Qual o melhor software para fazer mapas mentais?

Qual o melhor software para fazer mapas mentais?

Depende! O melhor software é aquele que consegue cumprir com seus objetivos, se o seu objetivo é estudar, nada melhor do que fazer um
mapa mental a mão, mas se seu objetivo é produzir um mapa mental para consumo externo, é interessante ter um software com características mais profissionais. As vezes você também pode ter como objetivo fazer um mapa mental para um projeto onde você apenas vai mostrar entre amigos, ou se não, você quer fazer um mapa mental colaborativo, onde todas pessoas podem acrescentar novas ideias para o seu mapa mental.

Atualmente temos diversos softwares que cumprem esses objetivos, mas você tem que levar em conta os recursos que você possui. Há softwares gratuitos que te ajudam bastante no começo, porém eles tem certas limitações, e tem também softwares mais caros mas com muito mais recursos para você utilizar, o que por um lado é bom, mas por outro é ruim pois você vai demorar muito mais tempo para domina-lo.

Mas afinal? Qual o melhor software para fazer mapas mentais?

A resposta é muito simples, o melhor software para fazer mapas mentais é o que você CONHECE! Porque conhecendo e tendo domínio sobre um software você resolve muito rapidamente a questão do tempo de aprendizado. Isso, claro, se você não achar que o software atual
já não cumpre suas necessidades e tem que migrar para outro.

E quais as principais vantagens de usar um software para fazer mapas mentais?

Flexibilidade: Usando um software para fazer mapas mentais você tem uma flexibilidade muito grande para incluir/excluir, ou seja, reorganizar informações, e isso torna o trabalho mais fácil, pois o mapa mental a mão não te dá essa liberdade.

Estética: Isso é muito importante quando você quer passar um aspecto mais profissional em uma apresentação.

Links: Um outro recurso fantástico que a maioria dos softwares dão é o recurso de linkar tanto com outros mapas mentais, quanto para algum
material do seu computador ou até mesmo na web, como por exemplo, um vídeo.

Colaboração: Outra vantagem também é o recurso da colaboração, onde se torna muito mais fácil um grupo de pessoas compartilharem informações sobre o mapa mental que estão fazendo ao mesmo tempo.

E quais as desvantagens…

Tempo: As vezes com o software demoramos mais tempo para fazer o mapa, uma porque temos que aprender a dominar o software e outra porque como modificar as cores, as palavras, imagens é mais fácil, fazemos isso com maior frequência e isso acaba deixando o processo mais demorado.

Distrações: Como estamos criando no computador, fica muito mais fácil dar aquela olhadinha nas nossas redes sociais, ou algum outro
site de entretenimento, coisa que a mão é mais difícil de acontecer.

Custo: Como tudo na vida, aquilo que é bom, acaba tendo um custo mais alto. Cabe a você ,ver qual mapa atende melhor sua necessidade, se você precisa apenas de um material para estudo ou se precisa de um mapa mental de alta qualidade.

Alguns softwares para fazer mapas mentais

Vou citar alguns softwares que já usei e achei interessante, lembrando que não tenho nenhum relacionamento específico com essas empresas.

 

SOFTWARES GRATUITOS

FreePlane: O FreePlane é um software que é totalmente gratuito. Ele tem bastante ferramentas, como links, desenhos, etc… Utilizo bastante ele quando tenho a finalidade de criar um mapa mental para gestão de informações.

software mapas mentais

XMind: O XMind tem sua versão gratuita e paga. Ele é um software que monta mapas mentais de uma maneira muito mais bonita, visualmente
falando, e tem muitos mais recursos, inclusive para outros diagramas. O único problema é que a versão gratuita tem certas limitações, mas dependo da sua necessidade, quem sabe até compensa você comprar a versão paga.

software mapas mentais 2

SOFTWARE COM CUSTO MÉDIO

Mindmeister: Esse software é bem famoso aqui no Brasil. Ele fica como se fosse em uma nuvem, onde você precisa criar uma conta para
acessá-lo. Ele é muito bom para criar mapas mentais em colaboração, pois você compartilha com quem quer e a pessoa pode
inserir informações criando um mapa mental de inteligência coletiva. Como ele é Web, esse software tem uma mensalidade que não é muito
alta, mas obviamente que quando você vai juntando ao longo dos meses, o preço acaba sendo até maior do que um software instalado.

software mapas mentais 3

SOFTWARE COM CUSTO ALTO

iMindMap 7: É o software que eu uso! Ele é muito usado para pessoas que trabalham com mapas mentais profissionalmente, por exemplo para ensinar, porque ele tem todas as características que são estudadas pelo pessoal do Tony Buzan, que foi o cara que criou esse mapa mental que uso hoje, mais sinuoso, com mais cores, então ele é muito bom para montarmos uma vídeo aula ou apresentações. A unica coisa que você tem que tomar cuidado, é que esse software tem duas versões: Estudantil e Ultimate. A versão estudantil não te da a possibilidade de preparar apresentações.

software mapas mentais 4

 

Bom pessoal por enquanto é isso, mas gostaria de saber de vocês:

Qual software para mapas mentais você gostaria de aprender a usar? E porque você gostaria de saber mais sobre esse software?

Quem sabe a gente faz um pequeno tutorial sobre ele 😉
Até o próximo post!

50 Comentários


  1. Bom dia Ana! Depois de ler e ouvir sobre mapas mentais em seu site, fiquei fascinado com as possibilidades dessa ferramenta, já que estou iniciando meus estudos para um concurso com prova em dezembro de 2016. O único problema é que não entendo inglês e pesquisando na Internet encontrei um software em português : “Intelimap”, e gostaria de saber se já conhece e qual sua opinião. Se não for bom gostaria que me indicasse um confiável em português.
    Seu site é sensacional, parabéns! Abraços, Alexandre

    Responder

    1. Alexandre, quando você utiliza os mapas mentais para aprendizagem o indicado é que eles sejam feitos a mão e não em softwares, pois no computador não se trabalha a parte cinestésica como quando você faz com papel e caneta. Os softwares são mais indicados para apresentações.

      Responder

      1. Obrigado pela dica. Existe algum curso para aprender como fazer meu mapa mental direcionado para concurso ?

        Responder

  2. Oi, Ana! Tudo bem?
    Gostaria de aprender a usar o XMind, em razão do custo-benefício apontado por você. Pretendo começar a treinar exposição de conteúdo de Língua Portuguesa através de videoaulas, utilizando um software de mapa mental.
    Ele é de fácil manuseio?
    Um abraço!

    Suely

    Responder

    1. Oi, Suely, tudo bem?
      Eu acho que o xmind tem uma cara meio antiguinha… rss.. não chega a ser difícil, mas tem que parar um tempinho para aprender os comandos básicos. Vc deve encontrar bastante tutoriais no youtube.
      Abraço,
      Ana

      Responder

  3. Sou fã dos mapas mentais, utilizo o software gratuito free-mind, muito versátil principalmente na forma de exportar os arquivos e a possibilidade de transformar os mapas-mentais em documentos de texto, facilitando sobremaneira a confecção de trabalhos.

    Responder

  4. Oi Ana

    Estou experimento a trial version free do I Mind Map 9 e estou achando excelente e desejo comprar o programa. O meu objetivo inicial é somente usá-lo para estudar, a versão “Home & Student” permite exportar os mapas para PDF para que eu consiga imprimi-los depois ou necessariamente preciso comprar a “Ultimate”

    Obrigado

    Responder

  5. Boa noite Ana,
    Qual a sua opinião sobre softwares para celular que conversam com o computador como o SimpleMind?
    Inclusive já fiz um mapa com ele enquanto ouvia uma aula e achei mto bom.
    Você acha que dessa forma não possa substituir o mapa feito a mão?

    Abraço e sucesso!

    Responder

    1. Oi, Sérgey, os softwares tem usos muito interessantes, principalmente esses que são sincronizados. Entretanto, em termos de aprendizagem, nenhum software substitui papel e caneta. Existem pesquisas mostrando que a aprendizagem de quem anota a mão é superior aquela de quem anota em dispositivos eletrônicos. 😉
      Abraço,
      Ana

      Responder

    2. Bom eu também vou usar SimpleMind no meu celulares ,Tablet e Pc a vantagem que multi plataforma e tem diversos tipos de desenhos , cores e permite salvar imagens e salvar em diversas versões para mim já é necessário .

      Obrigado pela ajuda !

      Responder

  6. Ola Ana, o que vc acha do Mind Manager. Ele era uma empresa e foi vendido a Microsoft. Ao adquiri-lo agora e instala-lo, ele fica totalmente incorporado ao Microsoft Office, como um dos softwares do pacote. Por exemplo de dentro dele vc executa uma apresentação do Power Point ou uma planilha dinâmica do Excel… E tem todos os elementos que vc citou do iMindMAP, inclusive colaboração e possibilidade de gerar o vídeo com a apresentação do mapa mental.

    Responder

    1. Oi, Adriano, o que eu não gosto na maioria dos softwares é usar retângulos ao invés de ramos como padrão. Isso dificulta o raciocínio e a memorização do mapa, que fica mais poluído.
      Via de regra, se eu preciso usar um desses softwares, eu tento achar algum que eu possa mudar o padrão para linhas, ao invés de retângulos.
      Abraço,
      Ana

      Responder

    1. Oi, Ana, porque o CMap tools é um software para mapas conceituais, que são diferentes dos mapas mentais (e na minha opinião, menos eficientes)
      Abraço,
      Ana

      Responder

  7. OI ANA, GOSTEI MUITO DAS SUAS EXPLANAÇÕES SOBRE OS MAPAS MENTAIS. MEU FOCO É
    REALIZAR VENDA DE MEU ARTESANATO NO FB. ACREDITO QUE PRECISAREI FAZER PEQUENOS VÍDEOS E E-BOOKS MAS NÃO SEI , NA VERDADE, QUAL SOFTWARE ESCOLHER. PARA COMEÇAR, VOCÊ ACHA QUE O FREE PLANE DARIA OU SERIA MAIS INTERESSANTE A VERSÃO GRATUITA DO XMIND?? SOU APOSENTADA E A GRANA É CURTA DAÍ ESTAR QUERENDO ESCOLHER UM QUE SEJA GRATUITO. MUITO AGRADEÇO PELA SUA ORIENTAÇÃO.

    Responder

    1. Oi, Regina, o FreePlane pode resolver sim, já fiz cursos inteiros com ele no início do Mais Aprendizagem. 😉

      Responder

  8. Oi Xará 🙂
    Essa aula aqui verei depois de dominar o MAPA MENTAL a mão, acho mais prudente de acordo com minha realidade.
    Mas dei uma lida e já imaginei várias situações interessantes que os sofwares poderão me ajudar.
    Eu adoro tudo que possa ser feito no computador, isso é bom e ruim.
    Mas eu adoro power point, por exemplo, e tem algumas apresentações que com certeza ficarão muito melhor com MAPAS MENTAIS.

    Bom, mais isso será a médio prazo, vou dar prioridade ao manual primeiro 😉

    Obrigada!!!

    Responder

    1. Pra aprender, nada melhor que a mão. Só uso software para organizar ou para apresentar.

      Responder

      1. Bom dia, Ana! Como assim a mão é a melhor ferramenta?
        Quer dizer que se eu estudar usando apenas softwares de mapa mental, mesmo o mapa me ajudando muito a entender o conteúdo, eu não aprenderei tanto quanto se usasse a mão? Você acha que a diferença entre estudar fazer mapas mentais usando as mãos e usando software é muito grande?

        Responder

        1. Sim, Gabriel, a diferença é grande. Inclusive existem estudos mostrando diferenças significativas na aprendizagem de pessoas que escrevem a mão e outras que digitam.
          Vale a pena experimentar. 😉

          Responder

  9. Olá Ana
    Parabéns por seus conteúdos de qualidade ajudando a melhorar a vida de muitas pessoas.
    Para mim você é uma autoridade no Brasil hoje em qualidade de aprendizagem e principalmente em mapas mentais.
    Antes eu usava o Freemind para fazer meus mapas mentais no computador e apesar de ser bem simples ele atendia bem. Mas agora estou usando um iPad e ainda não encontrei um aplicativo que atenda minhas necessidades, preciso de um aplicativo que funcione offline (não precise de internet para fazer os mapas mentais) que eu possa acessar do PC e do iPad e se possível de Android também (podendo sincronizar pelo Google Drive por exemplo) e de preferencia gratuito ou com um custo baixo (e sem mensalidade).
    Tive testando o Coggle, ele é até legal, dá pra usar gratuito, aceita importar e exportar arquivos para o Freemind, mas só funciona online (o que me impede de usá-lo em lugares sem wifi).
    Por favor me indica ai algum software que atende esses requisitos. (Se puder citar sobre essas especificações nos softwares que você já indicou também pode facilitar a escolha dos leitores)

    Responder

    1. Oi, Márcio,
      de fato, com todos esses requisitos, só mesmo o iMIndMap. Só que é caro, e com o dólar do jeito que está…
      Vou anotar aqui a sua demanda, e colocar na fila dos vídeos. Só não prometo para logo, porque a lista tá grande… rss….
      Abraço!

      Responder

  10. Nossa esse corretor é horrível. Estou utilizando para os meus estudos o IPAD.
    Se tiver alguma dica agradeço.

    Responder

    1. Opa, João, esses corretores são terríveis mesmo! Normalmente faço mapas a mão, a não ser para as vídeo aulas, quando faço no iMindMap. Testei bem pouco o simplemind, até porque o formato de “círculos”
      em volta dos conceitos não me agrada muito, já que foge muito da concepção original dos mapas do Tony Buzan. De todo modo, uma anotação visual e estruturada já é 10 vezes melhor que anotações lineares, se o simplemind atende vc, vá em frente!

      Responder

  11. Professora,
    Eu estou utilizando para os meus um IPAD, e com isso e baixei pela AppStore o Simplemind . Comecei a mexer nele estiver qualquer dica agradeço.

    Responder

  12. Que belo trabalho! Isso me motivou a ir atas do iMindMap 7! Muito obrigado pelas informações! Quero seguir o blog de voces agora! Continuem postando!

    Responder

    1. Nós é que ficamos felizes com a sua expressão de entusiasmo e incentivo.
      Até logo, abs.
      Marcelo.

      Responder

  13. Parabéns pelo seu trabalho e sua organização.
    Agora vou ver o seu material sobre “Como combater a procrastinação?”, já que eu nem sei o motivo de ter enrolado tanto para acompanhar a sua página!
    abraço

    Responder

    1. Leandro, nunca é tarde demais…
      Nós agradecemos as suas visitações na nossa página como tb os seus comentários positivos.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  14. Em relação a sua pergunta, eu gostaria muito de aprender mais sobre o iMindMap, pois estou iniciando e tem alguma dificuldade em usar, e na internet acho pouco material.E gostaria de mais informações como por exemplo a saber usar o mapa depois de pronto.Muito obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Maurício, de fato tem pouquíssima informação sobre ele em português, que inclusive só é traduzido para o português de Portugal.
      Vou tentar suprir essa lacuna com uma ou duas vídeo-aulas introdutórias, ok? 🙂

      Responder

  15. Oi Ana, parabéns pelos excelentes conteúdos!

    Já acompanho essa evolução do empreendedorismo digital há algum tempo, como não possuo nenhuma expertise, estou iniciando como afiliado no hotmart, e espero em breve ter um próprio produto para oferecer. Já era um grande admirador seu, e quando vi o seu depoimento no Fórmula de Lançamento do Érico Rocha fiquei muito feliz por você e te admirei mais ainda. Parabéns pela sua história e por suas conquistas. O marketing de conteúdo veio para ficar, e que bom! Porque só funciona com pessoas como você, que realmente entregam conteúdos de valor, e que mudam a vida das pessoas. =)

    PS: Se ainda tiver como votar… Eu costumava a usar o freeMind, mas acho que ele não tem muitos recursos gráficos. Gostaria que você explicasse melhor a utilização do XMind.

    Abraço!

    Responder

    1. Danilo, obrigado pelas suas considerações sobre o nosso trabalho aqui no blog.
      Bom, com relação ao software…nós trabalhamos para construção de mapas mentais com o ImindMap.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  16. nossa tenho assistido seus videos de dicas em geral ‘sobre tudo são muito bons valeu é de muita utilidade para quem esta se organizando para estudar.

    Responder

    1. Contribuir com algo para as nossas vidas me deixa muito feliz!!
      Abraço, Ana.

      Responder

  17. Parabéns Ana!

    De forma simples e muito rica você consegue transmitir muita informação. ..tenho acompanhado os vídeos de mapas mentais..buscando algum software gratuito para iniciar….onde posso ver um mapa sendo criado a partir de um tema definido?…Um exemplo…tenho tido ideias e colocado de forma linear e quero transformar em algo visual…posso utilizar o mapa para através de um filme retirar ideias e criar algo? Estou em proceeso de criação de uma palestra e gostaria de encontrar exemplos reais….agradeço! E continue compartilhando e gerando muitossss aprendizados!!

    Responder

  18. Ana,

    Conforme solicitado por você, tu poderias fazer um tutorial do mindmeister?

    Na sua opinião, então, o mindmeister ( mais usado por empreendedores digitais) não é muito interessante do ponto de vista de aprendizado? ( colocar cores figuras e etc?)

    Gratidão!
    Sou empreendedor digital também e fico realmente muito impressionado com o conteúdo de altíssimo valor que você disponibiliza gratuitamente… O seu projeto, para mim, é o que mais disponibiliza conteúdos de altíssimo valor de forma simples e prática gratuitamente dentre os que já tive oportunidade de conhecer, inclusive considerando outros nichos.

    Parabéns por fazer a diferença e em breve nos encontramos em um curso pago seu!

    Responder

    1. Mathias, estou gostando de ver a sua participação aqui neste canal.
      Vamos esperar mais respostas para poder definir a questão da construção do tutorial , ok!!
      Abraço,
      Ana.

      Responder

  19. Olá Ana,

    A respeito de Software o que eu uso é um chamado MindManager produzido por uma empresa chamada Mindjet, é um software realmente poderoso e que oferece tudo que eu preciso, só é meio caro – Custa 349 Dólares atualmente,

    Já usei todo tipo de software, desde os pagos, até open-source e até mesmo soluções construídas por mim mesmo, mas o que realmente me atendeu foi o MindManager

    🙂

    Responder

    1. ok Renan a grande questão é essa que você relata….que o software realmente venha a suprir as nossas necessidades…
      Abs.

      Responder

  20. Ainda não uso nenhum software de mapas mentais, somente faço à mão para estudar conforme tu já ensinou. Gostaria de aprender o Freeplane para iniciar ( este dá para fazer apresentação de trabalhos da faculdade???). Obrigada Ana.

    Responder

    1. Dá sim, com jeito e com algumas imagens, vc consegue fazer um mapa legal, Vanessa.

      Responder

  21. Como é que pode uma pessoa que todos os seus discursos são altamente importantes só hoje assisti 15 vídeos seus e fiquei impactado, gosto de gente que tem conteúdo e que sabe ensinar isso para as pessoas. Gostaria de trabalhar com você em algum projeto. Tu vendes o que? Farah

    Responder

    1. Nesse momento, nós temos o Acelere 3X a sua leitura a venda, Farah. Basta clicar no banner que está na parte superior do blog.

      Responder

  22. Olá, eu uso o FREEMIND. Bem simples, muitas funcionalidades. Também uso o Mindmaister

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *