MA #12 – P&R – Como juntar prática deliberada com aprendizagem espaçada?

Neste episódio da nossa seção de perguntas e respostas, voltei – atendendo a pedidos – ao formato de mapa mental. Eles são imbatíveis mesmo, né? 😉

As vídeo-aulas citadas são as seguintes:

Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Oi tudo bem!

Aqui é Ana,

Hoje nós temos mais uma seção de perguntas e respostas do Mais Aprendizagem.

A pergunta de hoje é: Como juntar a prática deliberada com a aprendizagem espaçada?

Primeiro eu quero explicar aqui em rápidas palavras o que são estes dois termos (prática deliberada e aprendizagem espaçada).

A prática deliberada é uma forma comprovadamente usada para que você adquira uma habilidade cognitiva o mais rápido possível.

Na realidade não é qualquer prática que vai te levar a aprender uma habilidade cognitiva.

A prática deliberada possui algumas características que são próprias dela.

Eu vou deixar um link neste blog para outra vídeo-aula onde falo mais detalhadamente sobre a prática deliberada.

A prática deliberada é uma forma específica de praticar as habilidades cognitivas. Você pode usar isso para leitura, para memorização. É bom para matemática, tocar violão. Ela possui vários usos.

Agora a aprendizagem espaçada é na realidade uma técnica que surgiu em escolas da Inglaterra.

Eu acho que tem um ou dois anos. Então eles começaram a ministrar aulas da seguinte maneira:

– eles davam 20 minutos de aula muito intensa e 10 minutos de descanso; descanso mesmo; os meninos iam para a quadra jogar bola ou ficavam brincando de massinha.

– depois eles tinham mais 20 minutos sobre o mesmo assunto repetido de uma maneira um pouco diferente; depois mais 10 minutos de descanso.

– no final eles tinham uns 20 minutos de prática, de uso prático do que foi ministrado anteriormente.

A aprendizagem espaçada se mostrou extremamente eficiente nestas escolas tanto que está sendo ampliada para outras escolas.

Foi mostrado que as crianças começavam aprender conteúdos que no ensino tradicional elas levariam meses para aprender.

Também vou deixar um link para o vídeo sobre aprendizagem espaçada lá embaixo para quem quiser entender melhor.

Enfim, como a gente junta à prática deliberada com a aprendizagem espaçada?

Bom, todo assunto tem uma parte teórica e uma parte prática.

Então em uma primeira seção de 20 minutos você pode fazer o estudo da teoria. Na segunda seção você faz uma primeira prática.

Esta primeira prática você pode fazê-la com o auxílio do que você viu lá na teoria.

Em uma terceira etapa você pode fazer uma prática mais intensa. Com isso você vai usando os benefícios da aprendizagem espaçada para fazer a sua prática deliberada.

Agora para quem não tiver tempo de assistir o vídeo ou não tiver assistido ainda e quer entender melhor.

Então o grande benefício da aprendizagem espaçada é que ela dá o tempo para que o processo de sedimentação aconteça quimicamente no cérebro.

O descanso para o cérebro é importante para sedimentar à informação e para que depois você possa colocar mais informações lá dentro ou tentar reforçar aquela informação.

Então esta é uma sugestão que eu dou para juntar prática deliberada à aprendizagem espaçada.

E você já usou a aprendizagem espaçada? Em que temas ou em que assuntos você usou?

Quais foram os resultados para você? Eu fico aguardando os seus comentários lá no blog. Se você está assistindo este vídeo no YouTube vê o endereço do blog lá embaixo do vídeo comente lá no blog. Eu acompanho melhor os comentários do blog.

Vamos discutir isso. Qual o uso da aprendizagem espaçada que as pessoas estão fazendo se é adequado ou não? Vamos trocar experiências sobre isso.

Este é um tema muito novo. Quando eu publiquei gerou um grande interesse. Assim seria interessante a gente começar a publicar as nossas experiências coma aprendizagem espaçada já que faz um tempinho que publiquei e muita gente relatou que estava usando e que estava gostando.

Eu gostaria de saber como estão sendo os resultados da aprendizagem espaçada. Em que assuntos vocês estão usando isso?

Certo!

Eu vou ficando por aqui.

Aguardo os comentários e se você tem alguma pergunta que você gostaria de ver atendida aqui na seção de perguntas e respostas é só colocar lá nos comentários também.

Ai a gente faz aqui uma seleção para liberar uma seção de perguntas e respostas por semana.

Até a próxima!!

53 Comentários


  1. Ana,

    Já inicio meu comentário pedindo desculpas a você e aos seus seguidores e alunos pelo teor pessimista. Venho assistindo a seus vídeos e me surpreendendo com tanta inovação no campo do ensino, em contrapartida, não me sinto incluída no público-alvo.
    Estou há mais de 10 anos tentando uma vaga no serviço público. Sem sucesso. E o motivo é o mesmo que me exclui do público a quem você se dirige: sou fibromiálgica. Nesta síndrome é pouco provável cumprir um planejamento, devido às dores que me tomam de assalto e à constante fadiga. O fibromiálgico necessita de 5 vezes mais energia para realizar a mesma tarefa que os demais. Esta informação é científica. O resultado na prática, quando chego do trabalho ainda com energia para estudar, é que perco o tempo adequado para retomar um assunto, demoro mais tempo para me recuperar para uma segunda rodada de estudos, e ao final não consigo ver boa parte do conteúdo do edital. Ademais, tenho uma lesão postural na cervical, que me impede de escrever pelo tempo requerido, quanto mais desenhar mapas mentais. Finalizo, informando que faço tratamento e que o objetivo deste comentário é saber se você tem conhecimento de algum aluno em situação parecida que esteja conseguindo adaptar o seu método.

    Atenciosamente

    Responder

    1. Oi, Laisa, primeiramente, parabéns por perseguir seus objetivos apesar dos obstáculos.
      Só discordo quando vc diz que “é pouco provável cumprir um planejamento”. O que vc precisa é de um planejamento que seja adequado e realista dentro das suas condições objetivas. Aliás, a grande maioria das pessoas, com ou sem problemas físicos, não consegue se planejar de forma realista, acaba exigindo do corpo e do cérebro mais do que eles podem dar e se frustrando…
      O Planejamento tem que partir de vc, e não ser imposto a vc sem levar em conta a sua realidade. Por exemplo, se vc consegue escrever meia hora por dia, pense qual a melhor forma de usar esta meia hora, ao invés de tentar se impor um planejamento que exige duas horas diárias de escrita. Seus mapas então tem que ser ultra-concisos, só com aquilo que realmente vc precisa muito memorizar e não está conseguindo de outro jeito. Também sugiro que trabalhe a habilidade de fazer associações mentalmente, tornando a memorização mais rápida e fácil de rever até na cama.
      Enfim, mais do que ninguém vc precisa de técnicas eficientes, para aprender em menos tempo o que os outros podem ser dar ao luxo de levar muito tempo aprendendo. Enfim, vá implantando as dicas aqui do Mais Aprendizagem, fazendo o tempo que o seu corpo te dá render mais, que vc chega lá! 😉

      Responder

  2. Oi Ana, tudo bem? Li todos os comentários e não sei de qual participante foi o comentário, mas ele ou ela disse que estava fazendo um primeiro bloco de leitura superficial- 20 minutos; intervalo de 10. Depois uma leitura mais atenta e interativa, retirando as palavras-chave e assim por diante.
    Enfim, vc deu como resposta que o esquema de estudo estava bom, mas aí olhando minhas anotações sobre este vídeo aula e me organizando em meus estudos, pensei: ” Se os primeiros 20 minutos precisam ser de aula intensa, não contraria a primeira leitura superficial dele(a)? Se é superficial, não é intenso!”
    Outra coisa: se estou assistindo a uma aula em vídeo, em velocidade normal e ao mesmo tempo faço anotações rápidas de palavras chave, também não pode ser considerado como 1ª parte e após o intervalo, sistematizaria isso melhor, por exemplo através de um mapa ou esquema? Tem o mesmo efeito?
    Resumindo: 1ª parte: vídeo-aula – 20` velocidade normal – anotações rápidas;
    Intervalo 10`;
    2ª parte: vídeo- aula- palavras-chave – esquemas; 20`
    Intervalo 10`;
    3ª parte: exercícios ou criação de mapas mentais;
    Obrigada Paula

    Responder

    1. Paula, a leitura superficial tende a ser mais rápida, fazendo o estudo ficar mais intenso.
      O seu esquema também funciona, existem muitas variações possíveis. Parabéns pela aplicação dos materiais aqui do blog!! 🙂

      Responder

  3. Ana,

    seus videos tem me ajudado muito, principalmente esse pois, estou tentando organizar meu jeito de aprender.

    Eu não consigo ter foco em absolutamente nada acho que por menos de 3 minutos e isso vem prejudicando meu aprendizado desde que comecei a vida adulta.
    Eu estou usando tempos menos, tento aprender algo em 5 minutos e faço um intervalo maior, agora estou conseguindo me concentrar melhor e com um tempo maior, mas ainda os resultados são muito lentos.

    Minha maior dificuldade é aplicar a pratica deliberada na matemática.

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  4. Oi Ana,

    Estou tendo algumas dúvidas ao utilizar a aprendizagem espaçada:
    Estou fazendo três etapas: sobrevôo/ MM/ revisão MM ou prática, cada etapa dura 35 min com intervalos de 10min (i.e. 35/35/35 min). Mas não consigo implementar todas as etapas da aprendizagem espaçada utilizando 1 bloco de estudo apenas, normalmente utilizo 2 ou mais na aquisição (i.e. 35/35/35/35 min).

    Pode fazer etapas de duração variada (e.g. 15/35/20 min)? É importante a duração dos blocos/intervalos ou só o formato? (Posso dizer que o formato é: ver rápido/ver em detalhe ativamente/ aplicar?) Às vezes não cabe muito bem uma aplicação naquele momento, vale apenas revisar?

    Obrigada!

    Responder

    1. Oi, Karine.
      bacana ver vc aplicando a aprendizagem espaçada. Vc pode sim ter etapas com duração variada, isso é até bem comum. Já duração dos intervalos, essa deve ser fixa. Por exemplo, uma revisão normalmente dura menos que a aquisição, principalmente se for feita com mapas mentais.
      E em caso de materiais mais teóricos, é bem comum vc ter que passar por várias etapas aquisição/revisão antes de poder partir pra prática. Não tem problema. o importante é não adiar a prática quando houver uma disponível. 😉

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  5. Ana,

    Se eu tiver lendo um livro ( uma biografia ou romance por exemplo), como se aplicaria a aprendizagem deliberada + espaçada?

    Eu já vinha usando a Pomodoro Technique, que segue um princípio semelhante à da aprendizagem espaçada…
    pausas de 5 a 10 min entre estudos de 20-30 min, com resultados bem legais!

    Gratidão!
    Att.,

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    1. Mathias, lhe enviei um link sobre esta questão em outro email seu…acesse por favor.
      Abraços.

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  6. Não sei se já foi comentado em outros fóruns, mas gostaria de saber se existe algum estudo desse método aplicado em adultos. Caso positivo, gostaria de ter acesso ao nome do documento e autores. Obrigada!

    Responder

  7. Oi Ana, estou sempre assistindo seus videos como forma de melhorar minha aprendizagem. Com base no que vc ensinou sobre aprendizagem espaçada e o SQ3R, juntei os dois métodos para estudar para minha prova de concurso, ficou da seguinte maneira: Método de Aprendizagem Espaçada aplicada juntamente com Método SQ3R – é dividido em 6 passos, entre 3 blocos de 20 min, com 2 intervalos de 10 min. Começa assim: em 20 min vc deve utilizar os seguintes passos – 1ª Passo – sobrevoo do assunto, leitura rápida; 2ª Passo – questionar, instigar a curiosidade, pode anotá-las; 3ª Passo – reler de forma profunda todo o conteúdo – depois segue um intervalo de 10 min (pode fazer qualquer coisa) – em seguida – dentro de 20 min vem – 4ª Passo – Fazer resumo, pode ser Mapa Mental (eu aplico o mapa); 5ª Passo – Revisar o resumo/mapa mental – segue intervalo de 10 min (pode fazer qualquer coisa) – depois mais 20 min para fazer o 6ª Passo – fazer exercícios, atividades, problemas profundos relacionados ao que se estudou. Pronto! Estou gostando bastante. É importante estabelecer q o assunto a ser estudado não pode ser muito extenso, se for o caso é só dividi-los em partes menores.
    O que vc achou Ana? por favor responde para mim, gostaria muito da sua opnião.

    Responder

    1. Mayara, que legal você buscou pontos de contato entre as técnicas e a partir dali você estabeleceu um forma de estudar que atenda as suas necessidades.
      Muito legal mesmo!!
      Att.

      Responder

      1. Tudo graças a vc e seu blog. Com esse método tô até mais confiante em relação ao que estudo, pois ficou tão mais fácil, organizado e principalmente nada monótono. Esqueci de escrever que deve-se revisar os mapas mentais/resumos já feitos com habitualidade, pelo menos uma vez por semana. Muito obrigada Ana por se dedicar a essa causa!

        Responder

  8. Oi Ana Lopes! Parabéns pelo seu excelente trabalho!

    Vc sabe dizer se a música barroca, com volume baixo, durante os estudos ou etapas do aprendizado espaçado, tem influência positiva na capacidade de retenção da memória de longo prazo?

    Complementando sua resposta para a Jeanine, tem um software: VLC – tem um símbolo de cone – que reproduz mídias em velocidade aumentada ou reduzida, entre outras funções.

    Por favor mande informações sobre o AM3: qdo, onde, como, valor,…

    Parabéns!!

    Responder

    1. Pois é, Sérgio, multitarefa não costuma ser uma boa…
      A multitarefa ou mesmo ouvir música qualquer que seja degrada muito a aprendizagem.
      Quanto ao AM3…
      Estamos pensando em abrir uma nova turma no 2 semestre deste ano. Como as matrículas são abertas só por uma semana, se inscreva na lista para ficar sabendo da data exata. O link é o seguinte: : http://maisaprendizagem.klicksite.com.br/
      Obs: No dia 8 de maio acabamos de fechar uma turma.
      Abs.

      Responder

  9. Oi, Ana.
    Fiquei encantada com seu trabalho. Os vídeos são ótimos!
    Estou estudando pra concurso e achei muito interessante o método de aprendizagem espaçada. Estudo com vídeos aulas mas são vídeos online o que não me permitem a aplicação do software que vc indicou. Haveria algum software capaz de acelerar vídeos online?
    As vídeos aulas são em geral de 30 min. Não tendo como acelera-las (ainda vou continuar na procura da possibilidades de acelerar o vídeo!) que vc me sugere como etapas usando o método de AE?

    Responder

    1. Oi Jeanine!
      Obrigado pelas palavras de estímulo.
      Quanto acelerar vídeos online, você deve ir no youtube.com.br/html5 e mudar o seu player para html5.
      Com isso você passa a ter opção de acelerar o seu vídeo.

      Responder

  10. Olá, estou estudando para concurso público e gostaria de saber como usar essas técnicas nos meus estudos, estudo online e estou estudando duas matérias por dia, uma hora e meia cada matéria + exercícios, devo continuar desse jeito ou mudar? Preciso de umas dicas para melhorar meus rendimentos. Desde já agradeço.

    Responder

    1. A gente tem ajudado muitas pessoas que fazem concurso com o Treinamento AM3, Oscar. Vamos abrir novas vagas em abril, fique ligado… 😉

      Responder

  11. Vou testar a aprendizagem espacada nos proximos dias , mto obrigado por apresentar estes novos metodos de estudo.Parabens pelo trabalho , virei um fa dos teus videos rs

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  12. Muito bom suas dicas ai gostei mesmo vou colocar em prática. Parabéns pelo trabalho.

    Responder

  13. Olá Ana, tudo bem? como sempre boas orientações! Gosto das suas aulas porque que tem uma sequencia didática excelente. Abs,

    Responder

  14. Ola, Ana. Parabéns pelo trabalho que você vem desenvolvendo. Está nos ajudando bastante. Já vi outros vídeos seus e esse me chamou atenção o seu mapa mental. Você usou qual programa para fazer o desse video em específico? Obrigada.

    Responder

  15. Ana, suas vídeo aulas são realmente enriquecedoras. Já acompanho seu trabalho há algum tempo. E essa é a primeira vez que faço um comentário. Trabalho com ginástica para o cérebro e tudo o que você publica fundamenta, e muito as práticas propostas na metodologia. VOCÊ TRADUZ DE FORMA PRÁTICA UM CONTEÚDO MUITAS VEZES COMPLEXO. Parabéns pelo seu trabalho!!! A memória, como ela acontece, como podemos utilizar essa ferramenta preciosa que Deus nos deu. A sua didática é fantástica!! Tenho levado isso pra minha vida e pra vida dos meus filhos!!! Continuarei aqui com certeza!!!

    Responder

  16. Olá Ana! achei muito interessante a aprendizagem espaçada, os resultados são incríveis, qero logo por em prática. Eu estudo pra um concurs
    através de curso em vídeos, mas ñ sei como poderia fazer a terceira etapa sendo essa prática,
    você disse na videoaula q o correto seria fazer exercícios mas se tratando de vídeo aulas nem sempre são dados os exercicios e quando são geralmente as questões ñ batem exatamente com a matéria estudada nas etapas anteriores q você explicou da AE. Tem alguma sugestão. Agradeço desde já.

    Responder

    1. De fato Vitor quando você mantém uma lista de exercícios específica da matéria você pode entrar neste problema, de não ter uma prática específica para aquilo que você está estudando.
      A ideia é você fazer várias sessões de estudo até ter toda a matéria do tópico assimilada e partir para os exercícios.

      Responder

  17. Ana, e o que fazer quando assistimos uma aula que não utiliza Aprendizagem espaçada?
    Exemplo: Na faculdade, as aulas são de 2 horas sem intervalos e com grande quantidade de assunto.Seria algo assim: a primeira parte da aprendizagem corresponderia a aula que o professor deu, a segunda parte, interativa, seria estudar sozinho, depois da aula; e por último, os exercícios.E cada espaçamento seria quase por acaso, o tempo que resta entre a aula e o horário que eu for estudar.Ficou muito desorganizado.Como melhorar isso?

    Obrigado pela ajuda.

    Responder

    1. Infelizmente, essa aula-padrão é completamente inimiga do nosso cérebro, Antonio, mas a maioria dos professores e escolas não sabem disso, é com ela que muitos de nós precisam conviver.
      Uma sugestão é gravar o áudio (com autorização do professor) para fazer o espaçamento depois na hora de estudar em casa. Vc pode gravar no celular ou com um gravador de mão (eu uso um sony px312).

      Responder

  18. Ana,
    é muito interessante porque, como sofro com narcolepsia desde os 17 anos, estudar de forma espaçada era o que me restava como opção. Sempre gostei de estudar, mas o narcoléptico não consegue ficar mais de 20 a 30 minutos acordado e precisa intervalar com cochilos de mais ou menos 10 minutos. Em torno dos 20 anos percebi que existia uma vantagem nesta maneira de estudar e que, de fato, eu gravava de forma muito mais sólida o conteúdo que antes. Nunca imaginei que existisse qualquer estudo sobre esta maneira de incrementar o aprendizado muito menos que tinha até método.

    Responder

    1. Nossa, Bernadete, que depoimento surpreendente!
      Na verdade esses estudos são muito recentes. Fico feliz que o vídeo tenha te ajudado a entender melhor o que se passa. 🙂

      Responder

  19. Ana

    Estou amando as aulas. obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Sou formada em ciência da computação, pos graduada em gestão do conhecimento e uso mapas mentais a anos.
    Estou estudando para a certificação de inglês IELTS, na qual já alcancei minha meta para speaking, reading e writing porém empaquei no listening. Provavelmente por nao gostar de TV e seriados não desenvolvi o skill.
    Então esses dias, no auge da minha frustração com o estudo, encontrei o livro do Tim Ferris que fala também sobre meta learning e desconstrução.
    E agora encontrei seu blog, que me deu uma esperança para desenvolver habilidades como concentração que eu achava que deveria ter nascido com ela e infelizmente não nasci.
    Pretendo usar o método de PD + AE para desenvolver o listening para o exame. Quebrei em pequenas habilidades necessárias e vou começar a praticar método.
    Depois passo pra falar como foi.
    bj
    Debora

    Responder

    1. Opa, Débora, que bom! Passe sim, fico esperando curiosíssima para saber o resultado!! 😀

      Responder

  20. Ana, estou adorando suas video-aulas, estou sentindo uma melhora no meu nível de aprendizagem que me surpreendeu e muito! Porém acontece uma coisa interessante… Ás vezes acabo esquecendo dos 10 minutos de descanso e acabo me exaustando, ora pela matéria ser interessante e eu gostar, ora pela matéria ser difícil e eu estar tentando compreender e aprender. Acontece que muitas vezes, pela sobrecargas, tenho uma leve impressão de que não estou aprendendo nada mas após um certo tempo de descanso maior 40min… 1h… quando revejo o que estudei, tudo deslancha e as informações vem de um jeito muito natural e sequencial, uma coisa vai puxando a outra. Será que o uso dos mapas mentais tem a ver com esse fenômeno?

    Responder

    1. Mapas mentais facilitam muito a retenção da informação, sim, Matheus. Mas perceba a importância do intervalo, ele evita a exaustão… 😉
      Vc pode tentar usar um timer para evitar que vc se perca demais no tempo.

      Responder

  21. Oi Ana adoro suas dicas. Estou com uma dúvida, acha melhor estudar para o enem por livros ou por apostilas? Não faço cursinho e estou inseguro nessa escolha. Muito obrigado.

    Responder

    1. O importante é que o material seja compreensível e de boa qualidade, Bill. Se chamam de livro ou de apostila, não importa muito… 😉

      Responder

      1. Eu tenho apostilas iesde pré-vestibular (elite) e livros de ensino médio da editora ática e tbm da scipione. Estava em duvida pq a apostila parece ser mais direta e o livro menos direto porém mais rico. A duvida o que seria mais eficaz pro vestibular tradicional.
        Sou seu fã e adoro seus vídeos no youtube. Obrigado.

        Responder

        1. Normalmente é assim mesmo, Bill, as apostilas são mais voltadas especificamente para passar no vestibular, e os livros tem uma preocupação de ir um pouco mais fundo.
          O problema é que sem compreender de verdade o que está estudando, a sua capacidade de extrapolar para situações inesperadas é menor. E a retenção também piora consideravelmente.
          Enfim, acho que apostilas são mais apropriadas para revisões, não para um primeiro contato com a informação. 😉

          Responder

  22. Bom dia!

    Parabéns pelo blog, muito bom mesmo.

    Uma pergunta, como poderia utilizar a aprendizagem espaçada para tocar violão?

    Responder

    1. Sim, dá para usar para qqr aprendizagem. Não entendo muito de violão, mas imagino que na primeira fase vc pode, por exemplo, estudar uma música nova. Na segunda vc pode tentar tocá-la inteira sem parar. Na terceira, tentar tocá-la sem partidura. O tempo necessário em cada etapa pode variar, de acordo com a complexidade do que vc está tentando fazer. 😉

      Responder

  23. Olá Ana!

    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo blog. O “aprender a aprender” é algo que me instiga muito e que eu necessito muito de ter.

    Gostaria de compartilhar algumas coisas contigo.

    Estou cursando Medicina na UFMG, sou do décimo período e desde o início sofri dificuldades para estudar. O Conteúdo em medicina é muito extenso e a prática que temos muitas vezes não condiz com a teoria. Não quero ser esse tipo de pessoa que estuda apenas para receber um bom conceito no final do semestre; quero aprender para ser um bom profissional. No entanto a pressão da prova de residência e dos cursinhos é bem grande. Acredito que não precisamos tanto da presença física de um professor, mas acho que falta sim, a prática deliberada.

    O que vc chama de aprendizagem espaçada eu aplico na “Técnica de Pomodoro”, já ouviu falar? Primeiro leio por 25 minutos, descanso 5 minutos e faço esse ciclo por mais três vezes. No final desses tres ciclos, aumento meu tempo de descanso para 30 min. Contudo, mesmo assim o aprendizado não vem e sinto que a cada dia a minha capacidade de retenção de conhecimento é menor.

    Em função dessa dificuldade minha e , percebendo que outros estudantes de medicina tinham o mesmo problema eu criei o GEDAAM: Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina. Reunimos semanalmente e discutimos temas que você aborda muito bem em seu blog, dentre outros como administração do tempo, sono, etc… Apesar de ser o criador e um dos coordenadores do grupo, sinto que a estrada é muito longa a percorrer.

    De qualquer maneira estou disposto a aprender novas idéias e tenha certeza de que ganhou um seguidor! Espero poder usufruir da sua experiência e conhecimento e que, se oportuno, venhamos a trocar experiências!

    Um grande abraço!

    Responder

    1. Que legal, Diego. Realmente, o conteúdo de medicina é muito extenso mesmo. Vc está de parabéns pela iniciativa do grupo! 🙂

      Responder

  24. Seria lindo se fosse possível aplicá-la na programação de software…

    O único problema é que ao invés de 20 minutos, as sessões deveriam ser de 20 horas.

    Responder

    1. kkkkkk.
      A melhor prática deliberada é pontual, Fernando. Mesmo em níveis mais avançados de programação, vc pode criar atividades que sejam mais curtas, por exemplo focando em uma parte de uma biblioteca ou até em usos de uma função específica. 😉

      Responder

  25. Oi Ana, estou estudando para concursos e tentei aplicar a aprendizagem espaçada por alguns dias, mas acho o período de 20 minutos muito pouco para os conteúdos que tenho que estudar. Vc acha que daria certo se eu aumentasse para 30 ou 40 minutos, mantendo os 10 minutos de intervalo?
    Parabéns pelos seus vídeos! São inspiradores! Obrigada!

    Responder

    1. Oi, Letícia, acho sim, aliás, muita gente tem usado períodos maiores, de até 50 minutos. 😉

      Responder

  26. Eu uso memória espaçada. Mas não da forma ortodoxa.
    Eu apenas reviso a cada tantos dias.

    Primeiro, eu leio sobre o conteúdo ou assunto que quero aprender, depois anoto para revisar depois de 3 dias (também procuro mais informações do mesmo conteúdo se me interessar), repito depois de 5 dias, o mesmo depois de 7 dias, depois de 10 dias, 15, 20, 30 e assim progressivamente.

    Quanto mais eu reviso, mais tempo levo para revisar novamente, até eu perceber que aprendi e parecer que nunca mais esquecerei.

    Responder

    1. OI, Henrique, esse técnica que vc descreve chama-se repetição espaçada, e é muito boa também. A aprendizagem espaçada ocorre dentro de uma única sessão de estudo. As duas juntas são poderosíssimas! 🙂

      Responder

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