Procrastinação: como combater?

Essa é a segunda parte da nossa vídeo aula sobre essa ‘praga’ que assombra a nossa mente quando temos que realizar nossas tarefas. Nessa vídeo aula vou te mostrar algumas técnicas para combater a procrastinação. São várias sacadas num só vídeo! 😀

Ferramentas para controlar sua procrastinação

Sejamos sinceros: ninguém consegue evitar 100% a procrastinação. É como tentar fazer uma dieta hiper-mega-saudável o tempo todo: você acaba correndo o risco de se ver no sofá da sala abraçado com um pote de sorvete quando a coisa apertar.

Mas assim como é possível criar estratégias para se comer saudável a maior parte do tempo, também dá controlar melhor  nossa “boa e velha enrolação”. Para isso é preciso conhecer algumas ferramentas e técnicas.

Vamos lá?

Ferramentas de Controle pessoal

combater-procrastinacao

Força de vontade: conte com ela somente na medida certa!

A força de vontade é a primeira coisa que uma pessoa tem quando precisa cumprir determinada tarefa, e eu tenho uma boa e má notícia.

A má noticia é que a força de vontade é um recurso finito no ser humano. Ou seja, ela vai se exaurindo, e se você usa a força de vontade para realizar uma tarefa, quando você for realizar a segunda, a coisa fica bem mais difícil.

A boa notícia é que isso tem reméido. Todos nós temos uma dose de força de vontade, e podemos direcionar esse recurso tão escasso para criarmos hábitos. Os hábitos são tarefas que executamos no automático, e quando uma tarefa está automatizada, não precisamos mais gastar nossa força de vontade. Estudos indicam que, mais ou menos, entre 30 a 40 dias de repetição são necessários para criar um hábito na sua vida.

Primeiro hábito: fazer um diário

Calma! Você não precisa fazer um diário de adolescente, contando os pormenores do seu dia. SE o objetivo é reduzir a procrastinação e aumentar a produtividade nos estudos, você deve fazer um diário bem objetivo: escreva nele as 3 coisas mais importantes/interessantes que você aprendeu a cada dia. Com isso você acaba criando uma auto-cobrança no seu cérebro, que fica monitorando subconscientemente o que aprender para poder escrever no diário.

Incentivo Financeiro

Essa ferramenta eu não uso muito, mas vou compartilhar por aqui também, porque ela é útil para pessoas que tem muita resistência a mudança. O objetivo é fazer com que não cumprir a tarefa envolva um prejuízo financeiro concreto.
Um exemplo: Eu tenho uma atividade para terminar semana que vem, então para eu ter certeza de que vou fazer essa atividade, eu faço um cheque no valor X e entrego para um amigo. Ao entregar, explico a ele que se eu não tiver feito a atividade no prazo, ele pode doar esse cheque para uma instituição de caridade.

Ferramentas Automáticas de controle

combater-procrastinacao-2

Se a força de vontade é finita, que tal colocar pedir uma ajudinha a tecnologia?

Celular:

Mode de usar: desligue quando estiver estudando.
O mundo já existiu sem celular, você sabia? Você pode perfeitamente esperar até mais tarde para saber em que gaveta o gatinho da sua irmã resolveu fugir do frio hoje. :p

Conta especial:

Se você usa o computador para aprender, seja por uma ferramenta ou por causa de materiais em formato eletrônico, uma ideia muito interessante é você fazer uma conta especial para estudo. Nessa conta você pode colocar restrições a distração. Ou seja, você vai dificultar ou mesmo impedir o seu próprio acesso a redes sociais ou sites de entretenimento.

Existem alguns softwares pagos ou até gratuitos que fazem esse bloqueio para você. Outro dia estava conversando com um amigo meu no Facebook e percebi que ele sumia de repente, e depois respondia com 40 minutos de atraso. Começava a conversar de novo, de repente sumia e só aparecia mais de meia hora depois. Eu achei que ele estava ocupado, falando com outras pessoas, mas depois ele me contou que tinha um software que liberava o facebook por 5 minutos a cada meia hora, e depois bloqueia novamente.

Ferramentas de Controle Social

combater-procrastinacao-1

Grupo de estudos

Uma boa forma de combater a procrastinação que surge quando “ninguém está olhando” é estudar com seus colegas, seja online ou offline. Mas cuidado, é preciso muita disciplina, objetividade e metas claras para que o grupo de estudos não vire um grupo de bate-papo sobre a gaveta escolhida pelo gatinho da sua irmã…

Aliás, nem precisa ser estudo em grupo. Basta que todos se encontrem na biblioteca, por exemplo. Assim as pessoas se sentem mais “vigiadas” e acabam evitando distrações.

Crie um Blog

Um ótima maneira de implementar o diário que sugeri antes é fazer um blog. O blog é um diário virtual, com a vantagem que está todo mundo olhando e as vezes até comentando. Os comentários costumam funcionar como incentivos, mas o poder mesmo vem do comprometimento público. Se você anuncia no blog, as pessoas vão perguntar! Isso dá um incentivo extra para você terminar aquele artigo que você falou que ia comentar hoje a noite no blog… 😉

Exemplo de comprometimento social: Criação AM3
No Mais Aprendizagem temos um treinamento que se chama AM3, Aprendizagem Multiplicada por Mapas Mentais. Quando eu anunciei a primeira turma do AM3 eu não tinha o curso gravado. Então eu acabei me comprometendo de maneira muito forte com as pessoas que já tinham comprado o curso, a cada semana que passava eu tinha que entregar um módulo novo. E o que aconteceu? Esse material foi feito, e hoje é o AM3 é o treinamento mais procurado do Mais Aprendizagem, com diversos casos de sucesso, como você pode ver aqui e aqui.

Todos nós procrastinamos

Independentemente das ferramentas e técnicas que você use, você vai procrastinar em algum momento.
Isso é da nossa natureza, atender aos desejos de maneira imediata é instintivo, vemos muito isso nas crianças.

Então a dica final que eu te dou é a seguinte: quando você conseguir ultrapassar todas as barreiras e começar a estudar, seja eficiente! Saiba o que você vai fazer, como vai fazer, quais as ferramentas você vai utilizar, enfim, qualquer meio que vá te ajudar ser mais eficiente. Assim, o tempo que você tem sem procrastinação é melhor aproveitado.

Uma forma de aumentar o rendimento nos estudos é aprender a usar ferramentas de aprendizagens eficientes, como por exemplo, fazer anotações em forma de mapas mentais ou usar aprendizagem espaçada, por exemplo.

Espero que eu tenha te ajudado com essa séria de vídeo-aulas a entender e combater a procrastinação. Mas antes de ir embora, me conta uma coisa…

O que você faz (fora essas dicas que citei) para reduzir a procrastinação?

E quando está procrastinando, o que você deixa de fazer? Quais as implicações em curto, médio e longo prazo?

Comenta aqui no nosso blog 🙂 Eu adoro saber sobre a sua aprendizagem. Além disso, essa reflexão por escrito vai te ajudar muito!

35 Comentários


  1. As vezes quando começo a estudar ou no decorrer do estudo meu cérebro me remete aos meus problemas a resolver e a tarefas a fazer, como por exemplo comprar algo, guardar tal coisa, ligar para fulano, etc. Resolvi isso anotando rapidamente em algum rascunho e retomando o estudo em questão de segundos para não ficar com receio de esquecer aquele compromisso ou de querer achar uma solução para o problema. Assim não interrompo o estudo e também não esqueço dos meus afazeres, que terão uma hora adequada para serem realizados.

    Responder

    1. Esta é uma excelente estratégia, Thalita. Um outro efeito é que ela reduz a ansiedade tb, pois ao anotar o cérebro acaba entendendo que vc já lidou com a questão. 🙂

      Responder

  2. Estou desesperado…..me formei com 17 anos e a 5 anos(…escrevo isso chorando…)estudo pra passar no curso de engenharia civil. Já tenho 22 e nada…não consigo estudar direito…me ajude por favor ….muitas vezes penso em desistir e ir trabalhar na roça
    ….acho que estou burro… 🙁 ….todos os meus amigo e primos estão na faculdade e eu aqui tentando fazer um vestibular…que vergonha! 🙁

    Responder

    1. Maicon, no nosso blog existem outros vídeos sobre o tema de procrastinação e outros conteúdos que ajudam a estudar melhor.
      Busque e assista!!
      Não desista continue tentando…
      Abs, Marcelo.

      Responder

  3. Eu estou tendo dificuldade em me concentrar no estudo de inglês. Já consegui um material interessante, de audio livros e os textos, estabeleci 15 minutos/dia para ouvir e ler, mas tenho deixado de cumprir minha agenda vários dias na semana. Tenho usado uma sugestão sua, que é aumentar a velocidade do vídeo e, para os seus vídeos, tem funcionado bem; eu me concentro mais. Para os vídeos em inglês, ainda não consigo, pq não domino o idioma. Vou criar o usuário estudante, para ver se aumento minha produtividade. Obrigado pelas dicas.

    Responder

    1. Obrigada, Lucas. A maioria do que eu leio está em inglês, e no caso específico deste vídeo eu não lembro exatamente as referências que usei.

      Responder

  4. Oi Xará 🙂
    O que tem me ajudado é me dar pequenas recompensas por não procrastinar, por exemplo, eu amo música e já que para estudar precisa desligar tudo, assim que eu terminar tal meta eu me darei uma música de presente, uma só. Essa semana, a partir da quarta feira eu só ouvi uma música, a mesma, não podia mudar… Porque se não iria procrastinar :\
    Então, toda pausa, uma música.
    Percebi que tenho que reorganizar meu cronograma de estudos, ele não está bacana nem tão pouco eficiente. O que farei é castigos, porque como gosto muito de música isso vai funcionar. Caso eu não cumpra minha meta ficarei dois dias sem ouvir uma música qualquer.
    Não sei se isso irá virar um hábito ou se sempre terei que recorrer a força de vontade, mas enquanto estiver funcionando farei assim 🙂

    Obrigada mais uma vez!

    Responder

  5. Estudo começando a estudar agora com afinco, e para isso separei 2 horas de estudo de manhã mais quatro horas de estudo a tarde. Adora futucar na internet , então,
    estou tentando ver tudo que posso antes e depois dos estudos.

    Responder

  6. Bom dia,
    achei o máximo as dicas nas quais tentei todas, preciso aprender uma nova linguagem de programação e travei,estava 100% comprometido com meu corpo me exercitando todos os dias,estudando três horas por dias ,por um bom tempo,já havia se tornado uma rotina,um belo dia acordei e comecei a procrastinar e não parei mais,já tem uns 2 meses,hoje só lido com urgências,e como trabalho com tecnologia os clientes querem tudo para ontem ou seja meu caso é complicado.Falta foco,força de vontade,administração do tempo etc.
    Marconi Xavier

    Responder

    1. Marconi, que bom que vc se identificou/reconheceu neste post…
      Se reconhecer em algo faz com que possamos refletir, parar para analisar os modos, os jeitos os quais vamos fazendo, fazendo, fazendo determinadas coisas.
      A partir das reflexões que o post sugere mudanças podem emergir…
      Pense nisso!
      Abraços, Marcelo.
      Gerente de relacionamentos.

      Responder

  7. Muito bom! Tem me ajudado muito. Considero que estou evoluindo, percebo, Também que já faço algumas coisas, porém não sabia que são estratégias para reduzir a procrastinação. Uma delas e escrever coisas que aprendi ou vivi durante o dia.

    Responder

    1. Essa ideia de escrever as coisas que fez durante o dia é interessante principalmente porque pode gerar um outro ponto de vista.
      Um outro olhar sobre as coisas que vc aprendeu e desta forma pode aflorar as facilidades e as limitações…
      Abraços, Marcelo.

      Responder

  8. Procuro focar no naquilo que estou fazendo e determinando horários , para ás varias tarefas agendadas , após o atendimento aos clientes e quando não tenho compromissos externos ; uma hora para o face e responder e-mail , uma hora para treinar leitura, meia hora para telejornais, ler um artigo de interesse , no final relaxo com um filme, uma série ou programa de humor.

    Responder

  9. Olá Ana,
    Respondendo as duas perguntas feitas na vídeo -aula procrastinação @.
    Atualmente eu tenho procrastinado muito, nestas duas semanas estudando em casa , quase não atingi nenhum objetivo. Gostei das dicas e vou aplicar a partir de hoje.
    O que eu não faço, e perco ao longo do tempo, é por exemplo, ter uma data de prova marcada e ficar pensando, ” tenho que estudar”, porém na hora que estou com o livro aberto me vem a cabeça outras coisas e estes pensamentos me atrapalham a me concentrar no que estou fazendo no momento exato. Quero controlar isto, não sei se é de minha personalidade , mas estes traços me atrapalham muito hoje a cumprir meus objetivos. Quero voltar aqui neste post e contar o que consegui depois desta vídeo aula.
    Um grande abraço! E parabéns, por este Blog maravilhoso e sua doação de tempo a um trabalho que ajuda muitas pessoas !

    Responder

    1. Primeiramente, obrigado pelos seus comentários.
      Através de seu relato pude perceber uma questão ligada a concentração.
      Aqui no nosso canal existe um post denominado: 3 erros que atrapalham sua concentração.
      Vc já assistiu? Caso negativo entre no nosso blog.
      Ficaremos aguardando vc voltar aqui e nos narrar mais um trecho de seus projetos, suas impressões e constatações e talvez até desdobramentos em ações positivas…
      Até logo, abs.
      Marcelo

      Responder

  10. O que eu faço para evitar a procrastinação e planejar o dia seguinte e me desconectar quando necessito de concentração para fazer algo.

    Responder

    1. João, vc pode seguir as recomendações sugeridas pelo post indo em ferramentas para controlar a sua procrastinação.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  11. Tudo bem Ana?
    Difícil responder o que estou fazendo para não procrastinar, na verdade tenho procrastinado e muito. Ha algum tempo, me comprometi a finalizar minha formação acadêmica, estou no último período de Administração e já decidi que vou fazer mestrado também, o problema é que apesar da carreira que escolhi não tenho mantido uma agenda de tarefas muito arrumada, absorvo cada vez mais responsabilidades e acabo me perdendo na divisão do tempo disponível (uma vez que também trabalho), para cada uma delas, o que acontece no final é uma completa falta de objetividade nas ações tomadas, no fim do dia vejo que não progredi nada e acabo me seduzindo pelo “prazer imediato em detrimento do resultado de longo prazo”.
    Seus vídeos têm me ajudado muito como ferramenta de mitigação dos estragos realizados até aqui, mas ainda tenho dificuldade em distribuir meu tempo de forma mais eficaz.

    Responder

    1. Hercílio, isso vai acontecendo no decorrer do tempo, principalmente na medida que vc internalizar as ferramentas disponibilizadas nos vídeos.
      No primeiro momento não é fácil, porém através de esforço e continuidade tudo vai sendo direcionado para onde vc deseja seguir.
      Vale a pena acreditar!!
      Estas ferramentas irão lhe ajudar a criar uma rotina de afazeres, uma espécie de formação de hábitos em prol dos seus interesses.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

    2. Obrigada Ana! Quando a procrastinação acontece, deixo de ler, estudar! Planejar milhas atividades e depois vem o sentimento de culpa! E fatal isso!

      Responder

  12. Prezada Ana. Respondendo a segunda pergunta do seu vídeo Procrastinacao parte 2, quando eu me distraio com algo diferente do que envolve meus objetivos, eu os deixo cada vez mais distantes de mim. E no meu caso, seria principalmente a continuidade de minha independência financeira. Abraços e obrigada.

    Responder

    1. Debora quando tem algo assim como vc coloca é bem difícil a gente se concentrar mesmo.
      Entretanto, a consciência de que existe algo me distraindo pode servir de uma espécie de primeiros passos em prol de se concentrar mais.
      Após a identificação da coisa em si vem a pergunta: O que eu posso fazer no intuito de amenizar os impactos negativos da questão?
      Pense nisso.
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  13. Ana, sei que vc já falou em algum lugar, mas eu não lembro onde.

    Qual o mindmap que vc usa mesmo?

    Responder

      1. Disponha! Se não fez o teste, recomendo. Aproveito para convidar para conhecer o aplicativo desenvolvido por nossa equipe: http://www.primaerp.com – A julgar por seus textos, tem muito a ver com seu trabalho. Parabéns por ele, aliás!

        Responder

  14. Professora Ana,

    Agradecemos sua dedicação!
    Outras estratégias são:

    -Definir e se programar para não fazer determinada coisa que causa sua procrastinar (ex.: não tirar uma soneca no meio da tarde). Para isso preciso mudar o lugar do meu estudo e caso me de sono, devo fazer determinadas ações: lavar o rosto, dar uma volta de 2 minutos, etc…

    -Ter em mãos, uma imagem que represente o ponto onde quero chegar (pode ser uma pessoa, um lugar ou uma situação) e assim me faz lembrar o motivo pelo qual troco uma satisfação atual e passageira, por um projeto de vida ou parte dele.

    -Ler frases de impacto nas primeiras horas do dia, para já iniciar com o pé direito.

    -Separar as atividades que devem ser feitas, de modo que possa conceber sua realização (Estudar para prova de matemática: Assunto 1 = x horas, Assunto 2 = y horas…) Para não ficar subjetivo e sua mente desculpar-se da fuga com o argumento da impossibilidade.

    -Fazer um balanço diário, com aquilo que fez e o que deveria ter feito.

    -Buscar exemplos de pessoas que realizaram seus objetivos, de modo a compreender principalmente, quais e de qual modo, superaram suas dificuldades particulares.

    Bom, assim por cima, creio que é isso que tenho para contribuir.

    Abraço

    Responder

    1. Uau, Leonardo, vc entende bem do negócio! Suas táticas são ótimas! Parabéns… 😀

      Responder

  15. Mesmo estes métodos sendo verídicos, ainda sim são os principais e melhores pra quem está começando a reduzir seu tempo de procrastinação, ótimo trabalho!

    Responder

    1. Tenho facilidade de proscrastinaçao, principalmente quando assisto filmes ou jogos! Paro por tempo! Deleto!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *