MA #30 – Método SQ3R, que bicho é esse? – parte 1/3

Tem perguntas que a gente responde de forma fácil, e tem outras que a gente acaba tendo que fazer uma vídeo-aula inteira para DEPOIS responder.

Então nesta vídeo-aula eu explico como funciona o método SQ3R, muito sugerido em páginas e cursos de orientação aos calouros das universidades americanas.

Assim, na próxima vídeo-aula eu vou poder responder a pergunta de um leitor do MA: “o método SQ3R funciona?”

Sem tempo de assistir? Leia a transcrição!

Olá tudo bem!

Aqui é Ana do Mais Aprendizagem e apesar de parecer, hoje não é um vídeo de perguntas e respostas.

É uma vídeo-aula normal mesmo, mais que foi sim motivada por uma pergunta que me fizeram no blog.

A pergunta é a seguinte: O método SQ3R funciona?

Eu fiquei pensando, pensando como eu ia responder essa pergunta e cheguei à conclusão que antes de respondê-la eu tinha que explicar o que era o método SQ3R.

Então, vamos lá essa é uma vídeo-aula em que eu vou explicar o que é o método SQ3R.

O método SQ3R é uma técnica de estudo muito utilizada no meu acadêmico americano e sugerida aos alunos que estão ingressando na universidade para ser um método de estudo para livro-texto ou de artigos.

Como nos Estados Unidos as pessoas gostam de transformar tudo em acrônimos surgiu então à sigla SQ3R.

O S vem de survey. Survey significa pesquisa. O Q vem de question que é questionar. A ideia é que você vai fazer uma pesquisa por alto e depois vai fazer um questionamento naquele material que você quer estudar.

Os 3R são de: read (ler), recite (recitar), review (revisar).

Bom, eu resolvi colocar a minha criatividade para funcionar e tentar transformar este acrônimo em palavras em português.

Algumas são fáceis, mais ou menos diretas, e outras nem tanto.

Mais eu acabei conseguindo e acho que ficou bem significativo as palavras que eu usei para transformar esse acrônimo em uma coisa em português.

Agora vamos detalhar o que cada etapa prever no seu momento de estudo.

A primeira etapa é a etapa survey.  Aqui significa fazer uma pesquisa por alto, assim eu resolvi usar a palavra sobrevoe o material.

A ideia desta etapa de estudo é você obter uma visão geral daquilo que você vai estudar.

Lembra que a gente está estudando uma técnica para trabalhar com livros didáticos que normalmente possui muitos títulos, subtítulos, figuras, gráficos, legendas.

Você pode também ler o primeiro e o último parágrafo de cada texto de cada seção. Além disso, você pode ler os exercícios propostos no final do livro, caso o livro tenha.

A chave para fazer essa etapa bem feita é que ela tem que ser rápida. Ela não pode tomar todo o seu tempo só fazendo uma visão geral do assunto sem aprofundar.

A ideia desta etapa é despertar a sua curiosidade para o assunto. Você ter uma vaga noção do que vem pela frente e ficar com vontade de entender melhor.

A segunda etapa do SQ3R é questionar. Essa etapa é para você estimular ainda mais a sua curiosidade.

Nesta fase você vai pegar título e subtítulo e tentar vê que tipo de pergunta poderia ser feita a partir dali. Você pode se perguntar o que eu já sei sobre este assunto.

Assim você vai preparando o seu cérebro para receber a próxima etapa.

A próxima etapa é a etapa de leitura. Neste caso eu usei a palavra releia.

Por que releia?

Quando você está na primeira etapa você já leu bastante coisa. Você já leu alguns parágrafos, as figuras, os quadros ilustrativos, as perguntas.

Agora você vai reler e na verdade esta leitura vai ser completa e de preferência bem ativa. Uma coisa que eu faço para tornar a leitura ativa é marcar palavra-chave.

A próxima etapa em inglês chama-se recite. O recite não é simplesmente recitar. Não quer dizer que você tem que pegar o material e repetir, falar sobre ele.

Agora, falar sobre ele é uma opção, resumir é outra opção, parafrasear (dizer com outras palavras) também é uma opção.

A minha forma preferida é mapas mentais. Se você fez as anotações durante a leitura.

O mapa mental também estimula o raciocínio. Assim nesta fase o mais eficiente seria usar o mapa mental, pelo menos, na minha análise.

E finalmente o último é o R de revisar. Ai você vai ter que revisar aquilo que você criou. Você pode revisar um resumo que você escreveu. Você também pode revisar o mapa mental que você criou na fase de reprodução.

Então estas são as cinco etapas que segundo o método SQ3R são fundamentais para que você faça um bom estudo de um texto técnico de um livro-texto de um material de nível universitário.

Bom, vocês já sabem que eu não sou adepta de vídeo-aulas muito compridas, porque eu acho que não são eficientes do ponto de vista da aprendizagem.

Então eu vou encerrar a explicação do método SQ3R por aqui. Ficou uma explicação bem teórica mais eu acho que foi possível pegar o espírito da coisa.

O que eu vou mostrar na próxima vídeo-aula é uma gravação em que eu estou estudando um texto por meio do método SQ3R e aí você vai ver a minha mão passando e fazendo as coisas até a gente chegar no mapa mental.

O mapa mental é a minha forma preferida de fazer a reprodução.

Então eu vou ficando por aqui e enquanto isso eu gostaria que você postasse lá no blog, que você está vendo no YouTube, as perguntas ou dúvidas que tenham ficado sobre o método.

Também você pode postar o que você acha da pergunta que motivou esta aula. Este método funciona ou não funciona?

Isso eu vou responder na terceira vídeo-aula depois que a gente tiver entendido direitinho o método.

Então até a próxima!!

60 Comentários


  1. Ana, você acha que se eu dividir as etapas em dias, ele faria o mesmo resultado?
    Por exemplo: a 1º e 2º etapa posso fazer um dia antes de passar pros 3R?

    Responder

    1. Camila, pode sim…principalmente levando em consideração a exemplificação que vc vez.
      Abraço, Marcelo.
      Gerente de relacionamento.

      Responder

  2. Este método se aplicaria bem em concursos? Pois como temos o tempo curto pra resolução de várias questões, teria como aplicar essa técnica e mesmo assim conseguir fazer toda a prova em tempo hábil? ABS

    Responder

    1. Positivo, Iuri.
      Você pode usar este método em caso de concurso, sim!!
      Abraço.

      Responder

  3. Oi Ana, já tive indicação desse método mas a associação que você faz com o mapa mental que já vinha buscando instrução aqui com você fez parecer bem mais produtivo pra mim. O que nesse e no método do mapa mental continua me pegando é na hora de achar/escolher a palavra-chave. Tenho que estudar muito sobre psicologia e ainda parece pra mim que uma única ou poucas palavras parecem não ser o suficiente para resgatar o conteúdo na minha mente. O que devo fazer? Que dica você me dá?

    Responder

    1. Elisangela, isso é uma insegurança normal, depois de muita prática você observará que não precisa de tantas palavras para lembrar.
      Abraços.

      Responder

  4. Oi, Ana, gostei muito de receber esta vídeo-aula mas, para ter a ‘trilogia’ completa, se possível, gostaria de receber as vídeo-aulas anteriores. Agradeço muito pelo obséquio e deixo-lhe um grande abraço.

    Responder

  5. Oi Ana,

    O seu trabalho tem me ajudado muito só tenho a agradecer. Queria saber se o método sq3r também é eficiente para o estudo de matérias exatas como física e matemática do ensino médio.

    Abraço.

    Responder

  6. Olá ana, parabéns pela didática.

    Qual software de mapas mentais você está usando?

    Responder

  7. Olá Ana!
    Gostei muito do vídeo.É realmente muito interessante.
    Um bom dia e fique com Deus!

    Responder

  8. Uma sugestão, Ana.
    Você poderia inserir a imagem geral do mapa no post?
    Seria legal ver o mapa mental antes para ao fim do vídeo perceber as aproximações e distanciamento entre minha intuição inicial e a tua exposição do assunto.
    Também seria ótimo se a audiência pudesse postar dois comentários: um a partir da visualização do mm e outro posterior ao vídeo.

    Responder

    1. Estou pensando numa solução para isso, Trasimaco, via Pinterest ou Instagram. 😉

      Responder

  9. Em que momento entra a resolução de questões, no recitar ou revisar?

    Responder

    1. Cássio, exercícios podem ser usados como forma de revisão ou como tema de estudo em si. No segundo caso, vc usaria o método SQ3R para estudar as questões tb.

      Responder

  10. muito bom, eu ja usava esse metodo de estudo e nao sabia…

    qual e o programa que vc usa nas suas apresentacoes ? ficou excelente esse recurso grafico que vc usa.

    Parabens pela didatica e pelos videos impecaveis em suas apresentacoes !

    Responder

  11. Oi Ana, tudo bem?

    Você passou a usar o Imindmap ?

    Parece bem sofisticado no quesito de beleza, mas o preço é bem salgado também, não? A versão mais em conta em torno dos 80 dolares atende bem ?

    Você acha que vale a pena a Ultimate ? 250 dolares, se não me engano.

    Não tenho o hábito de fazer MM, mas vendo seus videos, cada vez me inclino mais a fazê-los. Andei olhando outros softwares, mas este em questão parece bem flexivel e atrativo. E atratividade é um dos apelos da metodologia dos Mind Maps, ou seja, relacionar figuras, cores, tamanhos para ajudar na memorização.

    Mair uma vez, parabéns pelo trabalho.

    Abs

    Responder

    1. A versão 80$ é muito boa para fazer mapas mas não tem a função de gerar apresentações. A escolha depende do que você irá fazer.

      Responder

  12. Muito legal, gostei! Pode-se dizer que seria algo parecido com a aprendizagem espaçada? Por exemplo:
    Primeiro lê, dá um tempinho;
    questiona, anotando as perguntas, mais um tempinho e
    revisar para reproduzir.

    Essa reprodução pode ser em áudio, né? Pode-se fazer um mapa mental e gravar um áudio sobre o mapa, aí quando não puder visualizá-lo, basta ouvi-lo e imaginá-lo =D

    Responder

  13. Ana, achei interessante esse método e já inclusive o utilizei…
    Ao meu ver, o Q não é muito útil, principalmente se o leitor não sabe nada do conteúdo, pois as perguntas que seriam feitas antes da leitura seriam muito subjetivas. Além disso, fica difícil para o sujeito fazer perguntas sobre um conteúdo que ele ainda não estudou e que não tem conhecimento sobre o mesmo e, se ele for tentar, acho que serão bem amplas, tipo o que é isso ou aquilo… o que você acha?

    Responder

    1. Este método é mais aplicável a textos acadêmicos. Neste caso as questões são levantadas dos subtítulos das legendas dos exercícios que o livro apresenta.

      Responder

  14. É bastante interessante esse método, vou aplicá-lo enquanto estou de férias da faculdade em algum livro que quero ler e depois conto como foi a experiência. Obrigado!

    Responder

  15. Muito bacana.
    Me lembrou uma das estratégias de leitura do curso de Inglês Instrumental.
    … ” A estratégia de leitura chamada Skimming é um tipo de leitura que busca o maior número possível de informações ao primeiro contato com um texto. É um “ passar de olhos ” pelo texto para identificar sua
    ideia geral , tema central.

    http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1056/1/Estrat%C3%A9gias%20de%20leitura%20-%20Skimmig%20e%20Scanning_Camila%20Hofling.pdf

    Abraços,

    Responder

    1. Exatamente isso que é feito na primeira etapa Wagner. Esta técnica também pode ser chamada de preleitura.

      Responder

  16. Ana, as suas explicações são realmente cativantes. Sem dúvida todas essas orientações estão me deixando mais animada. Como eu fiquei interessada na ferramenta mapas mentais comecei à pesquisar na internet. Inicialmente resolvi fazer um curso básico pra saber por onde tudo isso começa, daí a minha curiosidade! Achei você. As suas video-aulas estão ajudando bastante nessa compreensão. Abs,

    Responder

  17. É bem proximo da forma como esfudo, o que falta é fazer uso de mapas mentais.

    Responder

  18. Achei o método excelente. É tudo que a pessoa precisa para fazer um bom estudo, basta seguir a risca.
    Minha grande dificuldade é encontrar as palavras chaves de cada texto. Voce poderia me dar algumas dicas?

    Responder

    1. Existem diversas técnicas para achar palavras-chave Rildo, eu as ensino no Treinamento AM3.

      Responder

  19. Ei Ana e amigos do blog, boa noite!!
    Acabei de ver o vídeo que sugeriu. E pelo que vi, este método apresenta as bases da aprendizagem: aquisição, retenção, aplicação, repetição. E se entendi bem, eles estenderam muito as etapas. Este método poderia ser mais sintetizado e mais simples, não?!
    Abs, Latife

    Responder

    1. Você tem razão Latife. Eu vou falar sobre essa questão da eficiência na próxima vídeo aula.

      Responder

  20. Ola Ana;
    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo modo fácil, prático e dinâmico que você ensina, é um dom de DEUS…….Bom, Então vamos lá;
    “Faz 10 anos que terminei a faculdade de Ciências Econômicas e desde então não me dedico mais aos estudos. Hoje, sou funcionário público, porém, não faço o que eu gosto. Estou disposto a recomeçar o mais rápido possível a me dedicar aos estudos. Faz parte do meu planejamento pra 2014, ou passar em outro concurso público ou me reiventar. mas a dúvida é: QUAL O MELHOR MÉTODO DE APRENDIZAGEM PRO MEU CASO…….
    Desde já agradeço, um abraço

    Responder

    1. A melhor forma de passar em concurso público e ter um bom método de aprendizagem e consistência. Eu sugeriria o nosso treinamento AM3, mas infelizmente não há nenhuma turma aberta agora.

      Responder

  21. Achei interessante a proposta Ana, acho que vou experimenta-la, por favor continue postando esses vídeos sobre aprendizagem, abraço!!

    Responder

  22. Que bom Ana, gosto muito quando você apresenta essas novas técnicas.
    Seus vídeos me ajudam muito.
    Valeu!

    Responder

  23. Oi Ana!
    Ótimo vídeo! Já estou colocando na prática.
    Gostaria de saber como você recomenda que se faça o processo, pq toma bastante tempo, dependendo do tamanho do conteúdo. Por exemplo, se a pessoa dispuser de apenas 1 hora por dia.

    Abração

    Responder

  24. Esse método só serve pra estudar por material escrito ou para vídeo aulas tbm?

    Responder

    1. Este método é recomendado para estudo de textos acadêmicos Vitor. Só se aplicaria a vídeo aulas se você tivesse um resumo ou os slides das aulas para fazer as etapas S e Q.

      Responder

  25. Parabéns Ana, sempre trazendo bons instrumentos de aprendizagem.
    Boas festas.

    Responder

  26. Muito bom Ana! Conhecia o método por aplicação mas não o seu acrônimo e nem sua explicação, menos ainda essa sua versão explicativa que em muito a esclarece. Fico muito grato e a parabenizo pelo excelente material e trabalho que vem fazendo, de extrema valia para todos. Recomendo! Forte abraço e um verdadeiro desejo de sucesso em seus projetos, Henrique

    Responder

  27. Mais uma vez parabéns

    Estou ansioso pela próxima.

    Agora, uma perguntinha, que softwere vc usa para fazer os mapas mentais

    Tentei usar uma mesa digitalizadora como vc fazia no inicio, mas não me entendi muto bem com ela

    Quero começar produzir vídeo aulas para o meu site. Não se preocupe, não sou seu concorrente kkkkkkk

    Responder

  28. Eu vi esse comentário no vídeo no Youtube.

    João Neto

    Acredito que deve funcionar muito bem.

    Como juntar SQ3R com Aprendizagem Espaçada?

    Será que dá?

    Obrigado Ana.

    Responder

    1. Da sim Juca. basta você fazer o S e o Q que na primeira sessão, os dois primeiros Rs na segunda sessão e o último R na última sessão da aprendizagem espaçada.

      Responder

  29. Ana que vídeo fantástico! Já tinha visto outras aula suas mas esta apesar de pequena foi a melhor vídeo aula que vi até hoje, acho que se deve ao fato dos mapas mentais serem de fato uma poderosa arma para a compreensão da mensagem. Mais uma vez parabéns pelo trabalho e muito sucesso.

    Responder

  30. Oi Ana, tenho a impressão que você já ensinou essas técnicas na soma dos teus vídeos. Mesmo assim gostei muito.

    Tanks a lot.

    Now, let’s start to learn! I’m joking. Tonight.

    bye

    Responder

  31. Me parece um método muito bom, principalmente se utilizado juntamente com outras técnicas já ensinadas por você Ana: Revisões espaçadas, aprendizagem espaçada, leitura ativa, etc.

    Responder

  32. Primeiramente bom vídeo Ana, seu método de simplificar as coisas é magnífico.
    Saberia me indicar na sua opinião, qual a melhor técnica de estudo para cursinho ?

    Responder

    1. Marcelo, para estudar muita coisa nos temos nosso treinamento AM3. Fique de olho na próxima turma OK?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *