que não tinha condições financeiras para fazer o cursinho pré- vestibular, eu tbm não posso pagar cursinhos e estou estudando sozinha pela internet e por livros. Suas dicas e ensinamentos valem ouro! Muito obrigada mesmo!!! Deus te abençõe e que vc continue espalhando conhecimento para todos nós!!!! Estarei sempre te acompanhando!!! Um abração!!!!

    Responder

  27. Oi Ana, primeiro parabens pelo sucesso e que Deus continue a te abençoar nesta nova caminha,, vi seu blog a poucos dias e me entusiasmei por tudo nele, sou concurseiro e creio, creio nao, o mundo precisa de pessoas realmente dispostas a contribuir para sua mudança, seja em atitudes , crenças e principalmente em ensino. metodos antigos ensinados em escolas tanto publicas e privadas nao fazem com que os alunos despertem seu lado
    criativo e nem de usar o cerebro como tem que ser feito, nao acredito em genios e sim em pessoas que realmente baseada em suas crenças ou convicçoes, tentam buscar o que para muitos é impossivel. os grandes genios que falam, nao eram ninguem quando novos e muitos desacreditados, mas resolveram mostrar as pessoas
    do que eram capazes , foram , acreditaram e fizeram e voce ja esta contribuindo com muitas pessoas e é isso que precisamos, atidude e coragem é tudo. sucesso e mais sucesso, um abraço, Wagner.

    Responder

  28. Oi Ana.. faz pouco tempo que estou no barco,mas tudo que já vi me diz que estou no lugar certo para aprender a aprender e continuar a me surpreender com tudo que podemos ainda aprender.. adoro mudanças e tenho certeza que essa vai te trazer muito mais recompensas do que você já tem…grata por compartilhar conosco todo o teu conhecimento.. abraços

    Responder

  29. Olá, Ana!
    Parabéns pelo crescimento do seu trabalho.
    É claro que isso tudo é devido à sua dedicação e ao conhecimento que realmente tem daquilo que fala.
    Abraço e que Deus continue lhe abençoando.

    Rosana de Vasconcelos

    Responder

  30. Ana,
    Boa noite.
    Gosto muito das suas aulas e seu novo espaço está muito lindo.
    Parabéns e Sucesso.

    Responder

  31. Que bom que seu trabalho ja cresceu a esse patamar! Uma ótima mudança mesmo, e estou me inspirando em você pra dar continuidade em minhas técnicas de estudo para o modelo futuro de ensino além de facilitar a quem ja estuda, por tal agradeço mesmo, pois você é a fonte inspiratória para isso!

    Sucesso Ana!

    Responder

    1. Bem vindo, Marcelo! Que bom que vc gostou da nossa “casa” nova! 🙂
      Abraço,
      Ana

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *