MA #21 – P&R – Mapas mentais para estudar matemática?

Essa video-aula sobre mapas mentais da sessão de Perguntas e Respostas é especial.

Especial porque nela eu não vou exatamente RESPONDER, mas DEMONSTRAR NA PRÁTICA a resposta a uma das perguntas mais feitas sobre mapas mentais pelos leitores do Mais Aprendizagem.

Vamos ver?

22 Comentários


  1. Muito Obrigado Ana por disponibilizar esse material incrível gratuitamente, vou buscar assistir todo o conteúdo possível disponibilizado por você.

    Responder

  2. Olá Ana!
    Sou psicopedagoga e tenho aprendido muito através de seu site “Mais aprendizagem”. Parabéns pela iniciativa!
    Assisti a1a aula sobre Mapas Mentais, porém não consegui acessar as aulas seguintes. Você poderia me indicar o caminho?
    Grata,
    Márcia Maria

    Responder

  3. Bom dia Ana.

    Gosto do seu material … e pretendo ver todos.
    Você teria todos os links em um lista desde do seu primeiro vídeo?

    Elogios:

    Gosto da sua voz.
    Gosto do tom como você fala com o cérebro do seu público.
    E principalmente da organização das suas idéias.

    Agradeço por suas aulas.

    Respeitosamente
    Carlos

    Responder

    1. Carlos, obrigado pelas palavras de elogio.
      Não tenho todos os links em uma lista não.
      Att.

      Responder

  4. Ola Ana, boa noite, muito obrigado pelas dicas, nossa o modo como vc explica dispensa comentários. Olha eu tenho um objetivo muito ambicioso, até uma semana atrás não sabia como começar a trabalhar de forma
    eficiente para alcançá-lo, porem com esse video deu uma clareada no caminho..

    Muito obrigado.

    Responder

  5. Ana, muito bom esse vídeo, parabéns! Gostei muito desse em especial por tratar da minha praia ou área de conhecimento, finanças, também por conta do Professor Elisson de Andrade, um grande professor de quem gosto muito e, finalmente, por vir de você Ana através do Mais Aprendizagem, pessoa e canal que também acompanho e de quem/que gosto muito. Você foi a responsável por me remeter novamente aos mapas mentais, dos quais havia me esquecido há tempos do tamanho valor para a aprendizagem. Parabéns pelo seu trabalho e ainda mais sucesso pra você! Abração e te vejo na FL2 em Sampa, Henrique

    Responder

  6. Ana,

    Muito legal o seu vídeo. Já conheço a ferramenta mapas mentais a algum tempo, mais não uso com frequência. Recentemente usei para estudar física com o meu filho e isso ajudou bastante ele na prova.

    O interessante é que o estilo do mapa é a cara de quem faz… talvez você possa fazer um vídeo sobre isso.

    Abraço.

    Responder

    1. É verdade Márcio o mapa mental é uma ferramenta que acaba saindo muito pessoal. Essa é uma coisa que eu discuto bastante no treinamento AM3 e muito obrigada por colocar este comentário porque muita gente me pergunta se mapas mentais serve para estudar ciências exatas e dai você pode dizer para não ficar só eu dizendo isso né!
      Valeu!!

      Responder

  7. Ana… Muito bom!!! aliás ótimo!!!
    Sempre estou elogiando seu trabalho, prá todo lado (família, sociais, trem, metrô, serviço)
    Grande abraço.
    Continuemos seguindo o Mestre!!!

    Responder

  8. Olá Ana,
    Já assisto e acompanho seus vídeos desde o By Ana. Já vi todos do maisaprendizagem. Entretanto nunca tive coragem de escrever. Admiro muito seu trabalho e ele vem me incentivando cada vez mais a voltar estudar. E agora com essa ferramenta excelente: MAPA MENTAL. Estou numa empreitada nova a fim de aprender um novo idioma. Há uns 2 meses, enquanto reunia material para estudar um novo idioma, coisa que resolvi fazer sozinho depois que conheci sua história, ouvi um podcast seu falando que é possível estudar idiomas utilizando mapas mentais. Gostaria de saber se existe algum material que apresente isso da mesma forma que o vídeo acima faz? Já imaginei algumas vezes como aplicar os mapas no meu estudo de idiomas, mas ainda não obtive o êxito desejado.
    Votos de sucesso e já estou a espera de sua próxima vídeo aula.

    Responder

    1. Oi Kalmon eu tenho este material sim. Como eu fiz para estudar inglês e como é possível usar mapas mentais para estudar inglês.
      Acontece que este material está dentro do treinamento AM3 que é um treinamento fechado que eu tenho.
      Neste momento a gente não tem vagas, mais deve abrir algumas vagas em breve.
      Sugiro que você fique de olho no seu email, caso você já esteje inscrito na nossa lista.
      Se não você poderia se inscrever na nossa lista para saber as datas de inscrição.

      Responder

  9. Olá Ana.
    Mapas mentais como ferramenta de aprendizagem, concilia capacidade de síntese do raciocínio lógico a essência da informação, focando estrategicamente a fixação de conteúdo chave, em atalhos otimizadores do processo de uma memorização, radiografada em duas dimensões e que nos conduz mais efetivamente ao ” mapa da mina”, o CONHECIMENTO !.

    Parabéns, pela iniciativa e incentivo do aprimoramento didático.

    Responder

  10. Olá é que eu vi esse vídeo da Arata Academy, esse vídeo fala sobre como negociar aumento de salário com seu chefe e nesse vídeo o Seiti Arata diz para você fazer um mapa mental da suposta reação do seu chefe ao você anunciar que você deseja um aumento de salário.
    http://youtu.be/sqJzLHikTig
    Eu coloquei esse vídeo porque a gente está discutindo os diferentes usos de mapas mentais.

    Responder

    1. Vídeos do Seiiti são sempre bem vindos, João. Mapa mental é uma ferramenta de raciocínio, os usos são praticamente ilimitados. 😉

      Responder

  11. Compartilho da mesma opinião.
    Mapas Mentais assim como qualquer ferramenta precisa de prática.
    Sei que talvez não caiba a comparação, mas àquelas pessoas que são do mundo acadêmico sabem que existe a técnica do fichamento e tal técnica equivale de certo modo à utilização de um mapa mental com a diferença que este último tem um impacto muito maior por ser gráfico e podermos visualizar o todo de forma imediata.

    Portanto, convido a todos a explorarem MM a fundo pelos seus benefícios imediatos.

    Responder

  12. Oi Ana eu descobri o seu blog no Conaed e desde então eu li todas as postagens do seu blog antigo e desse blog e eu gostei muito, eu visitei os sites que você falou, como o Linq, o Ferramentas Blog, entre outros.E eu sou um estudante de 13 anos e gostei muito de mapas mentais, e eu estou escrevendo este comentário porque eu deixei alguns comentários no seu blog antigo e em uma postagem desse blog novo.E também é que no blog antigo seu eu coloquei o meu email para receber o vídeo exclusivo que vai me ensinar a aprender mais em pouco tempo só que eu até agora não recebi o vídeo, e eu estou achando as suas postagens muito legais e você melhorou bastante suas postagens, porque as suas postagens do Mais Aprendizagem estão mais legais, interativas e “bonitinhas”do que as do Video Aulas By Ana e eu estou gostando da sessão de perguntas e respostas que você está fazendo e também gostei dessa sessão porque eu achei os vídeos bem interativos.

    Responder

    1. Que bom que vc está gostando, João! Realmente, não estou mais respondendo lá no blog antigo, ele vai ficar lá um tempo só para visitas mesmo. Para receber o vídeo, vc precisa se inscrever por aqui, ok?
      E não deixe de conferir a aba de promoções do gmail. 😉

      Responder

  13. Olá Ana.

    Mapas mentais é aplicado a tudo. A qualquer área. É isso que você Ana, tenta explicar em seu canal. Lógico que nada irá cair do céu. É preciso praticar também. Talvez por não praticar, as pessoas tenham tantas dúvidas sobre mapas mentais.

    Parabéns Ana por mais um belo trabalho.

    Sucesso sempre.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *