MA #24 – Prática deliberada na prática.

Atendendo aos (muitos!!) pedidos e cumprindo a promessa das MA #8 e #12, nesta videoaula vemos alguns exemplos concretos de prática deliberada para agilizar os seus estudos!

Não esqueça de comentar no final!

» Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Oi tudo bem!
Aqui é Ana.
Algum tempo atrás eu fiz uma aula sobre prática deliberada.
A prática deliberada é aquela forma de prática que leva você a resultados mais rápidos na hora de adquirir uma nova habilidade.
Naquela ocasião eu fiz uma videoaula de um ponto de vista mais teórico, porém fiquei devendo uma videoaula com alguns exemplos mais práticos.
Hoje eu estou aqui para cumprir essa promessa e falar um pouco dos aspectos práticos da prática deliberada.
É bom ficar atento, pois nem sempre uma atividade prática é o que a gente chama de prática deliberada.
Então, vamos começar esta videoaula falando de que características tem que ter para que ela possa ser considerada como prática deliberada.
Depois vou discutir o que isso tem haver com a aprendizagem no geral.
Em seguida vou mostrar exemplos mais concretos ligados à aprendizagem propriamente dita.
Logo adiante, fornecerei um passo a passo para que você possa criar uma prática deliberada para uma determinada habilidade.
Então vamos começar a nossa videoaula.
A primeira característica da prática deliberada é que ela está ligada a ideia de excelência.
Se você for ler livros, posts de blogs coisas deste tipo sobre prática deliberada você notará que existe uma preocupação em atingir a excelência em alguma habilidade.
Desta forma, a questão principal aqui é como você trabalha a sua prática para que a sua habilidade se aprimore de uma forma mais rápido possível.
A ideia principal é você focar nos seus pontos fracos.
Você deve olhar como você está desenvolvendo uma determinada atividade e identificar em que pontos daquele desenvolvimento você tem algum tipo de deficiência.
A partir disso você deve focar a sua prática exatamente naquele ponto onde você percebeu alguma deficiência.
É importante salientar que a prática deliberada não tem nada de divertido. Ela requer praticamente duas coisas: esforço e abrir mão de recompensas imediatas.
Vou ilustrar com um exemplo – tocar um instrumento musical. Geralmente quem já toca um instrumento musical tem prazer em tocar.
Agora na hora de tocar aquele acorde que você não está sabendo tocar direito e começa a tocar repetidamente a coisa deixa de ser prazerosa.
No entanto, é preciso ultrapassar este momento para que você possa melhorar a sua habilidade de tocar violão adequadamente.
Observe que se tiver muito fácil, muito divertido você provavelmente não está fazendo a melhor prática para melhorar a sua habilidade.
Outro exemplo é você ler por prazer. Você resolve melhorar o seu ritmo de leitura e para isto acontecer é preciso forçar a velocidade. Neste momento o prazer começa a não ser o mesmo.
Isto acontece porque você precisa forçar o seu ritmo natural para sair da zona de conforto.
Isto é muito mais cansativo do que ler no seu ritmo natural. Porém, é desta forma que vai fazer a sua leitura melhorar em termos de velocidade.
Um aspecto importante para a gente poder chamar alguma coisa de prática deliberada é que esta atividade tenha algum tipo de retorno do que você está fazendo.
Muitas vezes este retorno vem da própria natureza da atividade, por exemplo, se você está tocando violão o teu ouvido vai te dizer se você tocou as notas certas ou não.
Outras vezes você tem que medir para saber se você melhorou ou não melhorou, é o exemplo da velocidade de leitura.
Você não sabe na hora que você está lendo se você leu mais rápido ou mais devagar do que da última vez.
Você tem que medir todas as vezes que você estiver lendo para ver se realmente aumentou a sua velocidade de leitura.
E em último caso se você não consegue fazer uma medida específica do que você está tentando melhorar, você precisaria de um treinador, de uma pessoa que conhece e sabe se você está fazendo certo ou errado.
Esta é a situação menos ideal principalmente para quem pensa em ser autodidata, pois cria uma dependência.
No entanto, em alguns casos a gente não tem muita saída.
Outra coisa fundamental é que tem que repetir várias vezes até que você alcance uma meta estabelecida.
Esta meta precisa ser desafiadora, não adianta ser uma meta fácil de atingir.
Você precisa estabelecer uma meta desafiadora mais atingível e repetir a sua prática até que essa meta seja atingida.
Por exemplo, que você consiga tocar aquele acorde 10 vezes sem errar ou que atinja uma velocidade de leitura de 280 palavras por minuto.
E finalmente para te ajudar a atingir a meta é importante registrar em uma espécie de diário tudo aquilo que você alcançou em uma sessão de prática.
Como podemos perceber a prática deliberada é usada para o desenvolvimento e habilidades em geral.
Não existe a história do sujeito que nasceu talentoso para ler rápido, ele aprende a ler mais rápido praticando.
A memória, a concentração pode ser treinada pela prática deliberada.
Agora, vou explicar mais detalhadamente a prática deliberada associada à leitura.
Bom, eu posso escolher melhorar a velocidade da minha leitura. Então eu vou fazer todo dia uma atividade de leitura usando o meu dedo para forçar o limite da minha velocidade de leitura.
Então eu leio na velocidade que o meu dedo anda, como eu forço o dedo andar mais rápido, eu me forço a ler mais rápido.
É um exercício simples e bastante eficaz para aumentar a velocidade de leitura.
Você tem que traçar uma meta. Eu quero atingir x palavras por minuto.
Esta meta deve está adequada ao que você já faz. Por exemplo, se você já ler 200 palavras por minutos a sua meta é chegar a 300 palavras por minutos.
Outro exemplo – fazer resumos.
Como posso desenvolver uma prática deliberada para fazer resumos?
Você pode decidir a fazer um resumo de um artigo de jornal por dia. Pode especificar ainda mais. Você pode eleger um parágrafo deste artigo e resumir em uma única frase.
Como você pode medir?
Você pode medir quando tempo leva para resumir um artigo de três parágrafos.
Outro exemplo seria a habilidade de fazer mapas mentais. Uma dificuldade para quem é iniciante é encontrar as palavras-chave certas.
Se você olhar este mapa que estou fazendo para explicar este assunto, você vai perceber que a maioria dos ramos tem uma única palavra, ou um único termo, uma expressão.
Não tem frases inteiras.
Isto é a dificuldade que a maioria das pessoas tem. Elas geralmente partem para o mais fácil que é escrever uma frase em cada linha e colocar várias coisas que não precisa ali.
Através do uso de mapas mentais você poderá resumir ao máximo a quantidade de informação que você está lendo.
Dica:
Escolha um texto e transforme cada frase deste texto em no máximo duas palavras-chave. Isto é uma prática deliberada que foca exatamente na sua capacidade de achar as palavras-chave mais adequadas para um determinado texto.
Agora, vou sistematizar a prática deliberada em forma de um passo a passo.
O primeiro passo é dividir esta habilidade. Uma habilidade apresenta vários aspectos.
Por exemplo, na leitura você pode ter velocidade de leitura, interpretação do texto, capacidade de fazer anotações sucintas sobre um texto.
São três habilidades completamente diferentes. Você pode ser uma pessoa que tem uma capacidade de ler rapidamente, porém apresenta dificuldade em fazer anotações sucintas, acaba anotando quase o texto todo de novo.
Você pode ser uma pessoa que interpreta muito bem, porém ler lentamente. Assim por diante.
Desta forma, você precisa escolher de cada vez qual o aspecto que vai abordar.
O segundo passo é olhar qual é o seu ponto fraco. Se o seu ponto fraco é a velocidade, por exemplo.
Como você vai fazer?
Vou com o dedo forçando a minha velocidade de leitura.
Quando eu vou fazer?
Deve fazer com certa regularidade. Então todo dia depois que eu tomar café da manhã eu vou praticar a minha velocidade de leitura.
Durante quanto tempo?
Você pode decidir assim: eu vou praticar a minha velocidade com o dedo durante quinze minutos.
Você pode dizer isso é pouco eu quero praticar durante duas horas.
Bom isto é irreal porque a prática deliberada não é uma prática divertida e é uma atividade extremamente cansativa.
Este cansaço é porque você está saindo da zona de conforto e quando se força, cansa com muita mais facilidade.
Finalmente, você precisa estabelecer uma meta.
Qual é a meta que quer atingir?
Ah! Quero passar a ler 250 palavras por minuto por exemplo.
Então este é o passo a passo.
Seguindo este roteiro e respondendo estas perguntas você rapidamente delineia uma atividade de prática deliberada para melhorar uma habilidade específica sobre um aspecto específico.
Espero que esta videoaula tenha sido útil que tenha esclarecido as dúvidas que ficaram da videoaula anterior que foi bem mais teoria.
Caso ainda tenha dúvida e só comentar embaixo do vídeo e de preferência lá no blog se esteja no You Tube.
Comente lá no blog, pois lá eu respondo mais rápido.
Vou ficando por aqui esperando os comentários de vocês.
Tchau e até a próxima!!

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57 Comentários


  1. Olá Ana. Existem referências, artigos ou livros, que orientem a elaboração de um plano de prática deliberada? Poderia me indicar?
    Obrigado

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  2. Oi, Ana!!
    Mais um excelente vídeo de sua autoria. Muito obrigado!
    Minha pergunta é simples, sobre o detalhe da leitura dinamica usando a técnica do dedo como fazer uso nos dias atuais em que lemos grande parte das informações pelas telinhas do notebook, PC, tablet, smartphone. Qual seria sua sugestão para ajustar a técnica do dedo que desliza sobre o papel para a tela do monitor

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      1. Para quem faz uso de tablet e notebook passear o dedo na tela (técnica do dedo) para leitura é mais lento devido a superfície, diferente de quando se estuda\ler em papel. Qual seria melhor técnica de leitura dinâmica para quem faz uso desses eletrônicos…e, aproveitando a oportunidade gostaria de saber se há uma diferença muito grande de aproveitamento da leitura, quando ela se dar no papel ou no notebook\tablet\PC. Espero que tenha ajudado!

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        1. OI, Daniel,
          quando se trata de velocidade de leitura. sempre tem uma perda de desempenho nos dispositivos eletrônicos. Isso pode ser compensado pelo tempo que vc ganha em não ter que ir na livraria ou esperar chegar o livro físico em casa, por exemplo. Ou até se justifica pelo custo menor da leitura nas telinhas.
          Vc pode usar uma ponta “cega” ao invés do dedo para ajudar, já que o dedo na tela sensível pode gerar efeitos indesejados (marcar o texto, passar a página sem querer, etc…)
          No computador, eu uso o ponteiro do mouse, inclusive mudei o meu ponteiro para ficar mais destacado e facilitar o acompanhamento! 🙂
          Abraço

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  3. Minha maior dificuldade é a retenção do conteúdo. Muitas vezes, leio um parágrafo e, ao terminá-lo, não consigo reproduzi-lo de forma que outra pessoa possa entender. Com livros é a mesma coisa, com uma diferença: Se é um livro de estudo, qdo termino, parece que não aprendi nada. Nada mesmo! Estou vivendo esse problema agora, pois preciso elaborar um trabalho sobre um determinado assunto e parece que estou estudando grego! 🙁 Entretanto, se é um romance que eu gostei, consigo fazer uma síntese do livro, numa boa. Não sei pq isso acontece, mas vou usar Prática Deliberada para diminuir ou eliminar essa deficiência.
    Venho lendo seus artigos desde os primeiros, todos os dias. um dia eu chego no artigo da semana 🙂

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    1. Opa, Paulo, a falta de retenção é uma dificuldade muito comum, por vários motivos. Um deles é que não aprendemos na escola como fazer uma retenção adequada. As dificuldades num assunto novo podem ser aliviadas com consulta a materiais mais básicos do mesmo assunto.
      Seja bem vindo! 🙂

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  4. Olá Ana, tudo bem? Gostaria de saber em relação ao exemplo que você deu da técnica de ler mais rápido colocando o dedo se você já praticou. Outra coisa, a retenção será tão eficiente como em uma leitura mais pausada? Em se tratando de um assunto que estamos estudando para uma prova isso é muito importante. Qual é a sua dica para manter a concentração neste processo? Como vc disse, prática deliberada é cansativo, portanto é um exercício que devemos praticar por no máximo 15 minutos, mas e aí no momento em que eu estiver lendo um texto, o fato de eu estar forçando a leitura não vai cansar e fazer com que eu absorva e me distraia mais? Em caso positivo que tipo de exercício vc sugere? Obrigada sempre… mestre
    Abraços Paula

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    1. Pois é, Paula, ao contrário do que nos diria o senso comum, ler mais rápido melhora a concentração e portanto, melhora também a compreensão. Ao estudar, vc não precisa ler mega-rápido, só ir um pouco além da sua velocidade “normal”. Fazendo assim, a sua velocidade normal vai aumentando pouco a pouco. E sim, eu pratico com frequência esta técnica de leitura. 😉

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      1. Oi Ana! Então, já comecei a fazer uso desta técnica e gostaria de falar um pouco sobre minha experiência.
        1º dia- fiz o teste durante 1 minuto, como vc ensinou e comecei o exercício da prática deliberada. Durante 3 minutos fiz uma leitura acompanhando com o dedo e o resultado foi muito bom.
        2º dia: Durante 5 minutos fiz a leitura, e a velocidade foi incrível, me senti a ” The Flash”, mas percebi duas coisas. Primeiro é um grande desafio não querer parar, pois o exercício realmente é muito intenso e o cérebro fica boicotando e dizendo que aquilo é uma besteira. Em segundo lugar, a velocidade era tão intensa que o cérebro não conseguia processar palavra por palavra, e a sensação que eu tinha é de que eu não estava assimilando tudo, pois em uma leitura mais lenta conseguimos ler cada palavrinha e verificar cada detalhe.
        Devo diminuir a velocidade para conseguir ler e registrar cada palavra ou não e sair atropelando-as como fiz?
        Obrigada Bjs
        Paula

        Responder

        1. Paula, para que a sua leitura fique mais rápida você precisa de treino. Neste caso, tem que forçar um pouco para além da sua velocidade de conforto.
          Ao contrário do que se pensa, ler muito devagar pode fazer vc perder o foco, porque a leitura pode ficar tediosa e o cérebro começa a divagar.

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  5. Oi, Ana! Você falou sobre a prática deliberada utilizada para aumentar a memória, a concentração e a empatia. Gostaria de saber quais técnicas utilizar especificamente para treinar cada uma e como medir o progresso de coisas tão subjetivas.
    Um pouco sobre mim: Estudo para o vestibular em casa e o autodidatismo está fazendo maravilhas para minha autoestima. Seus vídeos me proporcionaram a confiança de que eu poderia aprender o que quisesse e me ajudaram a sair de uma depressão e fuga da realidade que já durava 2 anos. Gostei especialmente do seu vídeo sobre a divergência entre as perspectivas dos orientais e ocidentais sobre inteligência. Minha vida inteira ouvi que nasci inteligente e, por isso, tomei o sucesso como certo. Estudei pouco e quando percebi que estava muito atrás da maioria, evitei desafios para evitar o fracasso, pois se inteligente não fracassa, então eu só poderia ser burra. Não valia a pena encarar minha realidade dura se não poderia altera-la, já que para os ocidentais, uma vez burro, sempre burro. Hoje em dia, graças a sua influência, eu vejo que não se “é” inteligente, mas se “está”, com um estudo diário e feito de maneira eficiente.

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    1. Helena, ficamos satisfeitos com a mudança de percepção sobre si a partir dos conteúdos deste canal.
      Ótima constatação!
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  6. Oi, Ana! Gostaria de saber se você pode disponibilizar o mapa mental sobre o vídeo publicado.

    Responder

    1. Gabriel, no momento não estamos fazendo a disponibilização do mapa.
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  7. Muito bom! Ótima aula! Conheci seu trabalho no podcast do English Experts e desde lá venho acompanhando seu trabalho, Ana. Parabéns!

    Responder

  8. Gostei, vc não teria uma dica para mim ou método, tenho muita dificuldade para me concentrar.

    Responder

    1. Vc pode se inscrever no formulário da esquerda para ver o vídeo sobre os 3 erros de concentração, Tatiane.

      Responder

  9. Ana,
    Boa noite.
    Gosto muito das suas aulas e estou aproveitando para verificar seu uso na Educação empresarial. Gostaria que você falasse um poiuco mais sobre a relação de focar nos pontos fracos e a relação deste com o Princípio de Pareto 80/20. Seria identificar primeiro este parâmetro e só depois avaliar os pontos de maior atenção?

    Responder

    1. Tem tudo a ver, Douglas. As vezes melhorando 1 ou 2 pontos fracos (20%), o seu desempenho melhora absurdamente (80%) .
      😉

      Responder

  10. Ana,
    Boa Tarde
    Fiquei muito interessada em suas aulas. Gosto muito de ler, mas sou devagar em absorver e desenvolver de maneira concreta o que se fala, creio que sou como Eça de Queiroz, absorvo lentamente o desenvolver da coisa. Sabe que às vezes tenho esse costume de passar o dedo Sobre o texto, mas suas dicas são de grande interesse. Me ajude por favor, preciso estudar muito para alcançar meus objetivos.
    Atenciosamente,
    Erika

    Responder

  11. Ana,
    Boa Tarde
    Fiquei muito interessada em suas aulas. Gosto muito de ler, mas sou devagar em absorver e sede

    Responder

  12. A lisonja é tamanha por contribuir com algo que estou em deficiência há um longo tempo, estudo para concursos e verificando os vídeos, consigo identificar os pontos fracos e me esforçar agora para esmerá-los.

    Imensamente Agradecido.

    Responder

  13. É muito bom ter pessoas que contribuem para que outras aprendam a explorar melhor os seus potencias de forma consciente.
    Parabéns pelo seu trabalho!!!

    Responder

  14. Oi Ana,
    Meu depoimento é muito grande, não caberia em um post…
    Mas vou agradecer imensamente por me ajudar. Depois de muitos anos de dedicação a um trabalho,fui demitida, assim do nada, e resolvi estudar para não ter uma depressão e principalmente para mudar minha história. VOU PASSAR EM UM CONCURSO. Mas voce sabe que a jornada não é fácil. Então toda noite antes de dormir, quando penso em desistir, procurar um novo sub emprego, eu assisto um vídeo, tomo nota para colocar em prática no dia seguinte e não perder a esperança de superar minhas dificuldades (que não são poucas).
    Seus vídeos estão me mostrando que posso tudo, que sou inteligente e que só não estava sabendo essa máquina.
    Espero muito em breve colocar meu testemunho de superação e vitória aqui.
    Muito obrigada!

    Responder

  15. Excelente vídeo, Ana, superou mais uma vez as minhas expectativas!
    Vou aplicar a prática deliberada em várias áreas do meu aprendizado.
    Era esse o ponto-chave que estava faltando para melhorar o meu desempenho!

    Responder

  16. Beleza de aula Ana estou de queixo caído, embora suas cobrinhas desta vez não tenham sido bonitas como na aula anterior eu gostei muito das explicações da sua aula, vou começar a gravar suas aulas, Ana, elas são demais vou me tonar um seguidor ativo do seu blog. Um grande abraço. Meirinho.

    Responder

    1. ahahaha, Antonio, é que as “cobrinhas” dessa vídeo-aula são antigas… mas o que vale é a informação contida nelas, né? 😉

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  17. Olá! Existe um livro técnico-cientifico ou outro similar(não técnico-cientifico) que trata do assunto abordado no vídeo que você conheça ?

    Responder

    1. O “fora de série” foi o primeiro a falar disso, acredito que no final dele tenha referências mais técnicas, Douglas.

      Responder

  18. Ana
    Estou tão fascinado pelos seus vídeos, pelos ensinamentos e lições neles contidos, que tenho procurado rever sempre esses vídeos(quando paira uma dúvida) e colocar em prática no meu dia a dia. Não tenho a menor dúvida que o treinamento passado no curso MA3 supere todas as expectativas. Espero ter a honra de poder participar do próximo curso em 2014 (já estou juntando todas as moedinhas).

    Responder

  19. Ola!
    Hoje pela primeira vez buscando sobre MAPAS MENTAIS, encontrei o seu material admiravel!
    Gostaria de aprender fazer os mapas, elabora-los, pois nao sei mesmo e estou estudando A MUSICA e o INGLIHS.
    Por favor ajude-me a localiza-los se e que ja estao aqui.
    Um abraco e obrigada pela oportunidade.
    M.Alice

    Responder

  20. Boa noite, gostei muito do método, eu gostaria de saber como praticar por ex. nas questões dos concursos para prof na parte dos estudos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação…

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    1. Maria, eu não tenho um conhecimento específico na lei de diretrizes e bases, mas em termos de questões de concursos, o ideal é praticar com o máximo de questões de concursos anteriores.

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  21. Ana com relação aos mapas mentais minha grande dificuldade,ainda, é encontrar o palavra chave. Como faço isso passo a passo?. Sei que voce vai dizer que está no curso AM3 e assim to dando uma de esperto e querendo uma informação privilegiada sem pagar nada. Nada disso amiga. Quero apenas, informações e dicas que estiverem ao seu alcanse sem comprometer o conteúdo do curso.

    Responder

    1. Oi Rildo de fato este passo a passo está no treinamento AM3.
      E a questão é que eu ensino 4 técnicas diferentes.
      O importante é você conseguir deixar de fora aquilo que é mais um enfeite do que o essencial.
      Essa é a base de todos os métodos para encontrar a palavra-chave.

      Responder

  22. Olá muito boa essa aula, gostaria de saber como utilizar a pratica deliberada para memorizar, e fixar o contendo de uma leitura.

    grata

    Ana Paula

    Responder

    1. Uma forma interessante de fazer a prática deliberada para memorizar é você, neste caso de leitura, fazer mapas mentais daquilo que você leu.
      É uma prática bem interessante que ajuda bastante na memorização.

      Responder

  23. É a primeira vez que assisto um video seu, me cadastrei recentemente, fiquei maravilhado, excelente trabalho.

    Responder

  24. Venho recebendo teus e-mails já algum tempo, mas nunca tinha tempo para assistir com atenção tuas aulas, como acredito que tudo acontece no seu momento certo, e devemos estar atentos, assisti até o final, e realmente me surpreendi, gostei muito, estou me organizando para atingir metas de alguns objetivo e vou divulgar o máximo possível porque acho muito útil e valioso teu trabalho, obrigado.

    Responder

  25. Primeiramente quero agradecer por essa sublime preocupação em ajudar o próximo a vencer certas dificuldades. Ana – palavras chaves de um certo tema é uma tecnica que cada um desenvolve? ou existem praticas dentro do texto a serem observadas para o resultado?
    Grato.

    Responder

    1. Abelardo normalmente existem técnicas para você encontrar as palavras-chave.
      Para você se habituar a encontrar as palavras-chave e você pode desenvolver a sua própria ou aprender as técnicas de alguém.
      Geralmente no nosso treinamento fechado AM3 eu ensino 4 destas técnicas, ok!

      Responder

  26. Olá Ana,

    Adorei esse vídeo. Como faço para saber mais sobre o seu trabalho e como receber a sua ajuda?

    Responder

  27. Por favor, o video nao esta mais disponível ? Esta é a mensagem que aparece qdo clivo no play. Gostaria muito de assistir ao vídeo. Abraço

    Responder

  28. Ok. Muito legal essa dinâmica de aprendizagem. Mas gostaria de saber em qual linha filosófica a pratica deliberada está associada. Grato por sua atenção.

    Responder

    1. O conceito de prática deliberada vem de experimentos em psicologia cognitiva, Divino.

      Responder

  29. Ana acho maravilhoso esse seu jeito esclarecedor! Você amplia e clarifica o nosso olhar em relação à aprendizagem e principalmente em relação às tarefas para a aquisição da excelência, tornando essa uma possível conquista. Creio que com a prática, alcançarei tudo que eu almejar atingir usando essas maravilhosas ferramentas, principalmente a ferramenta Mapas Mentais. Parabéns, sou sua fã!!!

    Responder

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