7 dicas para voltar a estudar

Voltar a estudar

Pensando em voltar a estudar? Veja algumas dicas!

Muitas vezes a vida nos leva para caminhos que não eram exatamente aqueles que a gente pretendia percorrer. Aí de repente a gente acorda, e se dá conta de que já ficou vários anos sem estudar.

É muito comum nessas situações a pessoa descobrir, com muita frustração , que está “sem prática” de estudar. Pior ainda é quando a pessoa acha que esqueceu tudo que sabia, ou “emburreceu”… 🙁

Mas tentar voltar a estudar na marra, sem um preparo inicial, pode ser equivalente a entrar na academia depois de vários anos e querer pegar os maiores pesos logo no primeiro dia.

Não funciona, né?

E isso não acontece porque você não é capaz de lidar grandes pesos. É preciso entender que para chegar lá, você precisa começar devagar, com uma boa orientação e as técnicas corretas.

O mesmo se aplica à aprendizagem: seguindo uma boa orientação você pode tornar-se um estudante excelente, desde que isso seja feito passo a passo.

Nesse vídeo, falo de 7 dicas que podem te ajudar nessa jornada.

56 Comentários


  1. Oi meu nome é Cláudia, tive muita dificuldade de aprender quando criança, agora depois de 32anos queria volta estudar. Mas eu tenho medo de não conseguir também depois de mas velha hoje tenho 48 anos e teria que volta a fazer o ensino médio.
    Mesmo assim vou tentar.

    Responder

    1. Meu nome é rafael, quando era crianças tinha muita dificuldade papa aprender as materia. Depois dos 24 anos voltei estudar, e terminei minha escola…Olha tenho vontade de fazer uma faculdade mas tenho medo de não ir bem nas materias, por que sinto muita dificuldade para entender um texto e a pergunta?

      Responder

      1. Você só saberá se irá conseguir, depois que tentar. Com empenho e dedicação você conseguirá superar suas dificuldades.

        Responder

  2. Caraca, era o que estava procurando, terminei o ensino médio em 2010, e por isso deu vontade e curiosidade de tentar voltar a estudar.

    Responder

    1. Olá, João, que bom que a aula te ajudou e te motivou a seguir em frente com os estudos!

      Responder

    2. O mesmo tempo q eu, tbm quero voltar a estudar, mas sinto que já não tenho mas a mesma capacidade que antes.

      Responder

      1. Tayse, todos têm capacidade para aprender coisas novas e você ainda é jovem. Inicie procurando por algo que seja do seu interesse, tenho certeza que depois conseguirá estudar o que deseja.

        Responder

  3. Em dezembro do ano passado voltei a estudar o ensino fundamental há qual tinha desistido de fazer,devido ter se envolvido com o que não devia! E fui no CEJA (CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS) do meu bairro e retornei aos estudos que tinha parado no 7 ano,estou fazendo o 7,8 e 9 ano disciplina por disciplina ,comecei com história finalizei o módulo de história com média 10 e iniciei o de português esta semana! Tenho objetivo de terminar o fundamental até dezembro mas quero terminar até Julho deste ano (2017) alguns momentos se torna difícil o aprendizado pelo fato de ter me perdido no aprendizado mas costumo está lendo todos os dias pra estimular o meu cérebro. Espero terminar no prazo que desejo!

    Responder

    1. Olá, Bruno. Você tomou uma ótima decisão de retornar aos estudos. Tenho certeza de que irá conquistar muitas coisas através do aprendizado. Boa sorte nos seus objetivos!

      Responder

    2. Também parei no 7 ano e quero voltar a estudar irei pegar meu historico e procurar um lugar para voltar aos estudos

      Responder

  4. Devido a varios fatores, não me formei como desejava, que o meu maior sonho era me formar em contabilidade,hoje se fosse o caso é ser uma psicologa,asistente social,ou fazer relações humana,bem não sei em qual me daria bem ,mais é um desejo do meu coração,embora o cerebro não é um dos melhores,pois já passei por varias situações na vida sem ter com quem poder contar, até hoje tem coisas que me aconteceu na minha vida que nunca contei para ninquem.Sei que não será facil,não sou nenhuma criança,mesmo quando fiz o ensino medio não foi nada facil e, fiz já no ano dois mil e qualquer coisa não lembro bem a data.Mais agora sou aposentada tenho mais tempo para dedicar quem sabe me sairia melhor, a vida não tem sido nada facil para mim,preciso me enturmar abrir os meus horizontes,saber mais, conhecer mais,minhas filhas tem a propria vida delas não depende de mim,moro sozinha,meus netos freguenta minha casa mas não mora comigo,e além do mais eu acho lindo,o saber da mulher,ser formada naquilo que ela quis,nem que seja ter uma noçãoeu quero ter e eu acho psicologia lindo,asistente social,e relações humana,eu creio que é lidar com gente ,saber falar e ouvir e buscar uma solução encontrada nas palavras,respeitando e valorizando o ser humano.sei que esta cada vez mais dificil lidar com o ser humano,mais so se colocando muitas das vezes no lugar deles.Foi dificil pra mim chegar até aqui ,mais pela graça Divina estou aqui e agora mais do que nunca quero ir pra frente.
    desde já agradeço pelo carinho e atenção,obrigada.E se for possivel vou me engressar nos estudos novamente.

    Responder

    1. Olá, Lourdes. Nunca é tarde para recomeçar, para aprender algo novo. Se você tem essa possibilidade, vá em frente, aprender por hobby é muito melhor do que aprender por obrigação. Tenho certeza de que irá conseguir 😉

      Responder

  5. Obrigado pelas dicas, eu conclui o ensino médio em 2008 e dês de então somente fiz um curso na área de TI achando que seria o meu caminho ( e hoje percebo que não eh ), ate hoje eu não sei qual faculdade fazer e na minha opinião foi essa duvida que me atrapalhou de estudar, comecei a trabalhar em pequenas lojas depois como office-boy e hoje trabalho em uma pequena empresa de manutenção de computadores ( Que inclusive esta mal das pernas devido a falta de serviço), e me vejo travado nesse serviço se hoje eu for demitido não sei o que fazer, eu sempre tive dificuldade de estudos mesmo na época da escola e aos trancos e barracos e com muita ajuda de aulas de reforço consegui concluir, hoje eu noto que tenho mais dificuldade ainda por ter realmente parado com qualquer tipo de estudo, tenho dificuldades imensas de aprender e isso me atrapalha ate mesmo ao fazer tarefas que são comuns por não me achar capacitado a resolver por exemplo um problema de um cliente nessa empresa e isso tem me desmotivado muito ate mesmo em coisas banais como um entretenimento um jogo alguma coisa para distrair que me exija um pouco mais de esforço sinto uma dificuldade imensa e fico olhando outras pessoas simplesmente fluido e aprendendo , sinto que minha família e meus amigos ou ate pessoas que eu considero não dão a minima para isso mais eu me sinto horrível, eles acham que simplesmente e preguiça da minha parte mais e dificuldade mesmo, me sinto um inútil, vou seguir os passos que você disse no vídeo , talvez uma coisa que ira me ajudar e que gosto de livros amo livros de fantasia e romance internacional, como Narnia, Senhor dos Aneis entre outros e ate os tenho vou começar a ler eles para iniciar meu processo de aprendizado e com fé em D’us evoluir, vi que você citou sobre que o processo de aprendizado e com um exercício físico, a pratica do mesmo pode ajudar também no aprendizado ? Caminhada corrida ? Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    Responder

    1. Oi, Fonseca, ótima ideia de voltar a aprender por meio da leitura, é um excelente lugar para começar! Parabéns pela iniciativa. Quanto ao exercício físico, qualquer um vai ajudar vc a aprender melhor, o importante é ser algo que vc goste para que vc consiga continuar fazendo por muito tempo.
      Sucesso!

      Responder

  6. Oi Xará 🙂
    Sou nova e mesmo assim essa aula foi muito útil para mim.
    Como já comentei em alguma outra aula, larguei minha faculdade ano passado e tenho a impressão de que nunca soube estudar. Sempre tive essa sensação e quando me deparei com seus vídeos tive a certeza!
    Pois bem, na busca para ter ritmo de estudo estava apanhando muito, estava e estou rsrs.
    Mas essa aula veio em um bom momento!

    Sou uma pessoa muito ansiosa, isso me atrapalha, e para não me atrapalhar com seus vídeos, estou indo devagar, vendo um de cada categoria por dia… Sei que chegarei nos vídeos mais práticos, mas não quero colocar os bois na frente e estou seguindo uma ordem que eu mesma estipulei 😉

    Muito Obrigada!

    Responder

  7. eu quero muito voltar a estudar mas eu so muito lento para aprender tenho muita dificuldade

    Responder

    1. Eu também Alex, o professor tem que ter o dom mesmo de ensinar! Quando eles tem esse dom, pra mim se torna fácil entender tudo o que ele explica, mais quando não tem, fico na dificuldade pra aprender, mais todos somos capazes ainda que lentos, a diferença em aprender não está na rapidez, e sofremos bullying por ser lentos, e parece que somos menores, “burros”, mais não é uma verdade, porque todos somos capazes de aprender!

      Responder

      1. Marilia, uma coisa legal para amenizar esta questão seria a ideia que disseminamos aqui que é a postura do autodidatismo e tb autonomia…segue alguns links de vídeo do nosso blog…acesse e venha comentar…
        http://www.maisaprendizagem.com.br/ma-34-voce-conhece-o-abc-do-autodidata/
        http://www.maisaprendizagem.com.br/o-ser-humano-e-capaz-de-aprender-qualquer-coisa/
        http://www.maisaprendizagem.com.br/voce-realmente-precisa-de-um-professor/
        Assista!!
        Abraços, Marcelo.

        Responder

    2. Olá, Meu nome é Andressa, acabei de fazer 33 anos , sou casada e não tenho filhos. Fui demitida a um mês e meu marido sempre quis muito que eu voltasse a estudar, mas eu não tinha tempo, e nem coragem. Fiquei adiando por anos, Então …agora que fui demitida gostaria de voltar a estudar por dois motivos:
      * Ter mais conhecimento e arrumar um emprego melhor.
      Mas além de tempo que eu não encontrava, é o meu medo. Sou lenta demais, e não gosto muito de ler. Queria muito perder esse medo e começar a estudar e entender meu celebro.
      Parabéns adorei esse vídeo de como voltar a estudar. Me deu até mais um ânimo.

      Abraço gde

      Responder

  8. Consegui a formação em Administração. Assim que consegui minha formação parei de estudar e acabei sentindo na prática a dificuldade de obter um bom trabalho apesar da minha formação. Estou começando a entender que tenho que reiniciar minha vida de estudos, pois infelizmente não é possível melhor de vida sem isso. Obrigado pela dicas.

    Responder

    1. Jairo, que bom que você está se estimulando e já visualiza um possível retomada dos seus estudos a partir do nosso post.
      Abraço, Ana.

      Responder

  9. Eu também larguei os estudos e retornei, fiz supletivo para ”tirar” o atraso. Mas, com esforço, consegui ser aprovado no curso de Direito na UFRJ. Porém, me matriculei na UNEB.
    Retomar os estudos não é fácil. No meu blog eu dou algumas dicas de como estudar, forneço materiais de estudos para download, falo sobre Enem e Vestibulares, enfim. Deem uma passadinha por lá, sejam bem-vindos!

    Responder

    1. Eu também larguei os estudos e retornei, fiz supletivo para ”tirar” o atraso. Mas, com esforço, consegui ser aprovado no curso de Direito na UFRJ. Porém, me matriculei na UNEB.
      Retomar os estudos não é fácil. No meu blog eu dou algumas dicas de como estudar, forneço materiais de estudos para download, falo sobre Enem e Vestibulares, enfim. Deem uma passadinha por lá, sejam bem-vindos!
      http://cursinhonoquarto.blogspot.com.br/

      Responder

  10. Ola Sra. Ana, nesse vídeo você diz que a leitura sem grandes compromissos de memorizar o que esta no texto é um bom começo para quem não estuda a muito tempo e quer voltar, isso quer dizer que não devo usar a técnica do espaçamento nesse tipo de situação?

    Responder

  11. Ana parabéns pela iniciativa, auxilio e compartilhar seus conhecimentos com todos.
    Primeiramente gostaria de enfatizar, que o mundo seria melhor se existisse mais Anas, em prol do auxílio das pessoas.
    Este vídeo sobre como voltar a estudar, foi extremamente esclarecedor na conjuntura da minha atual condição.
    Como o amigo Francisco, decidi voltar a estudar, após 14 anos sem saber mais o significado da palavra estudo.
    Aprecio muito a área de informática, tanto Hardware – “Parte fisica do computador” e Software – “Parte lógica do computador; Meu sonho ou um dos, era ter dado continuidade na época “ano 2000″aos meus estudos na área.
    Fato que não ocorreu, devido a ansiedade e a falta de ouvir aquela voz interior dizendo.
    ” Espera não vai por este caminho não” ou ” Será que é isso mesmo que você quer? ”
    Pois bem, acontece que tomei o caminho totalmente inverso, fui trabalhar na área de transportes, mais precisamente seguro de cargas.
    Nesta área, se foram 11 anos, trabalhando nas mais diversas empresas do seguimento, e uma insatisfação beirando a plenitude.
    Este ano, optei em dar um basta, aos 35 anos de idade, e retomei a vida de estudante.
    Desta vez com um curso do meu gosto, Téc em analise e desenvolvimento de sistemas.
    Porém agora após assistir o video, me deparei com etapas que não foram cumpridas. como:
    1-Começar devagar ” Não tem possibilidade, pois estudo EAD, requer muita leitura e entendimento ”.
    2-Ler Muito ” Sou sincero em dizer, se eu lia uma tira da coluna esportiva do meu time de coração era muito”
    Agora por não possuir um conhecimento, ando meio desnorteado meio a avalanche de informações que estou recebendo no curso.
    Isso sem falar, que não consigo assimilar de maneira lógica boa parte das matérias.
    A questão da leitura, foi parcialmente resolvida pois tenho que lêr livros de 1.000 paginas.
    Não quero ser mais um no meio da multidão, pois prometi pra mim se algum dia fizesse curso superior, seria para fazer a diferença.
    Agregando mais para minha família e para sociedade.
    O que sugere para minha situação, a alguma técnica para melhor absorção das informações?
    Pois não quero desistir, uma vez que até minha esposa esta me apoiando.
    Obrigado Ana !!!

    Responder

  12. eu voltei a estudar após 15 anos ter terminado o telecurso 2000 em minha cidade, e que foi com muita dificuldade, e que no ano passado (2013) consegui o fies depois de cinco anos de tentativa, pois sempre tive vontade de fazer uma faculdade de DIREITO e com isso não havia condições por ter que sustentar e dá condições aos meus três filhos que hj graças DEUS estão bem encaminhado e assim nunca tive condições, pq ou “vc assovia ou chupa cana” como dizia a minha avó. agora vc imagina voltei a estudar com 46 anos de idade, tenho que concliiar meus estudos e trabalhos e dividir as tarefas de casa com minha esposa que no meu ver é normal. agora já estou no 3º periodo, tou conseguindo passar na marra e assim não tenho ficado contente, pois não consigo absorver conhecimento e entender varias matérias que já fiz, vejo muitos colegas se dando bem, ha! por sinal sou o mas velho da sala, percebo que quando fico estudando em casa mesmo tirando as horas que me programei foge tudo, CONCLUINDO; isso é normal ou não, e tbem tem haver com tempo parado que fiquei ou é por causa da minha idade? por favor me DÊ UMA DICA, pq estou pra desistir da faculdade de DIREITO que tanto almejei. se for pra mim estudar e ter só um diploma isso pra mim não vai me servir, prefiro desistir, tenho que saber mesmo… e ser um bom ADVOGADO, pois pretendo fazer uma PÓS…

    Responder

    1. Que bom que você voltou a estudar novamente!
      Francisco, a questão que você relata sobre a dificuldade de guardar informação, de maneira geral, não tem muito haver com a questão de idade.
      Seria mais uma questão de como você faz para guardar essas informações.
      Nós temos um curso que é um treinamento chamado AM3 cujo foco do AM3 é na aprendizagem com mapas mentais e em técnicas de memorização.
      Se você quiser maiores informações segue um link:
      http://maisaprendizagem.com/am3-matriculas-abertas/
      Lá existe um formulário para você preencher.
      Ao entrar você ficará sabendo das formas de pagamento e também do preço do treinamento AM3.

      Responder

  13. Olá. Vou ser sincero : Não gosto de ler. Cansa bastante. Porém como você falou no video, quem quer mudar de vida tem que estudar. E eu não sou louco de ir contra este pensamento, seria pura ignorância. Pois bem , já comecei o processo para mudar de vida. Estou na primeira fase do curso de Publicidade e Propaganda. Escolhi justamente um curso que gosto e com matérias fáceis para mim, maioria na área de humanas. Entrei no clima, estou gostando de estudar. Mas apesar disso ainda acho chato. Tem bastante conteúdo, muitas informações, e fica difícil guardar tudo entende ? Preciso aprender técnicas de estudo para garantir um bom rendimento em notas e é claro absorver , não adianta se esforçar só para tira 10 e depois esquecer. E aí o que você me recomendaria ?

    Responder

  14. Parabéns, excelente matéria e site, quero colocar aqui meus agradecimentos, pois as informações ainda são escondidas, são exclusas e também exclusivas, só alguns a possuem. Realmente concordo plenamente sobre a internet, sim a internet é uma universidade ao alcance de todos, tudo aprende-se nessa ferramenta digital e virtual, Estou mexendo e utilizando a internet por volta de 12 meses, nunca havia mexido, só esporadicamente, sem nenhum compromisso, hoje confesso que não fico sem, possuo sites, blogs, e-commerces, anúncios e,divulgação dos meus produtos e da minha empresa. Faço inúmeros cursos na internet, entretanto tem que haver disciplinas, organização, não fazer por fazer, é uma baita ferramenta de aprimoramento e atualização. Coloquei seu site em favoritos, espero aprender mais e mais com vocês, abraços e boa sorte.

    Responder

  15. Ótimas dicas, Ana! Tem muita gente com vontade de voltar a estudar, e esta vídeo-aula á um enorme incentivo. E mesmo quem nunca parou, é bom ter essa nova perspectiva. Obrigado!

    Responder

  16. Olá Ana, sou fã dos seus vídeos. Também voltei a estudar a pouco tempo. Quando estava no 2º período de Ciências da Computação fiquei grávida do meu filho, hoje com 17 anos, e acabei parando de estudar por dificuldades financeiras. Por não ter com quem deixá-los demorei a voltar. O que facilitou a minha vida na hora de voltar aos estudos foi os cursos à distância. Estou terminando o Curso Técnico em Informática e pretendo ingressar na faculdade para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estou tendo muitas dificuldades em inglẽs. Você pode me dar algumas dicas de como estudar inglês sozinha. Não tenho dinheiro disponível agora para fazer um curso pago. Pretendo fazer no futuro pois sei que inglês e informática andam juntos e o diploma é importante, Mas agora não tenho condições. Por favor, me oriente nesta área se você puder. Peço permissão para divulgar o endereço do seu blog no blog da Escola onde trabalho. Eu que fiz e estou administrando. Seria muito útil para os professores. O endereço dele é emrotarygynsul.blogspot.com. Um grande abraço, seu sua fã .

    Renata.

    Responder

    1. Oi, Renata,
      Que coisa boa, voltar a estudar! Eu na verdade, não consigo parar… rsss…
      Quanto ao inglês, eu aprendi sozinha, jogando a gramática pela janela e ouvindo, ouvindo, ouvindo. Só coisas que realmente me interessavam.
      E junto disso, ia memorizando o vocabulário que aparecia nesses textos.
      Outra dica: numa conversa, é mais importante entender do que falar. Vc pode usar um inglês mais simples para se comunicar, desde que consiga entender o que está sendo falado do outro lado. Por isso a ênfase deve ficar na audição. 😉
      Quanto a divulgação do blog, fique a vontade! 🙂

      Responder

  17. Ana eu estou adorando suas dicas, tenho 45 anos e estou sem estudar a muito tempo, agora surgiu tempo para voltar a estudar.
    Mas estou meio sem pratica e sem rumo e suas dicas estão sendo muito produtiva.
    Vou continuar por aqui assistindo suas vídeo aulas.
    Abç.

    Responder

  18. Ana, adorei essas dicas!
    Muitas delas também servem para quem tem o costume de estudar sempre também!
    Quais as dicas que você daria para pessoas que tem pouco tempo para se preparar para uma prova?

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Responder

    1. OI, Lívia, para quem tem pouco tempo, é importante conhecer boas técnicas de estudo e usar o “tempo morto”. Transporte, fila de banco, etc…

      Responder

  19. Muito legal Ana, Fantástica aula, obrigado por compartilhar estes conhecimentos com a gente.
    Eu estou nessa corrida atrás de conhecimento e estou apaixonado por essas cobrinhas dos
    mapas mentais que você usa. Já fiz 70 mas estou bem aceso um grande abraço.
    E.T. divulgue o programa que usa pra fazer os mapas.

    Responder

    1. eu uso o iMindMap, Antonio.
      E.T: 😉 acho lindo demais quando alguém da sua idade chega aqui no Mais Aprendizagem com toda essa empolgação! Parabéns! 🙂

      Responder

  20. Boa noite, Ana.
    Eu gostaria de fazer uma pergunta que não quer calar de milhares de concurseiros de todo o brasil. Se você tivesse 12 livros de 400 paginas para estudar para um concurso público, qual seria o método que a Ana iria utilizar? Sendo bem direta, como que a Ana iria estudar, revisar matérias etc…? Lembrando um concurso em área de humanas, onde predomina a leitura de pilhas de livros…. abraço, boa sorte na resposta..r.s

    Responder

  21. Ana, como sempre as suas explicações são maravilhosas. Sou testemunha dessa sequencia de ações, por isso voltei a estudar. Já estou no último ano da faculdade. Só existe um caminho para conquista: Determinação e paciência, e como você falou – as oportunidades estão aí, basta procurar. Um abraço.

    Responder

  22. Oi Ana, o seu material é muito valioso e a forma de expor também. Vale a pena aprender com você. Grata.

    Responder

  23. Olá Ana

    Na busca por “Mudança de Comportamento” para melhorar a qualidade de vida, acabei voltando estudar
    A princípio segui um roteiro bem parecido com as suas 7 dicas
    Posso afirmar que funcionam. Precisa uma certa disciplina.

    Responder

  24. Excelente vídeo-aula, Ana! Obrigada por nos presentear com essas dicas maravilhosas!

    Responder

  25. Gostei muito das sete dicas eu voltei estudar depois de muitos anos . Voltei estudar em escola pública ,onde fiquei conhecendo um ensino muito ruim professores sem motivação nenhuma para ensina ralei muito para concluir o ensino médio agora esto fazendo curso de tecnologia em turismo pelo CEFET onde tenho encontrado muitas dificuldade mais já esto no 5º período ,sei que tenho que dedicar uma parte do meu tempo para estudar , ate mesmo por turismo ser um curso multidisciplinar onde tem que estudar farias disciplinas .

    Responder

  26. Olá Ana,concordo com você.
    Tenho 69 anos e voltei a estudar.Terminei meu curso de Recursos Humanos. Se vc., soubesse quanta coisa aprendi,nestes anos que estive na Faculdade,foi uma coisa fora do comum. Me senti viva,me renovei,parecia que eu tinha a mesma idade daqueles jovens que estavam lá procurando o seu espaço.Com única diferença, como já estava aposentada fazia meus trabalhos e minhas provas com muito mais tranquilidade.Uma coisa que me acrescentou bastante foi o meu autoconhecimento .Aprendi a respeitar mais o meu próximo,e entender que cada um tem a sua visão, e percepções a respeito da vida. Ninguém consegue mudar ninguém,a não ser que ela queira.Então podemos ajudar mais com exemplos e atitudes .É isso.
    Obrigada

    Responder

    1. Que legal, Akiko. Acredito muito nisso, a experiência de aprender é totalmente transformadora. E concordo com vc, autoconhecimento é fundamental para a vida inteira, inclusive na hora de aprender. 🙂

      Responder

  27. Ótima linha de raciocínio.
    Voltar a estudar e aprender melhor para viver melhor.
    Aprimorar o processo cognitivo é importantíssimo.
    O ponto de partida é o motivo para a ação.
    O interesse rompe a inercia.
    A intenção mantem o movimento. “Controle volitivo”
    “Quanto mais eu aprendo mais sorte eu tenho.” WTF

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *