Mapas mentais também falam português!

Há alguns dias, eu fiz um vídeo mostrando a abertura de uma caixa com vários materiais sobre Mapas Mentais do Tony Buzan que eu encomendei diretamente da Inglaterra. O sucesso desse vídeo foi tão grande que eu resolvi repetir a façanha – só que, dessa vez, com livros traduzidos para o português.

Faz tempo que as pessoas que acompanham os posts e vídeos do Mais Aprendizagem me pedem materiais sobre mapas mentais em português. Isso porque a maioria dos materiais que eu leio está em inglês e nem todo mundo tem a fluência no idioma. Por isso, eu comprei alguns livros com tradução em português e resolvi mostrar para vocês no vídeo abaixo:

Mapas mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro

Mapas Mentais também falam Português 03

É um material introdutório bastante indicado para quem deseja conhecer os mapas mentais e saber como empregá-los para planejar sua vida e tomar decisões. O livro explica como aplicar os métodos do Tony Buzan em diferentes ambientes: na escola, no trabalho, em casa e na vida social. Eu pretendo ler para saber quais indicações eu posso fazer sobre ele em um vídeo – que eu gravarei posteriormente.

Mapas mentais e a sua elaboração: Um sistema definitivo de pensamento que transformará a sua vida

Mapas Mentais também falam Português 04

Outro livro introdutório em que o Tony Buzan nos mostra como elaborar mapas mentais em um guia simples e prático. Alguns tópicos apontados pelo livro são: usar mapas mentais para planejar uma apresentação ou um relatório, ter ideias brilhantes, convencer pessoas a negociar, estabelecer metas pessoais e controlar a sua própria vida.

Mapas mentais e memorização para provas e concursos

Mapas Mentais também falam Português 02

É um livro bastante conhecido na área de concursos públicos dos autores brasileiros Felipe Lima e William Douglas. Embora seja um livro voltado para concursos, ele também serve para provas em geral. Na verdade, qualquer ferramenta de aprendizagem deveria ser utilizada para qualquer situação em que você será avaliado e não apenas em casos de concursos (mesmo que esta seja uma “avaliação extrema”).

Jogos para treinar o cérebro

Mapas Mentais também falam Português 01

E, para não ficar apenas nos mapas mentais, eu achei interessante esse livro do Jorge Batllori, pois ele aborda outras possibilidades de aprendizagem. Eu já tenho alguns materiais sobre isso, então, em um próximo vídeo, eu posso comentar sobre essa polêmica com os jogos para o cérebro: eles são eficientes ou não?

Essas são as minhas novas aquisições e, aos poucos, eu vou lendo esses livros e posso trazer para você o que eu indico (ou não) sobre as ideias presentes em cada um.

Agora eu preciso da sua ajuda: Qual desses livros você gostaria de ver avaliado primeiro? Qual é mais urgente para você? Deixe seu comentário com a resposta no final da página!

50 Comentários


  1. Oi Ana gostaria que fizesse inicialmente sobre o do Felipe Lima e William Douglas, pois por se tratar de um assunto que você já domina poderá confirmar ou refutar algumas teorias do livro.

    Responder

  2. Olá, Ana! Excelente esse vídeo com os livros que nos ajudam a aprender a aprender. Particularmente eu gostaria que começa-se pelo livro (Jogos para treinar o cérebro), isso pelo fato de quando comecei a estudar foi mais pelo fato de querer conseguir minimizar e ou até excluir a ansiedade da minha vida. Comecei lendo alguns artigos de neurociências e acabei encontrando que exercícios de raciocínio lógico e jogos diversos como quebra cabeça, dama, xadrez “que não jogo bem”, ajudariam nas conexões cognitivas de forma vir a conseguir superar a minha ansiedade que é patológica. Depois de pouco tempo que exercitei o cérebro com problemas de raciocínio lógico e desenvolvendo-o com alguns jogos como dama e quebra cabeça, consegui desenvolver as conexões que vinha atrás e o mais surpreendente, comecei a lembrar de fatos que tinham ocorrido a muitos anos atrás. Isso tudo me incentivou a começar a estudar para concurso público depois de 17 anos sem colocar as mãos em assuntos relacionados ao grau de formação na qual eu tenho e de forma autodidata onde é perfeitamente possível conseguir o objetivo desenvolvendo as matérias de forma qualitativa.Hoje acredito piamente que a pessoa que está a um bom tempo sem estudar e quer recomeçar, antes procure fazer exercícios para o cérebro com jogos ou resolução de exercícios com raciocínio lógico no qual a pessoa vai ter uma otimização na cognição (criar novas sinapses) e avançar na área dos estudos. Enfim. são por esses e mais diversos outros fatos que se for para contar por aqui o texto vai ficar muito longo e por isso eu gostaria que o livro Jogos para treinar o cérebro abrisse essa sessão de livros. Obrigado

    Responder

  3. Olá, tudo bom?
    Gostaria de ver primeiro o livro “Mapas mentais e memorização para provas e concursos”.
    Abraços

    Responder

  4. Gostaria de assistir seu comentário sobre os quatro, mas como prioridade, escolho Mapas Mentais e Sua Elaboração, pois suponho ser mais praticável em ambiente corporativo. Abraço e obrigado por seu trabalho. Valdair.

    Responder

  5. Gostaria de ver comentado
    Mapas mentais e sua elaboração para apresentações
    sou formadora, mas escrevo muito nos Slides com receio de esquecer partes importantes
    do assunto , quero aprender mais .

    mARAAAAAVILHOSO SEUS VIDEOS !!!
    Ainda bem …. que agora encontrei você!!

    Responder

  6. Excelente video !
    Queria sua opnião sobre o livro dos Mapas Mentais e Memorização do William Douglas e Felipe Lima.
    Estou aprendendo mais a cada novo artigo seu. Muito Obrigado !!

    Responder

  7. Olá, Ana! Gostaria muito que vc fizesse a resenha do livro de mapas mentais pra concurso.

    Muito obrigada!

    Responder

  8. Ana comece pelo Mapas Mentais e memorização (Felipe Lima e William Douglas), pois acabei de ganha-lo e será ótimo saber sua opinião antes de começar a lê-lo.

    Responder

  9. Olá Ana,
    Como tenho interesse em concursos públicos gostaria que começasse com “Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos” …

    Obrigado

    Responder

  10. Mapas mentais e memorização para provas e concursos. William Douglas e Filipe Lima.

    Responder

  11. Ana começa a ler o Mapas Mentais e Memorização para Concursos Públicos.
    Grato!!!

    Responder

  12. Olá! Começa pelo primeiro livro de mapas mentais do Tony Buzan

    Responder

  13. Mapas mentais do Tony Buzan é o escolhido! Sou Sérgio Paulo tenho 64 anos, Engenheiro Agrônomo do Banco do Brasil aposentado. Mas não parei sou Instrutor do Senar, Prof. de Escola Dominical para adultos. Situação que procuro usar mapas mentais. Quero aprimorar mais

    Responder

    1. Muito bom ouvir o seu relato!!
      Obrigado por compartilhar com a gente.
      Até logo, abs.
      Marcelo.

      Responder

  14. Olá Ana,começa ler pelo livro Mapas Mentais e Memorização para provas e concursos.

    Responder

  15. Oi Ana, eu gostaria q/ você comentasse sobre o livro : Mapas mentais e memorização para provas e concursos – Felipe Lima e William Douglas.

    Responder

  16. Oi Ana, dos quatro livros, só não tenho o “Jogos para treinar o cérebro”. Gostaria que você comentasse o do Willian Douglas, sobre concurso.
    Abraços,
    Silvana.

    Responder

  17. Olá, Ana eu gostaria de ver a resenha dos jogos para o cérebro! Abraço!

    Responder

  18. Olá, bela iniciativa a sua! Parabéns!!!

    Se puder comentar o livro Mapas mentais e memorização para provas e concursos, creio que seria bem interessante para até mesmo gerar a decisão de compra do mesmo.

    grato e bom trabalho

    Responder

  19. Olá Ana 🙂
    Eu gostaria que você falasse sobre Mapas Mentais e Memorização para provas e concursos .
    Um abraço

    Responder

  20. Olá! Gostaria de ver primeiro a resenha do livro de Wiliam Douglas. Desde já grata pela atenção!

    Responder

  21. Seria interessante começar pelo primeiro livro : Mapas Mentais do Tony Buzan, pois eu acho que vou até comprar o mesmo

    Sou um fã de carterinha de suas aulas, apesar dos quase 66 anos , não tenho desistido de aprender um pouco por dia

    Atenciosamente
    Jose Tannus

    Responder

  22. Bom Dia!!! Ana, adoro vê seus matérias, cada um melhor que o outro. Estou muito interessada e saber sobre o Livro do Felipe Lima, já ouvi falar muito dele. Por coincidência, ontem estava olhando os preços desse livro, então se você puder falar primeiro dele, agradeceria muito. Abraços

    Responder

  23. Olá Ana! Estou muito interessada na sua avaliação dos livros! Estou prestando concurso público e tenho tido dificuldades na elaboração de mapas mentais. Minha dificuldade tem sido em condensar assuntos em poucas palavras e também em definir o que é importante, principalmente em legislação! Por isso, desejo que você avalie primeiro o livro: “Mapas mentais e memorização para provas e concursos”.

    Aguardo ansiosamente!

    Bárbara

    Responder

  24. Bom dia Ana!
    Inicialmente quero lhe parabenizar e agradecer a sua gentileza em apontar soluções e propor sugestões para dinamizarmos os nossos estudos.
    Em atenção a sua proposta, eu gostaria que fizesse a avaliação da seguinte obra: Mapas mentais e memorização para provas e concursos.
    Antecipadamente agradeço.
    Gionovaldo Lourenço

    Responder

  25. Olá Ana, parabéns pelo seu belo trabalho. Eu gostaria de ver a avaliação do Mapas Mentais: Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Fiquei muito curiosa sobre a possibilidade de usar mapas mentais para situações que não sejam relacionadas à aprendizagem.

    Responder

  26. Olá Ana Lopes, boa noite.
    Muito bom a apresentação dos livro sobre mapas mentais, em português.
    Gostaria muito de ver o seu comentário sobre o livro de Tony Buzam > Mapas Mentais e Sua Elaboração.
    Desde já agradeço. 😉

    Responder

  27. Prezada ANA:
    Parabéns por mais esse serviço de utilidade utilíssima.
    Como sempre, você preocupada em nos ajudar a crescer intelectualmente.
    Respondendo á sua pergunta, gostaria que fizesse a analise em primeiro lugar do livro: “Mapas Mentais”, do Tony Buzan.
    Muito grato, de coração.
    Fortíssimo abraço

    Responder

  28. Oi Ana sinceramente gostaria de poder pagar o seu curso do mais aprendizagem.
    Mas sobre o que perguntou gostaria de saber sobre o livro do Felipe Lima e Willian Douglas deste eu já até sou leitora.
    Adoro ouvir sua voz.
    Me deixa calma.
    Abraços.

    Responder

  29. Ana, gostaria de uma resenha sobre o livro Mapas mentais e memorização para provas e concursos do William Douglas e Felipe Lima.

    Responder

  30. Ana
    Tenho muito necessidade de ler livros tecnicos com muito conteudo diverso, existiria alguma dica de como resumir livros usando mapas mentais

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *