MA #28 – Agora, a retenção!

Depois da vídeo-vídeo aula sobre as fases da aprendizagem, recebi uma enxurrada de perguntas sobre a fase da retenção, ou seja, como a gente faz para levar a informação para a memória de longo prazo depois que passou pela fase de aquisição.

Então resolvi resgatar mais algumas vídeo-aulas lá do blog antigo para esclarecer mais como as memórias são formadas. A primeira é essa aqui, que é uma das campeãs no nosso canal do Youbute: repetição inteligente!

12 Comentários


  1. Olá Ana, como sempre quero elogiar pelo seu trabalho que tanto me favorece, obrigada! Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao seu vídeo, acima. Como sempre você utiliza os mapas mentais e diz que eles devem ser coloridos, conter palavras-chave e desenhos. Neste seu mapa, não há desenhos, você acha que se eu seguir este tipo de modelo, pois estou começando a fazer os meus, a retenção será menos eficiente do que se contivesse as ilustrações? Obrigada sempre! Paula

    Responder

    1. Oi, Paula, obrigada!
      esse era um mapa só para apresentação, não tinha a intenção de fazer uma memorização mais extensa dele. Para memorizar, os desenhos fazem muita difença sim! 😉

      Responder

  2. Assisti a duas aulas que me foram liberadas através do e-mail e gostei muito, excelente. Estão de parabéns, aula muito explicativa! um excelente material de ensino! Eu recomendo!
    Aproveito pra informar que gostaria muito de receber as outras ou todas as aulas, se for possível.

    Responder

  3. Oi, Ana, em uma das aulas voce mencionou um programa para acelerar um video, com o objetivo de aumentar a nossa concentracao. Que programa é esse! (meu teclado esta sem o ponto de interrogacao) Nao estou sabendo como procurar no google. Obrigada

    Responder

    1. Clauida, se o vídeo estiver no disco rígido você pode usar o VLC media player.
      No vimeo não é possível.
      Abs.

      Responder

  4. Oi Ana, estou adorando seu trabalho e assistindo a todos seus vídeos!
    Estou estudando para concurso público e procurando métodos eficazes para estudar com qualidade e a minha dúvida é: Essa repetição é eficaz quando eu assisto a uma video aula de um assunto e depois eu faço a leitura do texto do mesmo assunto?

    Responder

  5. Boa tarde Ana, nesse video quando você fala sobre o exemplo de leitura: “primeiro a gente aprende a decodificar as letras, as silabas …”.
    Você aborda em relação ao entendimento do significado das palavras, mas segundo o meu entendimento sobre um video recente, que você postou falando em 3 erros de concentração, você disserta em relação a velocidade da leitura, e eu acho meio contraditório, pois para que nos consigamos prestar mais atenção no significado das palavras precisamos reduzir o ritmo de leitura, eu tenho por alto mais ou menos uma ideia do que fazer, mas gostaria que você abrisse minha mente.
    Muito obrigado pelos seus videos.

    Responder

  6. Olá Ana tudo bom?

    Esse vídeo é um dos mais interessantes que acompanhei no seu blog.

    Queria contribuir informando que já está disponível em lojas Brasileiras uma versão em Português do livro do Neurocientista, Daniel Willingham, citado por você.

    Se me permitir, segue o link para quem quiser adquirir (Por Que Os Alunos Não Gostam da Escola?):
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3437892?PAC_ID=25371

    Agradeço pelo ótimo conteúdo!

    Responder

  7. Parabéns pelo excelente trabalho professora Ana, tornar esse material acessível à todos é muito bom ! Tomei conhecimento do seu trabalho pelo facebook. Parabéns!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *