Você conhece a roda da aprendizagem?

Roda da Aprendizagem
Um exemplo fictício de roda da aprendizagem

A roda da vida é uma ferramenta usada em processos de coaching, como forma de autoavaliação inicial das diversas áreas da vida de uma pessoa. Ao parar para analisar cada aspecto da roda, a pessoa ganha uma percepção mais abrangente da sua real situação perante os desafios a serem enfrentados. É possível também perceber melhor que áreas pode estar causando um desequilíbrio muito grande a ponto de prejudicar o desempenho geral da pessoa.

A roda da aprendizagem é uma adaptação da roda da vida para situações de aprendizagem. É muito útil para quem está vivenciando um desafio que envolve a aprendizagem de grandes volumes de informação em pouco tempo. As situações mais típicas são estudar para o vestibular/ENEM, preparar-se para um concurso público ou mesmo candidatar-se a uma pós-graduação. Existem também os casos específicos, com provas da OAB e exames de residência médica.

Se você vivencia ou prevê que vai vivenciar alguma dessas situações, em que precisa aprender muita coisa em pouco tempo, é uma boa ideia parar para analisar as diversas variáveis envolvidas. Talvez seja o caso de tomar alguma medida para corrigir grandes desequilíbrios.

Você pode baixar a planilha para visualizar a sua roda da aprendizagem no formulário abaixo. Você vai recebê-la no seu email e basta preencher cada item com uma nota de 0 a 10, que a roda vai sendo construída automaticamente. Na sequência, o texto vai ajudar a entender e analisar cada aspecto da roda.

Faça o Download da Roda da Aprendizagem

Em que email você quer receber a sua planilha da Roda da Aprendizagem?>

Área da Motivação

Disposição para Estudar

Neste item você deve anotar qual o seu nível de disposição física e mental para os estudos. Baixa disposição física pode estar ligada a fatores como alimentação ruim, sono insuficiente ou problemas de saúde. Problemas psicológicos ou falta de metas claras também podem afetar a sua disposição.

Definição de Metas

A motivação está diretamente ligada ao grau de clareza e comprometimento com metas específicas. Onde estão as suas metas? Vagueando pela sua cabeça ou escritas de forma objetiva em algum lugar seguro?

Autoconfiança

O quanto você realmente acredita que pode alcançar aquilo que almeja? Este é outro fator importantíssimo na hora de manter a motivação a longo prazo.

Tempo

Disponibilidade

Quanto tempo você tem disponível em relação ao desafio de aprendizagem que está enfrentando ou pretende enfrentar? O tempo parece curto ou é suficiente?

Uso “real” do tempo

Ter tempo disponível nem sempre significa que você está fazendo um bom uso dele. O quanto do seu tempo você efetivamente gasta estudando, sem procrastinação?

Organização

Já ouviu aquela pessoa que estuda, estuda, estuda –  o dia todo, todo dia – mas tem resultados ruins? Um dos motivos pode ser a desorganização e a má distribuição do tempo disponível entre os diferentes assuntos e atividades de aprendizagem. Como você está organizando o seu tempo hoje?

Concentração

Foco na tarefa

Você realmente presta atenção e se dedica 100% a cada tarefa de aprendizagem? Ou se pega constantemente “viajando” quando deveria estar estudando?

Objetividade

Ao definir as suas tarefas de aprendizagem, você tem objetivos claros em mente? Sabe o que deve extrair de um texto que se propõe a ler? Qual o grau de acerto que deve atingir em um simulado ou lista de exercícios?

Foco nas metas

Além de saber o que precisa ser extraído de cada atividade de estudo, é importante saber como cada atividade vai levar você em direção as suas metas. Você está ciente disso ou vai fazendo o que aparece pela frente sem pensar muito a respeito?

Conhecimento

Pré-requisitos

Qual o domínio que você tem daqueles conhecimentos que são pré-requisitos para aprender o que você  está estudando agora?

Técnicas de Estudo

Você conhece (e aplica) técnicas de estudo eficientes ou continua estudando do mesmo jeito que estudava na escola?

Autoconhecimento

Você sabe como funciona o seu cérebro? Que formas de estudar funcionam melhor para você? Que horários do dia você aprende melhor?

Faça o download da planilha abaixo para você fazer a sua roda da aprendizagem, analise-a e comente no final da página: que áreas você acha que precisa prestar mais atenção para melhorar seu desempenho nos estudos? O que você pretende fazer?

 

Faça o Download da Roda da Aprendizagem

Em que email você quer receber a sua planilha da Roda da Aprendizagem?>

23 Comentários


  1. Olá,
    Primeiramente quero agradecer por sua gentileza em compartilhar seus conhecimentos somente na vontade de ajudar, obrigado.
    Agora a outra questão é que eu não estou conseguindo fazer o download da Roda da Aprendizagem, dá sempre um erro.
    Por favor, me envia por e-mail.

    Grato;

    Atonilson Júnior

    Responder

    1. Olá, Atonilson, já está funcionando o download da roda da aprendizagem 🙂

      Responder

  2. O mais aprendizagem sempre me dá suporte em todas as áreas, me motivando a cada dia. Eu nem precisei preencher a roda da aprendizagem para saber que me falta organização, foco nas tarefas e objetividade. Comecei hoje a estipular minhas metas de curto, médio e longo prazo e o que mais preciso agora é saber organizar bem meu tempo e as atividades que preciso desenvolver.

    Responder

  3. Como vejo o resultado da Roda da Aprendizagem. Obrigado desde já. O material de vcs tem me ajudado muito.

    Responder

    1. Davi, vc mesmo pode fazer a autoanálise no final, ok!!
      Abraços, Marcelo.

      Responder

    1. Ana, o resultado é vc que faz…é uma espécie de auto-análise.
      Abraços, Marcelo.

      Responder

  4. CONCENTRAÇÃO! Preciso ver mais vídeos de como conseguir me manter concentrada e sem procrastinar! É frustrante olhar o relógio correr sem que o tempo tenha sido usado de maneira eficaz!!! Saber como fazer isto é também meu 2° ponto fraco! Técnicas de estudo também podem ajudar. Anoto tudo e demais, acredito. Gasto um baita tempo, o que não necessariamente me traz resultados para assimilar os conteúdos. Acredito que ouvindo em aula eu absorvo melhor. Ouvir e praticar é algo que mexe comigo.

    Responder

  5. Achei interessante, pode me ajudar a organizar meus métodos de aprendizagem…

    Responder

  6. gostei da roda da aprendizagem pelo gráfico consegui pegar meus pontos fracos
    apesar de não ver a análise continue sempre assim, ajudando os outros nos seu caminho a aprendizagem.

    Responder

  7. Ana,bom dia
    Confesso que ainda nao profundamente sua proposta, mas o pouco que Li acredito que me
    ajudara bastante. Tentarei ser uma celula multiplicadora de sua proposta. Bjs.

    Responder

    1. Obrigado pelo seu interesse em propagar a nossa proposta.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  8. boa noite, os parabéns á equipe de mais aprendizagem. O mais complicado é trabalhar nos pontos de maior problema, e a gente conseguir faze-lo de forma eficiente. Cumprimentos.

    Responder

  9. Muito interessante!
    Eu já conhecia essa mega ferramenta que é a Roda da Vida dos coaches e essa adaptação que você fez ficou muito boa ; ) Tenho aprendido bastante com você aqui! Nem tudo ainda consegui colocar em prática confesso rsrs. Mas o que to conseguindo fazer passo para meus colegas e indico seu site sempre que surge a conversa sobre o aprendizado. Conheci você lá no English Experts há um ano e meio mais ou menos. Através de você conheci outra pessoa que também tem contribuído bastante com meu aprendizado, Jober Chaves.
    Obrigado!

    Responder

    1. Obrigado pela sua ideia de compartilhar o site com outras pessoas.
      Agradecemos a sua iniciativa.
      Abraço, Marcelo.

      Responder

  10. É muito bom mesmo poder de alguma forma ser ajudado no necessito. Obrigado Ana!

    Responder

  11. Obrigado pelas dicas sobre leitura. Que o seus caminhos fiquem cada dia mais iluminados.
    Que o seu sorriso nunca perca o brilho, expressando o que tens no coração. Quanto a Roda de
    Aprendizagem, falarei depois, pois ainda não a li. Abraços. edson

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *