Por que fazer mapas mentais?

Mapas mentais ajudam na memorização e aprendizagem

Produtividade em seus processos de conhecimento e organização na produção de conteúdos, esses são alguns dos benefícios dos mapas mentais, que surgem como uma opção na organização do fluxo de ideias natural do cérebro.
Além de atuar no raciocínio, o mapa mental também ajuda no processo de memorização em longo prazo. Isso acontece a partir do momento da estruturação do mapa. Elementos como cores, desenhos, símbolos e informações segmentadas, fazem com que o cérebro raciocine e grave os dados com mais facilidade.

Aprendizagem

Saber diferenciar conteúdo e método é essencial no processo de aprendizagem. Para desenvolver a concentração, melhorar a absorção e lidar com o excesso de informações, os mapas mentais podem ajuda-lo a aprender mais profundamente e de maneira mais ágil.
Com a ferramenta, a absorção e criação de conhecimentos tornam-se mais interessantes e criativas. Nesse caso, é recomendado que o mapa seja desenhado a mão, assim, é possível que o cérebro tenha um tempo para receptar as informações.
aprendizagem

Criação

O mapeamento mental pode ser um grande aliado no processo de criação. No brainstorm, pensamos em uma chuva de ideias soltas na cabeça, que, com o mapa mental, podem ser facilmente organizados. Uma boa ideia na criação de mapas mentais é a utilização de softwares, que permitem mudanças de ramos ou grupos de ramos de um lado pro outro, até chegar a uma organização coerente.
aprendizagem
___________________________________________________________________________________________________

Dicas de softwares

 Confira abaixo alguns programas para computadores que auxiliam na criação dos mapas mentais:
-Fremind
-SimpleMind+
-iThoughtsHD
-Mindjet
 __________________________________________________________________________________________________

Gestão de Informações

Aprender a criar novos conhecimentos é um dos benefícios do mapa mental. Por isso, a ferramenta também é recomendada para a execução de projetos grandes, relatórios, livros, artigos, monografias, teses e dissertações.
Neste caso, softwares também são uma boa ideia, já que permitem que você faça links, tenha vários mapas de uma maneira mais organizada, além de poder fazer relações de informações.

Planejamento

Suponha que você tem um projeto, que possui uma série de etapas que devem ser concluídas, você pode colocar essas etapas num mapa mental e ir detalhando. Você começa o projeto com uma ideia geral e aos poucos vai segmentando, às vezes, até mais do que o previsto.
Os mapas mentais podem ser essenciais nesse processo, além de ajudar a lidar com imprevistos. Isso por que o mapa é flexível e você pode retirar e acrescentar informações que você quiser. Além disso, o mapeamento ajuda na estimativa de tempo de duração do projeto, já que você descreve as tarefas menores e consegue realizar uma estimativa realista.
Por enquanto é isso, a próxima vídeo aula sobre mapas mentais ainda está no forno, mas em breve postarei por aqui 😉
Não esqueça de deixar seu comentário, sua opinião é muito importante 🙂
Até mais!

 

90 Comentários


  1. Olá Ana! Gosto muito de seu trabalho e um bom tempo venho acompanhando.
    Gostaria de usar seu método para aprendizados na vida :), uma vez que não estou estudando para concursos.
    Eu gosto de ler livros de desenvolvimento pessoal (ex: o poder do hábito, mente milionária, o poder do agora), mas depois de um tempo acabo esquecendo muitas informações, só que fazer um mapa desses livros levaria muito tempo, teria alguma dica sobre esse assunto?

    Responder

    1. Olá, Janir. O indicado é que seja feito um mapa com o resumo do livro. Normalmente, nos estudos é necessário anotar mais detalhes pois é daí que nascem as questões de prova. Mas de um livro que você lê por hobby, basta anotar um resumo ou as partes que você achou mais interessante do livro.

      Responder

  2. Oi Ana, eu pretendo usar os mapas mentais nos meus estudos, prioritariamente, para concursos públicos. Ainda não iniciei essa prática, mas já fui incentivado por amigos a fazê-los e com eles deram muito resultado. Estou pesquisando mais sobre o assunto para fazer os mapas mentais da forma mais eficiente possível.

    Responder

  3. Olá Ana, sou analista de sistemas e pretendo utilizar cada vez mais os mapas mentais para memorizar regras de negócio, ao invés de fluxogramas (não eliminando estes) pois acho que fica menos poluído para ler. Obrigado.

    Responder

  4. Boa tarde! Sempre ouço seus vídeos ou leio seus artigos e gostaria de sugerir um índice para eles. Ficaria muito mais fácil de se reler o artigo ou reassistir algum video. Da forma que está (ou me parece que está), a pesquisa é meio no escuro.

    Responder

  5. Olá Ana!
    Eu gostaria de tirar uma dúvida com você. Venho acompanhando muitos vídeos seus já a algum tempo, e comecei a fazer Mapas Mentais para estudar por sua causa. O problema é que eu comecei a fazer isso recentemente, e vou fazer 3 provas de concurso, que tem conteúdos muito extensos e ocorrem em Dezembro e Janeiro. Gostaria de saber se você acredita que tem alguma outra forma mais eficaz e rápida do que os Mapas Mentais, pois mesmo eles ajudando bastante, eu acabo demorando muito tempo para ler o todo conteúdo e fazer mapas mentais de cada um deles. Tenho apenas 1 mês até a prova e 800 páginas de conteúdo. Para fazer Mapas Mentais de todos os conteúdo, demoraria muito tempo!

    Responder

    1. Oi, Drika, que bom que faz mapas para seu estudo! O método mais eficiente que eu uso é o AM3, e ele é todo baseado em mapas mentais. O problema talvez seja falta de prática com eles.
      Sugiro que vc se oriente pelas questões provas simuladas para fazer mapas super resumidos, somente com aquilo que for realmente fundamental. Ou seja, leia as provas e exercícios e estude com base neles.
      Assim vc foca mais e consegue ser mais sucinta. Bons estudos.

      Responder

      1. Oi Ana! Sou Católica e faço Estudo Bíblico diariamente. Sabe que estou praticando Os Mapas Mentais para anotações bíblicas?

        Responder

        1. Que legal, Luana! é uma excelente forma de praticar, com uma coisa que tem um significado profundo para você! 🙂

          Responder

  6. Oi Xará, tudo bem? 🙂
    Então, tenho impressão que vou querer fazer mapa mental para todas as áreas da minha vida rsrsrs.
    Eu sou metódica… Até para minhas atividades de higiene no começo do dia eu sigo uma ordem.

    Suas aulas têm feito muito sentido para mim (não sei se já comentei antes, mas já tive contato com neurociência e AMEI, logo, estou amando cada vídeo porque me fazem aprender mais sobre algo que eu já sou apaixonada 🙂 ), e eu tinha muita dificuldade para lidar com essa minha característica metódica, por vários dias cheguei a “bugar”, eu sentia literalmente que meu cérebro travava e, outros momentos, tinha a impressão que ele poderia explodir a qualquer momento :\
    Isso é péssimo! Eram dias improdutíveis, eu só tinha vontade de deitar e esperar meu cérebro voltar a ordem.
    Tive uma crise recente, há duas semanas, mas graças a Deus durou uma única semana. E consegui fazer algumas coisas mais urgentes, mas a sensação de estar sendo improdutiva era gritante.

    Enfim, acredito que usarei mapas mentais para tudo, porque inclusive nessas “crises”, que espero que diminuam com os mapas, poderei escrever que “travei” e ajudar meu cérebro a relaxar.

    A principal área da minha vida que usarei será para organizar, ou ajudar a relaxar, meu cérebro.

    Obrigada mais uma vez 🙂

    Responder

    1. Opa, Xará, de fato, mapa mental “vicia”. Eu também uso para tudo!!! A eficiência dele não tem comparação! 🙂

      Responder

  7. Olá Ana,
    é sempre muito prazeroso assistir aos seus vídeos.
    Quanto aos seus questionamentos, vamos lá:
    – Em que área da sua vida você gostaria de usar mapas mentais com maestria?
    Gostaria de utilizá-los no estudo para concurso e, principalmente, no estudo com meus filhos. Como um colega já relatou anteriormente, eu tb tenho um filho que vai muito bem no colégio e outro nem tanto. Acredito que assim que eu dominar esta ferramenta poderia ajudar
    aquele que mais precisa e com isso ele ficará bem melhor, inclusive com sua autoestima.
    Tb pretendo usá-los na minha organização pessoal, nas inúmeras tarefas que acumulamos com as funções de esposa, mãe, dona de casa, filha e mulher…Aff!!!
    – “Como você acha que os mapas mentais vão melhorar essa área da sua vida?
    Acredito que eles vão otimizar meu estudo para concurso e o aprendizado dos meus filhos, principalmente na parte de memorização.
    Na parte pessoal, acredito que me ajudarão, e muito, na minha organização, em relação àquilo que deve ser priorizado, o que realmente é importante e/ou urgente e ao mesmo tempo não esquecer do que é menos importante.
    Não consigo dar continuidade a uma leitura de um livro. Levo meses para lê-lo. Qdo volto à leitura, não me lembro de quase nada. Assim, se eu for elaborando um mapa mental acredito que consiga otimizar melhor essa leitura. O que acha? Alguma outra sugestão?
    Obrigada, Ana!
    Que Deus de abençõe!!!
    Um forte abraço,
    Alessandra

    Responder

    1. Opa, Alessandra, vc está no caminho certo. Os mapas são fortemente associados a uma memorização mais eficiente. Também ajudam no raciocínio e na compreensão.
      Mapear um livro enquanto o lê é um excelente caminho para assimilar melhor o conteúdo. 🙂

      Responder

  8. Vai me ajudar mais nos meus projetos. O mapa mental vai me ajudar bastante nos meus projetos na parte criativa, na hora reunir informações, na hora do BrainStore. Mas também de uma forma geral quando eu for planejar.

    Responder

  9. Olá Ana, muito boa suas aulas e estou gostando muito de aprender sobre a ferramenta de mapa mental!

    Eu preciso aprender e dominar esta ferramenta para melhorar a minha capacidade de aprendizagem: leitura e fixação de livros, artigos, matérias da pós graduação, monografia e também na preparação de aulas e cursos que realizo com jovens e adultos de minha comunidade.

    Parabéns pela iniciativa!
    Abraços.

    Responder

    1. Que bom, Marcos, fico feliz quando alguém está disposto não só a aprender, mas também a ensinar!

      Responder

  10. Respondendo a enquete sobre mapas mentais, “Em que área da sua vida você gostaria de usar mapas mentais com maestria”. Na minha atual fase onde estou descobrindo o Marketing Digital e com isso a criação de blogs, creio que os mapas mentais sejam de fundamental importância.
    “Como você acha que os mapas mentais vão melhorar essa área da sua vida?” Com certeza na criação e geração de palavras chave, e na criação de ideias para novos artigos baseados nas palavras chave criadas a partir dos mapas mentais. Fica aí uma sugestão de vídeo aula, “Como ter novas ideias para gerar artigos usando mapas mentais”. Atenciosamente, Marcelo Guedes.

    Responder

    1. Oi, Marcelo, esse não é um exercício de aprendizagem, e sim de criatividade. É mesmo uma excelente ideia para um artigo sobre usos diversos de mapas mentais! Anotado! 😉
      Tenho um ebook, “Escrita Eficiente sem Plágio” que vai bem nesta linha, talvez vc se interesse: http://escritaeficiente.maisaprendizagem.com.br/

      Responder

  11. Muito emportante pra min essas aulas, estou estudando para concurso e gostaria muito de emplantar a utilização dos mapas para otimizar meu aprendizado.

    Responder

  12. Desejo usar os mapas mentais para melhorar meus resultados escolares (Ensino Médio), para passar no vestibular, e para passar em concursos publicos.

    Eu acho q os mapas mentais pode melhorar meu racicionio, e minha capacidade de aprendizagem

    Responder

  13. Olá professora Ana Lopes, gostaria de usar os mapas mentais para me preparar para o concurso público do INSS, poder organizar cada assunto do edital pois achei muito interessante e eficiente pelo pouco que assistir de suas aulas, gostaria é claro de aprender cada vez mais sobre o mesmo.
    Acredito que vai melhorar bastante a minha preparação, pois é bem claro e eficaz para a aprendizagem de todo e qualquer conteúdo que se queira realmente aprender. Obrigada.

    Responder

  14. Olá Ana,
    Finalmente meu plano de TCC foi aprovado e agora tenho 45 dias para entregar a primeira versão. Gostaria de mais dicas para elaboração de monografia utilizando os mapas.
    Os mapas mentais viraram um estilo de ensino para mim e meus alunos adoram.
    Obrigada,
    Joana Castro

    Responder

    1. Joana, você poderia consultar os outros vídeos que tratam do assunto mapas mentais aqui no canal.
      Até o momento são estes vídeos que estão disponíveis.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  15. Eu gostaria de usar mapas mentais no meu planejamento como professora iniciante e nos meus estudos acadêmicos, pois vai me ajudar melhor a me organizar nas minhas aulas e no aproveitamento das informações!

    Responder

    1. Keilla, grato por compartilhar com a gente as suas vontades.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  16. Olá! Estou gostando muito dessas video aulas, muito obrigada!
    Tenho uma pergunta: os mapas mentais também servem para fazer ata de reunião?
    Caso afirmativo, existe alguma diferença de conceito entre um mapa mental de ata de reunião e um mapa mental de criação, por exemplo?

    Responder

    1. Ana, pode sim.
      Em princípio vc pode usar mapas mentais para organizar qualquer tipo de informação.
      Quanto a outra pergunta:
      O mapa mental de uma ata é mais detalhado, agora em termos de estrutura não.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  17. Primeiramente parabéns pela iniciativa de nos ajudar a aprender melhor.
    Tenho iniciado no aprendizado de mapas mentais e gostaria de utilizar em minhas aulas de estudos bíblicos em minha Igreja, onde sou professor. Também gostaria de utiliza-lo no meu trabalhos pois faço controle de qualidade na empresa e gostaria de organizar melhor as informações.
    Muito obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns.
    Att. Izael dos Santos.

    Responder

  18. Oi Ana..
    Super legal o trabalho de mapas mentais..
    Sou empresário e participo de muitos treinamentos como melhorar meus negócios,
    leio livros e muitos outros treinamentos online. Nisso já entendi que os mapas mentais
    me ajudaram muito, pois ate ontem fazia muitas anotações lineares, nas quais perdia
    muito tempo anotando e o aprendizado e realmente baixo. Assistia as aulas muitas vezes
    pra capitar o maior numero de informações. Vi que com os mapas mentais, o aprendizado
    é mais rápido e duradouro, justamente o que eu estava procurando.
    Muito obrigado mesmo…
    Duvida: consigo fazer os mapas mentais assistindo uma aula ao vivo, um treinamento ou pra fazer isso preciso de uma pratica maior, já devo ter aprendido a fazer bem pra poder conseguir fazer os mapas mentais com maestria..

    Responder

    1. Adelson, legal vc compartilhar com a gente o seu entusiasmo com mapas mentais.
      É como vc mesmo falou: …com mapas mentais, o aprendizado fica mais rápido e duradouro.
      É muito bom mesmo!!
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  19. Bom dia,

    Quero parabenizar você Ana, pelo blog, super bacana e claro.
    O meu objetivo central é otimizar a aprendizagem e o tempo em duas esferas: Estudo de um concurso que ocorrerá na prefeitura de minha cidade e ainda a organização dos estudos para a construção de um projeto de mestrado.
    Adorei a parte que você fala sobre gestão de informações, muito importante para esta minha fase.

    Parabéns pela iniciativa.
    Obrigada,

    Angélica.

    Responder

    1. Angélica, primeiramente agradecemos as suas sinceras palavras de incentivo.
      Legal que vc estabeleceu uma relação entre as suas metas concretas e as informações que foram veiculadas pelo post…servindo como uma espécie de suporte e estímulo.
      Muito bom!!
      Que estas informações lhe ajude sempre!!
      Abraço, Marcelo,
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  20. Olá Ana Lopes,

    À princípio quero lhe dar os parabéns pelo trabalho na internet, e agradece-la por disponibilizá-lo de forma gratuita e pragmático.
    Pois bem, em relação à video-aula “PORQUE FAZER MAPAS MENTAIS”, sobre as duas perguntas finais, segue:
    1. A área da minha vida, que quero usar os Mapas Mentais, corresponde à minha Organização Pessoal nos meus estudos para concurso, que é o que me levou ao seu blog.
    Pois bem, quero ter mais foco, determinação e evoluir mais rápido. E como você mesmo disse, saber “Dividir para conquistar”. Iniciei meus estudos recentemente (há 10 dias) para concursos, voltado para o concurso do INSS, que tem como matéria específica o Direito Previdenciário. Eu nunca estudei este assunto, então adquiri um Curso On-line do Aprova Concursos para me direcionar. Enfim, assisti as duas primeiras aulas de Direito Previdenciário, que não foram difíceis de entender e assimilar. Mas nos dois primeiros exercícios, percebi que tenho um caminho longo a fazer, pois eu não consegui resolvê-los. p.s.: eu sempre gostei de estudar sozinho, prefiro estudar on-line que em uma sala de aula presencial. Sempre também, gostei de seguir minha curiosidade sobre qualquer assunto que seja.
    Percebendo agora, nas aulas que assisti, eu faço anotações de tudo em um caderno de forma linear, e acontece como você relata, que fica desgastante e péssimo para revisar. Seguindo esta linha, me deu vontade de desistir, colocando-me como alguém que não consegue absorver estas informações sobre Direito Previdenciário.
    Sendo assim, resolvi procurar algum método para me ajudar, e por isso estou aqui assistindo suas aulas e escrevendo-lhe.
    Quero deixar claro, que já com suas aulas iniciais sobre Mapas Mentais, Práticas Deliberadas e Mitos sobre Aprendizagem, Seu Cérebro não foi feito para pensar, me estimularam à retomar meus estudos com mais objetivo.
    Enfim, respondendo à 2ª. indagação, de como os mapas mentais irão me ajudar, acredito que no método de aprendizagem, objetivando mais foco e direncionando-me a acreditar em mim, que eu realmente consigo aprender Direito Tributário. Acredito que irá me ajudar neste sentido, de determinação, prática, evolução e objetivo alcançado, passar neste concurso.
    Desde já agradeço, aguardando resposta.

    Obrigado!
    André Rocha

    Responder

    1. André, ficamos muito grato por vc compartilhar essas informações com a gente e até poder divulgá-las para um número maior de pessoas para que elas possam a partir da sua trajetória se estimularem a sairem de algum ponto de estagnação ao entrarem em contato com o seu relato…seria uma espécie de espelhamento positivo entre pessoas…
      Obrigado!!
      Marcelo
      Gerente de relacionamento.

      Responder

      1. Concordo contigo Marcelo. Quero seguir nesta linha de aperfeiçoamento e evolução na leitura, nos meus estudos, nas minhas visões e opiniões, etc,…mas com mais foco, objetivo, mais pragmático.
        O que se torna difícil no início para nós, pois estamos pré-condicionados ao meio mais “fácil” de percorrer um caminho”, certo?!
        E eu que agradeço por compartilhar o trabalho de vocês conosco, de forma gratuita e com excelência.

        “Evoluir, sempre!”

        Obrigado.
        André Rocha

        Responder

        1. André, a nossa proposta é justamente proporcionar uma maior divulgação dessas ideias, pois acreditamos que as mesmas possam fazer com que as pessoas entrem em algum tipo de movimento no intuito de ampliar seus horizontes/enxergar outras possibilidades.
          Abraço, Marcelo.

          Responder

  21. Interessante! Gostaria de aprender a fazer mapas mentais para desenvolver apresentações em prezi. Resumir livros e transmitir de forma eficiente determinados conteúdos.

    Responder

    1. André, através deste post já pode-se dizer que seria uma espécie de impulso para outros projetos seus, né!
      Abraço,
      Marcelo
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  22. Bom dia,

    Ana conheci seu site por meu de uma Amiga e vou usa-lo para me ajudar a consegui aprovaçao em um concurso público. Obrigada pelo trabalho e vai me ajudar muito. Vou querer te dar o retorno e ciente da influencia do seu tralho neste meu projeto. Abçs

    Andreia

    Responder

    1. Ficaremos felizes perante a realização/conquista do seu projeto, Andreia.
      Nos relate depois…
      Abraço,
      Marcelo Souza
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  23. Boa tarde!

    Eu gostaria de utilizar o mapa mental para aprender matérias de estudo para concurso!

    Responder

  24. boa noite, eu gostaria de usar os mapas metais no estudo de muita matéria que preciso aprender por meu profission. E depois usar em outras áreas da vida.

    Responder

  25. Não sei exatamente o que são mapas mentais. Mas, quando eu entender, espero que me ajudem no meu aprendizado de idiomas.

    Responder

      1. Ana, como faço pra que vc veja um mapa que eu desenhar, para ver se está certo?

        Responder

        1. Luana, obrigado a vc por acessar o nosso material.
          Com relação ao mapa mental…
          Neste momento nós não temos como fornecer atendimento individualizado.
          Desculpe!!
          Abraço, Marcelo
          Gerente de relacionamento.

          Responder

          1. Ok sem problema, mas quero dizer que muuuitooo tem me ajudado esse site, especialmente no que se refere a mapas mentais( que eu ignorantemente não conhecia), e o tenho recomendado a muitos amigos(as).


  26. Ola ! Ana, Se referindo aos meus anseios e limitações.E onde eu gostaria de implementar o mapa mental.Os relatei,sem antes dizer do que eu iria falar.Mas assim,perceberás o quanto preciso de ajuda. Beijos abraço .Saúde e muito obrigada.

    Responder

  27. Nos planejamentos.(sejam de aula ou na vida pessoal, nos estudos aleatório e ou curso.)
    Não consigo seguir os planos, desperdiço tempo.Fico ansiosa com insônia, com a respiração dificultada,bloqueio a mente,começo a tremer.Em fim páro. Deixo tudo e ai, nada acontece é um desastre total.

    Responder

  28. Oi Ana, a área que preciso muito dos mapas mentais é na leitura de artigos e livros, devido a faculdade. Abçs.

    Responder

  29. Oi Ana, Estou achando maravilhoso o curso. Não tenho participado muito pois estou estudando para 3 concursos, mas já estou usando os mm.
    Acho que os mm me ajudariam muito é memorizar textos de leis (matéria na qual tenho mais dificuldade), para fazer minhas provas de concursos.
    abraços,

    Responder

  30. Oi Ana, tomei conhecimento mais aprofundado com mapa mental e sua utilidade no SENATED quando assisti sua palestra. No momento, eu quero utilizar o mapa mental para melhorar meu desempenho num curso de especialização em DI (Design Instrucional) e também quero utiliza-lo para aprender mais rapidamente línguas estrangeiras, principalmente o Inglês e Espanhol. Já estou esboçando alguns mapas mentais para auxiliar no aprendizado do Inglês e deu resultado, legal. Fiquei entusiasmado e estou esperando por novas aulas. Baixei o FreeMInd e estou rascunhando algumas coisas.
    Grande Abraço.
    Estevo.

    Responder

  31. Olá Ana, tudo bem?
    Acompanho o mais aprendizagem há um tempinho… adoro seus vídeos, e muitos deles tem me ajudado bastante…
    Sou profissional da contabilidade, e devido ao volume de informações que tenho que aprender e gerenciar, acredito que os mapas mentais poderiam me ajudar e muito neste processo.

    Responder

  32. Boa tarde!

    Suas aulas são excelente, mas quero que você explore mais como identificar as palavras -chaves e expressões, porque tenho muita dificuldade em fazer isso, quando resumo um texto. Sendo assim, quero utilizar os mapas mentais para aprendizagem no concurso público e também resumir grandes textos na faculdade. Muito obrigado!

    Responder

  33. Qual ou quais os melhores softwares gratuitos para fazer os mapas mentais?

    Responder

    1. Marlio, o FreeMind pode ser uma opção para a construção de mapas mentais.
      Abraços.

      Responder

  34. Bom dia! Tenho acompanhado seu trabalho e gostado do que vejo. Parabéns! As áreas que eu gostaria de ter maior êxito são, concursos e Enfermagem, pois, sou estudante e estou no 6º período. quero reter mais informações e poder acessá- las com maior facilidade.

    Responder

  35. Eu desejo usar mapas mentais para pontencializar o meu trabalho de modo que eu posso executá-lo com mais eficiência e em menos tempo, e também na preparação para concursos públicos.

    Acredito que os mapas poderão potencializar minha capacidade de aprendizagem.

    Responder

  36. Bom Dia,Ana!

    Parabéns,pelo excelente conteúdo e didática.

    Sou profissional de manutenção industrial e pretendo me tornar funcionário publico federal.Desta forma pelo “himalaia” de disciplina a adquire conhecimento a ferramenta de aprendizagem mapa mental ajudará e muito.
    Assisti também a video aula sobre aprendizagem espaçada muito legal vou começar a aplicar.

    Responder

  37. Gostei muito da ideia dos mapas mentais, sou Psicoterapeuta holístico, e gostaria de publicar mais alguns livros sobre meu trabalho, já publiquei um E Book na Amazon e gostaria de ter mais praticidade na escolha dos diversos assuntos. Percebo que os mapas mentais seriam de muita ajuda.

    Responder

  38. Oi Ana!
    Eu utilizo mapas mentais com meus alunos universitários para estudar anatomia humana. Eles conseguem memorizar com maior facilidade!

    Responder

  39. Olá Ana, não apenas gostaria mas necessito utilizar mapas mentais para estudos e no trabalho para orientar a equipe com metas e objetivos e estruturar como chegar lá.
    Minha primeira aplicação será nas organizações de informações

    Responder

  40. Trabalho em TI, sou professor de TI e para espanto também comentarista esportivo em SP e tenho utilizado mapas mentais para coletar todas as informações com relação as partidas de futebol(escalação, campeonato etc) e tem feito um sucesso que não esperava, inclusive estou vendo a possibilidade de incluir mapas mentaisna formação de jornalista esportivo.

    Responder

  41. Olá Ana, adquiri seu curso ano passado e por uma série de motivos não consegui concluir no tempo sugerido pela tutoria. Demorei um ano para ver todo material e pouco interagi com a turma por dificuldades de internet. Parece mentira, mas moro muito isolado. Fato é que, somente a ideia geral de mapa mental me ajudou muito na hora de coletar informações e esquematizar meu raciocínio. Contudo, gostaria de ver uma demonstração do mais aprendizagem , site que acompanho desde 2012, de exemplos de como realizar um planejamento e/ou responder uma questão do tipo:
    – ANALISAR os principais desafios para o desenvolvimento e a administração das cidades na atualidade, ou
    – APRESENTAR as consequências do modelo agrário-exportador para a segurança alimentar.

    Ficaria muito feliz, ainda que esse MM fosse feito rapidinho!

    Responder

  42. Olá ANA;
    Particularmente eu já uso mapas mentais para resenhas de livros, viagens e planejamento.

    Contudo gostaria de ver mapas mentais de legislações especificas ou ainda aprendizado em português. Em minhas pesquisas, encontrei pouquíssimos mapas relacionados à estes temas.

    Parabéns pelo conteúdo.

    Responder

  43. Oi Ana! Assisti a sua segunda videoaula e gostei muito. Gostaria que me ajudasse a ser organizada nos estudos para concurso público. Minha mente parece o fantástico mundo de boby. Rs.
    Sou bastante ansiosa e isso acaba não me permitindo concentrar.
    Atualmente comprei um curso on line para um determinado concurso. Mas não consigo me disciplinar.

    Responder

  44. Olá, Ana! Adorei os 2 primeiros vídeos sobre mapas mentais! No final do 2º vídeo você nos pede que informe em que área da minha vida eu gostaria de saber fazer mapas mentais com maestria. Eu gostaria de saber fazer resumos e sínteses de discussões de grupos. Isso iria me ajudar muito nas minhas atividades profissionais, onde trabalhos em grupo são realizados frequentemente e os mapas mentais seriam de grande valia.

    Responder

  45. Oi Ana,

    Gostaria de utilizar os mapas mentais para utilização em concursos públicos.

    Até a próxima!

    Responder

  46. Gostaria de utilizar os mapas mentais na elaboração de aulas, cursos e palestras que eu ministro, além da escrita de livros que tenho como projeto.

    Responder

  47. Gostaria de usar mapas mentais, nas matérias de direitos que caem frequentemente em concursos públicos.

    Responder

  48. Olá Ana,
    Estou estudando para concurso público e usando muitos mapas mentais. Se eu conseguir fazer um uso eficiente e eficaz deles terei um melhor resultado na prova, logo toda informação e conhecimento que você puder compartilhar sobre esse ramo fiquei muito feliz.
    Tenho uma ideia, na verdade uma dúvida, posso fazer os mapas em softwares e à mão, também? Comecei a ficar com preguiça e perdido na quantidade de mapas que tenho, por isso surgiu a ideia de refazê-los em software, pois estão à mão. O que você acha?
    Sou muito grato às suas videoaulas, você está de parabéns 🙂
    Obrigado.

    Responder

  49. A minha intenção e usar no meu campo profissional.
    Quanto a utilidade,eu acredito que com organização tudo fica mais simples e dinamizar é importante.

    Responder

  50. Oi Ana,:
    Tenho assistido suas aulas e minha vontade é mesmo de assistir a tudo porém meu tempo está corrido devido ao concurso.
    Respondendo as perguntas: gostaria muito de utilizar a com maestria os mapas mentais para elaborar minha monografia da Pós-graduação em Psicopedagogia. Tenho uma história muito frustante, pois durante meu Bacharelado em Ciências Biológicas- UFC fiz viagens de campo, coleta e identificação de material, todo o processo de inclusão (dos nectários de Jatobá) , levantamento bibliográfico e apesar de tirar 10 no projeto desisti de fazer meu trabalho de conclusão ,e por fim desisti do curso, pois já tinha a Licenciatura. O que aconteceu foi que naquele tempo,entre os anos de 2003 e 2004, tinha dois orientadores, uma brasileira e um alemão e o fato foi que eles mudaram o tema do trabalho e eu não tive tempo hábil de concluí-lo.
    Meu desafio agora é vencer esse bloqueio e elaborar uma monografia na Pós-graduação que seja o mais relevante possível para minha nova carreira e para que eu possa ajudar muitas pessoas que assim como eu encontraram dificuldades na aprendizagem.
    Tenho certeza que com esse desafio vencido darei um salto na minha formação, auto-estima e confiança.
    Obrigada,
    Joana Castro

    Responder

  51. Olá, Ana. Para mim a dica do planejamento foi simplesmente espetacular!!! Estou fazendo minha monografia em História e tenho muito dificuldade nessa área. A dica que eu peço é sobre fichamento de livros utilizando os mapas mentais, a questão de anotações longas… Faço um mapa para o livro todo, ou capa capitulo?

    Responder

  52. Olá!
    Gostaria de usar mapas mentais na aprendizagem, para melhor fixação de conteúdo. Sou muito boa em aprender, mas tenho deficiência na retenção (memorização).

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *